sábado, 23 de maio de 2015

"5º FESTIVAL DE CINEMA TRANSCENDENTAL"

Brasil
Ano 9 - N° 414 - 17 de Maio de 2015
GIOVANA CAMPOS
giovana@ccbeunet.br
Santos, SP
(Brasil)
 
 
Filmes espíritas presentes
no 5º Festival de Cinema Transcendental
 
O 5º Festival de Cinema Transcendental acontece entre os dias 20 e 23 de maio, no Cine Brasília, em Brasília, Distrito Federal.
Coordenado pelo produtor audiovisual Lucas de Pádua, o Festival tem o objetivo de contrapor a temática muitas vezes negativa do cinema tradicional com obras da sétima arte focadas em mensagens de paz e união. Independentemente de religião, todas elas têm espaço dentro da programação. “Realizar o Festival em um espaço público é fundamental para que levemos a mensagem para muitas pessoas, independente da crença de cada um. Queremos atingir a todos, independentemente do credo”, afirma Lucas. Segundo ele, um dos principais motivadores para realização do Festival é justamente viabilizar uma experiência mais positiva no cinema, levando ao público mensagens de reflexão e paz.
Uma extensão deste processo é o trabalho social: os ingressos não são vendidos, são trocados por alimentos, e posteriormente doados a instituições de caridade. “Somando as quatro edições, já foram arrecadadas mais de oito toneladas de alimentos, e para a quinta edição temos a meta de 2,5 toneladas, e para este total queremos colocar uma média de 500 pessoas por filme”, explica o produtor. 
Filmes espiritualistas confirmados 
Os filmes com temática espiritualista já confirmados para a exibição são: Data limite segundo Chico Xavier (documentário, 2014, 63 min.), direção de Rebeca Casagrande, Juliano Pozati e Fabio Medeiros; e Nos passos do Mestre (documentário, 2014), dirigido por de André Marouço.
Além desses, estão confirmados mais três filmes: Frei Galvão, O Arquiteto da Luz (documentário, 2013, 70 min.), roteiro e direção de Malcolm Forest; Happy, The Movie (documentário, 2011, USA, 73 min.), escrito e dirigido por Roko Belice; e O Povo Dourado Somos Todos Nós (documentário, 1h03), dirigido por Cecilia Engels, Daniela Perente e Felipe Kurc.
André Marouço, diretor de Nos passos do Mestre, falou-nos sobre o conteúdo e a proposta do filme por ele dirigido:
Qual a proposta do documentário Nos passos do Mestre?
Elucidar pontos pouco compreendidos da vida e da obra do Cristo. Sabemos que muito do que se fala a respeito desse grande personagem da nossa história foi distorcido. Muitos são os religiosos que transformaram Jesus em um ser
religioso, dogmático, ritualístico.  
Sabemos que as sucessivas traduções dos textos originais, por vezes ou mal feitas ou tendenciosamente realizadas, aliadas aos sucessivos concílios capitaneados pela Igreja Católica
Apostólica Romana a partir do século IV, alteraram profundamente a essência cristã. A nossa intenção é mostrar o que o Cristo, em nossa opinião, realmente é e o que ele veio nos trazer com seus ensinamentos. Nos Passos do Mestre mostra-o como o maior Filósofo e Cientista de todos os tempos, um Ser que veio nos apresentar a única religião verdadeiramente divina: "O Amor". 
Como foi delineado o roteiro desse documentário? Quais aspectos do Mestre foram englobados no filme? 
O roteiro foi escrito em três etapas: a primeira durante a viagem feita em 2009 para Israel. Nessa ocasião os doutores Severino Celestino e Adão Nonato visitaram os locais mais significativos da história cristã e nossa equipe os acompanhou registrando suas impressões sobre aqueles locais e o que, na opinião deles, de fato teria acontecido em cada um deles. A segunda etapa foi em 2013, quando estive na Turquia, Itália, Israel e Palestina visitando esses locais, colhendo imagens e as minhas impressões. E finalmente o roteiro final produzido no Brasil a partir da junção dos nossos estudos do Pentateuco Kardequiano e das orientações dos dois depoentes, especialmente do Dr. Severino Celestino, por se tratar de um pesquisador da Bíblia, da Torá e que tem desenvoltura com idiomas em que esses textos foram escritos originalmente. Já o Dr. Adão Nonato prestou seus esclarecimentos trazendo-nos seus estudos sobre O Evangelho segundo o Espiritismo e a Psicologia. 
O filme foi rodado em lugares bem significativos da cultura cristã. Por que e qual a finalidade? 
Muitos documentários foram realizados a respeito da vida e obra de Jesus, e boa parte deles foi filmada nesses territórios, ditos por muitos como "territórios sagrados". No nosso entendimento, sagrado é todo o Universo, pois emanou da energia mais sacra, a energia do que chamamos de Pai. Assim, aqueles que assistirem ao nosso documentário poderão se deslocar aos territórios mais significativos para os grandes eventos bíblicos, mas dessa vez a mensagem terá todo o diferencial. Por exemplo, quando nós mostramos a chamada "Via Dolorosa" no filme não estaremos nos atendo ao "sofrimento" que o Cristo experimentava naquele momento e sim à mensagem que ele estava deixando para cada um de nós, nesse trecho de sua obra. 
Quem auxiliou na pesquisa documental dos fatos que aparecem no filme? 
Severino Celestino nos auxiliou na melhor compreensão dos eventos bíblicos. Ele estudou o hebraico, tem conhecimentos do grego, do latim e, assim, pôde nos orientar. Já Adão Nonato, pelo seu profundo conhecimento de O Evangelho segundo o Espiritismo e da Psicologia, auxiliou-nos para que houvesse uma convergência entre a obra de Jesus e a Doutrina dos Espíritos. Além disso, valemo-nos especialmente do Pentateuco de Allan Kardec. 
Em 2014 foi realizado um seminário com o mesmo título, no qual participaram Severino Celestino, Adão Nonato e a Dra. Marlene Nobre. Como este seminário está relacionado ao filme? 
O seminário foi realizado em 2014 e teve a intenção de apresentar uma pequena amostra, em formato de palestra, daquilo que iria ser exibido em formato de documentário quando o filme estivesse pronto. Além disso, através dos lucros desse evento, nós angariamos mais recursos para a produção do filme. 
Como a Mundo Maior Filmes produziu um trabalho desta envergadura no cenário brasileiro? É um trabalho pioneiro? 
Especialmente graças à ajuda dos doutores Severino Celestino e Adão Nonato, da RW Turismo, que esteve o tempo inteiro em parceria conosco e da confiança e apoio que a Fundação Espírita André Luiz deu ao projeto como um todo. Além disso, foi de suma importância o apoio de mais de 900 pessoas que patrocinaram os recursos financeiros que nos possibilitaram tal empreitada. Esse apoio se deu através da plataforma de financiamento colaborativo; por intermédio do site www.catarse.me/nospassosdomestre nós conseguimos arrecadar perto de R$ 120 mil. 
Quantas pessoas estão envolvidas na realização deste projeto? 
Centenas de pessoas, se levarmos em consideração as duas viagens feitas, as dramatizações realizadas, uma vez que ao longo do filme serão apresentados em formato dramatúrgico cerca de 10 minutos da vida e obra de Jesus; atores, figurino, cenário... Os mais próximos possíveis da realidade. Além disso, cinema é uma arte e como tal requer um preciosismo e profissionalismo que só se alcança através de pessoas capacitadas e bem intencionadas.  
O documentário será exibido no cinema? Qual a previsão de lançamento? 
Nós estamos trabalhando para que ele estreie em circuito de cinema, mesmo que com poucas salas. De qualquer maneira não é tão simples, pois o público tem verdadeira paixão pelos blockbusters estadunidenses, e, quanto às salas que restam ao cinema nacional, a imensa maioria delas está entregue às comédias sexistas que têm sido distribuídas. Assim sobram poucas salas para exibição de filmes como esse. De qualquer forma ainda estamos trabalhando com essa possibilidade e, se ela não ocorrer, então buscaremos a exibição em canais de TV, DVDs, BluRay's e plataformas de vídeo on-demand, como o Netflix. 
Fonte: Retirado em inteiro teor de o Consolador Revista Semanal de Divulgação Espírita.
 
Serviço: 
5º Festival de Cinema Transcendental - Brasília (DF) - De 20 a 23 de Maio de 2015.
Local: Cine Brasília EQS 106/107 (Asa Sul)
Ingresso: 2kg de alimento não perecível
Informações ao público: (61) 8288-2725 (Claiton de Freitas)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário