terça-feira, 9 de janeiro de 2018

VIVER VAI ALÉM DE UMA DEFINIÇÃO REP. DE O BLOG ESPIRITISMO SÉCULOXXI

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Contos e crônicas






Viver vai além de uma definição

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Não existem palavras que definam o que é viver, pois isso tudo vai além de uma definição. Viver é sentir emoções variadas no tempo de um breve dia, é querer ser rei para ordenar, é sentir-se humilde perante outra ordem, é estar disposto a subir montanhas, após uns minutos desejar apenas um leito para descansar. Viver é muito grandioso para ser definido.
Além de tudo o que faz parte da vida, há o universo individual com uma intensidade própria, por isso a grande máxima: sem comparações. Se cada ser é único num universo infinito, a complexidade agiganta-se e tanto se confirma que viver está além da nossa compreensão.
O fato de conhecer um pouquinho mais sobre a vida aclara o caminho e mais se confirma que “só sei que nada sei”, pois se alguém comum disser que já conhece o bastante, certamente, não acreditarei em mais nenhuma palavra desse alguém. Parece até conversa sem direção, porém, é assim que ficamos diante da imponência e completude da vida. Somos ainda muito infantis para a assimilação do grande conteúdo que é viver. No entanto, somos pequeninos seres rumo à luz.
É necessário consciência de que temos uma longa estrada adiante e um único destino; o que acontecer durante o percurso pode atrasar ou não a chegada. E compreenderemos bem devagarzinho a nobreza da vida e agradeceremos a cada amanhecer o indiscutível presente.
Viver é sorrir com olhos emocionados; é sentir o friozinho na barriga quando algo tão esperado passa a acontecer; é respirar; é sonhar; é viajar; é trabalhar; é alimentar-se; é abraçar quem se ama ou abraçar para acalmar; viver é sentir o ventinho no rosto; é pingar sorvete na blusa e achar graça; é ver o horizonte sem nada pensar, pois nem tudo precisa ter sempre sentido; é incompreender tamanha perfeição no desenho da asa da borboleta; viver é surpreender-se com a sublimidade de cada pequenina célula do corpo; é não mais encontrar o que existiu num tempo e espaço; é conhecer, em todo momento, algo novo; é conhecer-se diariamente. Viver é algo muito maior do que se pode imaginar.
Quando ouço alguém dizer que está cansado da vida, penso que cada um deva saber o que sente; porém, meu primeiro sentimento a respeito disso é que, na maior parte das vezes, desconhecemos quase tudo e o pouquinho que conquistamos é tão superficial e frágil que é como se construíssemos muros acinzentados a meio palmo de nossos narizes.
A vida é imensidão, é liberdade, é horizonte, é eternidade, é completude, é tudo o que ainda vamos compreender. É tudo o que cada ser pode sentir, é respeitar o sentimento de cada um, logo nenhum coração será parecido com outro, mas cada um trará sua experiência, alguma alegria, tristeza, dor, conquista. Viver será a ação mais completa para o desenvolvimento do espírito.
Quando estivermos em uma posição mais iluminada, começaremos bem singelamente a assimilar a infinita e mais linda luz da vida, por enquanto buscarmos o caminho do bem já é proeza para o eterno currículo do espírito, pois este distingue o mal do bem e já, pelo menos, ouviu dizer sobre a lei natural, ação e reação.
E seguiremos o caminho com calma e a decisiva escolha pela estrada da luz já que numa estrada iluminada poderemos ver a beleza e o colorido mesmo ainda sem sabermos os nomes de todas as flores.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura:http://contoecronica.wordpress.com/



Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link:http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário