O viajor e a Fé
Cármen Cinira
– “Donde vens, viajor
triste e cansado?”
– “Venho da terra
estéril da ilusão.”
– “Que trazes?”
– “A miséria do pecado,
De alma ferida e morto o
coração.
Ah! quem me dera a
bênção da esperança,
Quem me dera consolo à
desventura!”
Mas a fé generosa,
humilde e mansa,
Deu-lhe o braço e
falou-lhe com doçura:
– “Vem ao Mestre que
ampara os pobrezinhos,
Que esclarece e conforta
os sofredores!...
Pois com o mundo uma
flor tem mil espinhos,
Mas com Jesus um espinho
tem mil flores!”
Cármen Cinira nasceu no Rio de
Janeiro em 1902 e faleceu em 30 de agosto de 1933. Sua espontaneidade poética
era tão grande que ela própria acreditava serem seus versos de origem
mediúnica. O poema acima integra o Parnaso
de Além-Túmulo, obra psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier.
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quinta-feira, 15 de outubro de 2015
Nem sempre as dificuldades que deparamos constituem expiação
Um leitor pergunta-nos: - Se
as dificuldades por que passamos podem ser em razão de dívidas passadas, é
correto fazer esforços com vistas a minorar tais dificuldades?
Toda vez que examinamos o
tema provas e expiações vêm-nos à lembrança dois ensinamentos que colhemos na
obra de Allan Kardec:
1º. Nem sempre a prova constitui uma expiação, mas
toda expiação serve como prova.
2º. Diante
dos sofrimentos e das vicissitudes que acometem uma pessoa, nem sempre é
possível saber se se trata de prova ou de expiação.
Tendo em mente as
informações acima, não existe dúvida nenhuma na resposta a ser dada à pergunta
formulada pelo leitor: - Sim, é correto querer e buscar meios com que nossas
dificuldades sejam amenizadas e vencidas. É trabalhando com esse objetivo que
progredimos e superamos as vicissitudes que encontramos ao longo do caminho.
Em mensagens constantes dos
itens 26 e 27 do cap. V d´O Evangelho
segundo o Espiritismo, dois benfeitores espirituais reportaram-se ao
assunto.
A primeira mensagem
inicia-se assim:
“Perguntais
se é licito ao homem abrandar suas próprias provas. Essa questão equivale a
esta outra: É lícito, àquele que se afoga, cuidar de salvar-se? Aquele em quem
um espinho entrou, retirá-lo? Ao que está doente, chamar o médico?”
Respondendo às próprias
indagações, escreveu o amigo espiritual:
“As
provas têm por fim exercitar a inteligência, tanto quanto a paciência e a
resignação. Pode dar-se que um homem nasça em posição penosa e difícil,
precisamente para se ver obrigado a procurar meios de vencer as dificuldades. O
mérito consiste em sofrer, sem murmurar, as consequências dos males que lhe não
seja possível evitar, em perseverar na luta, em não se desesperar, se não é
bem-sucedido; nunca, porém, numa negligência que seria mais preguiça do que
virtude.” (O Evangelho segundo o
Espiritismo, cap. V, item 26.)
A segunda mensagem trata das
provas enfrentadas pelo próximo e dela extraímos um ensinamento que corrobora o
que acima acabamos de ler:
“Pensam
alguns que, estando-se na Terra para expiar, cumpre que as provas sigam seu
curso. Outros há, mesmo, que vão até ao ponto de julgar que, não só nada devem
fazer para as atenuar, mas que, ao contrário, devem contribuir para que elas
sejam mais proveitosas, tornando-as mais vivas. Grande erro. É certo que as
vossas provas têm de seguir o curso que lhes traçou Deus; dar-se-á, porém,
conheçais esse curso? Sabeis até onde têm elas de ir e se o vosso Pai
misericordioso não terá dito ao sofrimento de tal ou tal dos vossos irmãos:
‘Não irás mais longe?’ Sabeis se a Providência não vos escolheu, não como
instrumento de suplício para agravar os sofrimentos do culpado, mas como o
bálsamo da consolação para fazer cicatrizar as chagas que a sua justiça abrira?
Não digais, pois, quando virdes atingido um dos vossos irmãos: ‘É a justiça de
Deus, importa que siga o seu curso’. Dizei antes: ‘Vejamos que meios o Pai
misericordioso me pôs ao alcance para suavizar o sofrimento do meu irmão. Vejamos
se as minhas consolações morais, o meu amparo material ou meus conselhos
poderão ajudá-lo a vencer essa prova com mais energia, paciência e resignação.
Vejamos mesmo se Deus não me pôs nas mãos os meios de fazer que cesse esse
sofrimento; se não me deu a mim, também como prova, como expiação talvez, deter
o mal e substituí-lo pela paz’.
Ajudai-vos,
pois, sempre, mutuamente, nas vossas respectivas provações e nunca vos
considereis instrumentos de tortura. Contra essa ideia deve revoltar-se todo
homem de coração, principalmente todo espírita, porquanto este, melhor do que
qualquer outro, deve compreender a extensão infinita da bondade de Deus. Deve o
espírita estar compenetrado de que a sua vida toda tem de ser um ato de amor e
de devotamento; que, faça ele o que fizer para se opor às decisões do Senhor,
estas se cumprirão. Pode, portanto, sem receio, empregar todos os esforços por
atenuar o amargor da expiação, certo, porém, de que só a Deus cabe detê-la ou
prolongá-la, conforme julgar conveniente.” (Obra
citada, cap. V, item 27.)
Esperamos que, em face de
explicações tão claras, não reste nenhuma dúvida com relação ao assunto ora
tratado.
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