quarta-feira, 21 de setembro de 2011

“OS FILHOS NÃO SÃO PROPRIEDADES DOS PAIS”


Por Reinaldo Cantanhêde Lima

Dia desses proferi  leitura em escritos publicados no Portal da Família, em 10 de setembro deste ano de 2011. Referia-se sobre a iniciativa de o Estado do Rio Grande do Sul, intervir na criação de seus habitantes infantis por meio de legislação, dispondo sobre os limites dos castigos, das palmadas e dos  beliscões por parte de seus genitores.

Nessa mesma direção, autoridades judiciárias chegaram a afirmar que “os filhos não são propriedades  dos pais. Eles são  cidadãos e por isso pertencem ao Estado, dessa forma é perfeitamente cabível a interferência deles na educação da criança”.

Em matéria intitulada, O Direito Intransferível dos Pais na Educação João Malheiros, fundamentou sua discordância, as iniciativas do Estado e das autoridades judiciais do Rio grande do Sul,  utilizando-se do artigo 26 da Declaração Universal dos direitos Humanos, em seu § 3º - Os pais têm prioridade de direito na escolha do gênero de instrução que será ministrada a seus  filhos.

Somando com  o  resultado de uma Pesquisa.  Realizada pelo Instituto Data Folha de São Paulo, em que 54% dos 10.905 entrevistados, afirmaram ser totalmente contra o Projeto de lei em tramitação e, 10% não souberam o que responder. Entretanto 36% dos pais entrevistados, responderam ser favorável ao mencionado  projeto de lei do qual não foi mencionado o número.

Em meu Blog,  publiquei os escritos de João Malheiro, doutor em Educação pela URFRJ e diretor do Centro Cultural e Universitário de Botafogo www.ccub.com.br. Mesmo discordando do seu ponto de vista em inteiro teor!

Quanto ao percentual de entrevistados de 54%, ser contra a intervenção do Estado  na Educação das crianças, chamo à atenção para um detalhe. O Instituto Data folha,  realizou a referida pesquisa e publicou  o percentual de acordo com as opiniões. Entretanto, não foi identificado o perfil/conduta  dos entrevistados..

Importante  lembrarmos da existência de pais que violentam sexualmente seus filhos. Pais e mães que  as utilizam seus filhos para serem vendedores de drogas. Mães que entregam suas filhas menores para  o usufruto da prostituição. Pais que são receptores de produtos roubados. Pais  alcoólatras e que, espancam seus familiares! Pais e  autoridades que utilizam-se de pessoas que vivem em condições de risco pessoais e sócias para seus usufrutos!

Estranho! Esse percentual de  54% de desaprovação de intervenção do Estado na educação das crianças, diante a um caos social em que estamos mergulhados. E, que os fatos são claros e evidentes a consequências de equívocos de educações familiares. Família que no passado chamou-se de célula máter e hoje,  encontra - se  em estado de  degradação,  figurando apenas como uma célula márti. Para dar mais consistência aos  meus argumentos, vou transcrever escritos de responsabilidade  de organização católica.

SOS – Família
A instituição familiar na História da Civilização

Deus conduziu Abraão - Patriarca suscitado pelo Criador para ser o fundador do povo eleito - para fora de sua tenda, e disse-lhe: "Olha para o céu, e conta, se podes, as estrelas. Assim será a tua descendência"
Sendo a instituição  familiar um dos principais alvos dos promotores da corrupção dos costumes em nossos dias (basta recordar a matéria de capa da última edição de Catolicismo, sobre o papel da televisão na desagregação da família), há grande necessidade de alicerçar essa instituição em conceitos sólidos, para que ela possa defender-se com mais facilidade contra o mar de lama moral que ameaça submergi-la.
Para esse efeito, publicamos a seguir trechos seletos do esplêndido livro O Espírito Familiar no Lar, na Cidade e no Estado, de Mons. Henri Delassus (ver quadro abaixo), no qual  este conceituado escritor e polemista católico demonstra a importância da família na origem histórica da Civilização, como fonte de vida das sociedades, segundo os planos do Criador.

Portanto, prezados leitores, sendo a família  nuclear uma instituição defendida pela Igreja Católica e  pelo Estado, entendo ser de justiça social  e moral  a intervenção  do Estado  ao  resgate da família para ser uma instituição  modeladora  de valores éticos e morais. Valores estes que a nossa sociedade vem perdendo ao longo dos anos!


Reinaldo Cantanhêde Lima, funcionário público estadual, Sindicalista, Autodidata, Educador Alternativo e Mobilizador Social – Blog www.reinaldocantanhede.blogspot.com Email: reinaldo.lima01@oi.com.br – Telefone: (098) 3345 1298 /3345 2120 9161 9826
Apoio – SINTSEP/MA – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário