quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

LIVRO DOS ESPÍRITOS - PARTILHADO DE O BLOG ESPIRITISMO SÉCULO XXI


O Livro dos Espíritos

Allan Kardec

Estamos fazendo neste espaço o estudo – sob a forma dialogada – dos oito principais livros do Codificador do Espiritismo. Serão ao todo 1.120 questões objetivas distribuídas em 140 partes, cada qual com oito perguntas e respostas.
Os textos são publicados neste blog sempre às quintas-feiras.
Continuamos hoje o estudo da principal obra espírita – O Livro dos Espíritos –, cuja publicação inicial ocorreu em 18 de abril de 1857.

Parte 3

17. Quando a Terra começou a ser povoada e de onde vieram os seres vivos para habitá-la? 
No começo tudo no globo era caos; os elementos estavam em confusão, mas pouco a pouco cada coisa tomou o seu lugar. Foi então que apareceram os seres vivos apropriados ao estado do planeta, que lhes continha os germens. Estes aguardaram o momento favorável para se desenvolverem. Até que isso ocorresse, permaneceram em estado latente de inércia, como a crisálida e as sementes das plantas. (O Livro dos Espíritos, questões 43, 44 e 45.)
18. É verdade que Adão foi o primeiro homem a habitar a Terra?
Não. Aquele a quem chamamos Adão não foi o primeiro nem o único a povoar a Terra. Tendo vivido neste globo cerca de 4.000 anos antes do Cristo, o homem, cuja tradição se conservou sob o nome de Adão, foi um dos que sobreviveram, em certa região, a alguns dos grandes cataclismos que revolveram em diversas épocas a superfície do globo, e se constituiu tronco de um dos povos que atualmente o povoam. Em verdade, o homem surgiu em muitos pontos do globo e em épocas diversas, o que também constitui uma das causas da diversidade das etnias. Depois, dispersando-se os homens por climas diversos e aliando-se os de uma aos de outras etnias, novos tipos se formaram. (Obra citada, questões 47, 48, 50, 51, 52, 53 e 53-A.)
19. São habitados todos os globos que se movem no espaço infinito? 
Sim. O homem terreno está longe de ser, como muitos supõem, o primeiro em inteligência, em bondade e em perfeição. Deus povoou de seres vivos todos os mundos, concorrendo todos eles para o objetivo final da Providência. Acreditar que só existam habitantes na Terra seria duvidar da sabedoria de Deus, que não fez coisa alguma inútil. (Obra citada, questões 55, 56 e 57.)
20. Se a matéria que forma os corpos orgânicos e inorgânicos é sempre a mesma, por que os corpos orgânicos têm vida e os inorgânicos não? 
A causa da existência de vida nos corpos orgânicos advém da união da matéria que os forma com o princípio vital. A vida é um efeito devido à ação de um agente sobre a matéria. Esse agente, sem a matéria, não é a vida, do mesmo modo que a matéria não pode viver sem esse agente. Ele dá a vida a todos os seres que o absorvem e assimilam. (Obra citada, questões 62, 63, 65, 66, 67 e 70.)
21. Qual é a causa da morte nos seres orgânicos? 
O esgotamento dos órgãos. A morte pode-se comparar à cessação do movimento de uma máquina desorganizada, porque, se a máquina está mal montada, cessa o movimento; se o corpo está enfermo, a vida se extingue. (Obra citada, questão 68.)
22. Como podemos definir os Espíritos? 
Os Espíritos são os seres inteligentes da criação que povoam o Universo, fora do mundo material. (Obra citada, questões 76 a 79.)
23. Os Espíritos possuem uma forma determinada? 
Para nós, os encarnados, não; para eles, os desencarnados, sim. O Espírito é, para nós, como uma chama, um clarão, ou uma centelha etérea, cuja coloração vai do colorido escuro e opaco a uma cor brilhante, qual a do rubi, conforme o Espírito seja mais ou menos puro. (Obra citada, questões 88 a 91.)
24. Qual é o mais importante na ordem das coisas: o mundo dos Espíritos ou o mundo corpóreo? 
O mundo espírita, que preexiste e sobrevive a tudo, é o principal. A rigor, o mundo corporal poderia até deixar de existir, ou nunca ter existido, sem com isso alterar a essência do mundo espírita. Mas, embora independentes, é constante a correlação entre ambos, porquanto um sobre o outro incessantemente reagem. (Obra citada, questões 85 e 86.)


Observação:
Para acessar a 2ª parte deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2020/01/o-livro-dos-espiritos-allan-kardec.html




Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste linkhttps://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário