terça-feira, 31 de outubro de 2017

O FRUTO AMARGO DO NOSSO POMAR!

Traduzindo,  a violência é o fruto amargo do nosso pomar!  Todos  nós  temos a nossa parcela de contribuição nessa desgraça,  ainda que seja involuntária.  E, para entendermos  é preciso  que façamos a ligação entre o passado, o presente e o futuro.  Em época passada,  setembro de 1993 em Rosário foi realizado um Seminário  Regional sobre  os Direitos da Criança e do Adolescente. O evento  aconteceu no salão de dança, do Hotel Roda Viva e a palestrante  era Elizabeth Farias de Sousa  Assistente Social e  ex-funcionária  do  CBIA-  Centro para à Infância e Adolescência, já extinto  pelo governo de FHC Fernando Henrique Cardoso.

Nesse encontro  se fizeram  presentes:  Axixá,  Bacabeira,  Icatu e Presidente Juscelino.  A promotora de Justiça da Comarca de Rosário passou o dia inteirinho com nosco e quando de sua fala, ela se comprometeu com a causa. Nessa oportunidade  representava  a prefeitura de Rosário o  engenheiro agrônomo  Antônio Costa Ferreira  (Miruca) estava titular da SEMAS – Secretária Municipal de Assistência Social.  Durante  o evento  percebeu-se  de que havia  uma euforia  para estudarem  o Estatuto da Criança e do Adolescente.  Não  passou disso:

Eu representava a sociedade civil e estava firme estudando e  mobilizando  entidades.  Fundamos o Fórum  de   Entidades Civis de Defesa dos  Direitos da Criança e do Adolescente. Os debatedores  era um público formado por 17 pessoas.  Nesse ínterim,  eu fui convidado  por Maria de Lourdes Silva presidente da Associação de Moradores do Paraíso para realizar palestra sobre o assunto.  Quando eu iniciei  todos conversavam e quando eu terminei a fala que durou 15 minutos e perguntei se haviam entendido, todos ficaram calados.

Na minha exposição  eu alertei para a carrocinha de menores abandonados.  Expliquei  com clareza  e disse: se hoje nós não nos organizarmos iremos nos deparar  com momentos  tristes  em  que filhos de pobres  irão matar filhos de pobres.  Tempo passou, a Senhora Claudina  que havia participado  da palestra  me disse que  as pessoas não entenderam e nem gostaram  do que eu falei. Filho de  pobre matar filho de pobre!

Quando  iniciou a matança em Rosário Claudina me  disse  Seu Reinaldo  eu  lembro  de suas palavras! Filho de pobre  é quem mata  os filhos dos pobres!.  Se você entender  do que trata a legislação do ECA  vai chegar a conclusão de que é  necessário  a Educação. Por tais razões  eu elaborei  uma proposta científica: Educação Familiar! Porque não foi implantada essa proposta? Por causa  da ignorância e da preguiça!  ( Todos somos ignorantes e preguiçosos)
Com tudo que está acontecendo, já pensou  nos malis da mesada dada pela prefeitura?  Já pensou no malefício  do melhor pedir do que roubar?  Por favor, não  dê exemplos  que indignifique as crianças e os adolescentes. O seu mau exemplo  é o estímulo  a violências de toda ordem!

REINALDO CANTANHÊDE LIMA – Aposentado, Sindicalista,  Autodidata, Educador Alternativo, Agente Social Voluntário e Mobilizador Social.  Blog www.reinaldocantanhêde.blospot.com – E-mail : reinaldo.lima01@oi.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário