segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

AÇÃO NACIONAL CONTRA EXPLORAÇÃO DAS PESSOAS

Peço atenção a esta matéria
Se achar conveniente, repasse em frente

Dizem alguns insensatos que o brasileiro é um povo pacífico; mentira, brasileiro é um povo besta que adora ser enganado e passado para trás por espertalhões de dentro do nosso próprio país.
Os que são acomodados com os roubos que lhes fazem, por favor, deletem este email, mande-o para o lixo; mas os que não querem admitir mais esta safadeza e esta pouca vergonha que é praticada em nosso país, que prestem atenção nestas informações e, caso as considere pertinentes, passe em frente:

Exploração de operadoras de telefonia celular

Preste tem atenção nisto aqui e raciocine comigo:
Considere que a operadora “LIGUE”, tenha 50.000.000 (cinqüenta milhões) de usuários em todo Brasil. É mais ou menos isto que tem as operadoras que você conhece muito bem.
A operadora LIGUE resolve cobrar R$ 5,00 (cinco reais), todos os meses, nas contas dos usuários de celular. Seja através de ligações chutadas, que o usuário nunca fez, seja por um uso de internet que também ele não contratou e não fez, e também pela subtração dos créditos daqueles que usa pré-pago.
Isto gera uma receita de R$ 250.000.000,00 (duzentos e cinqüenta milhões de reais), absolutamente limpa, que entra de graça para a operadora.
É uma safadeza e uma sem vergonhice que quase ninguém percebe. Mas se você reclamar, em princípio, vão tentar lhe convencer de que a cobrança é devida, mas se insistir mesmo, vão simplesmente dizer que foi um engano.
Agora veja o que acontece:
90% (noventa por cento) dos consumidores brasileiros não conferem conta nenhuma, principalmente quando o valor a pagar em determinado mês não traz diferença muito grande. Cinco reais a mais ou a menos numa conta, seja ela qual for, não gera preocupação e muito menos disposição para reclamar.
Por conta disto, já temos 45.000.000 de consumidores lesados, que é 90% dos 50 milhões, gerando o faturamento limpo de R$ 225.000.000,00.
Restariam, então, outros 5.000.000 de usuários que, talvez, prestariam atenção nos 5 reais que foram cobrados a mais.  
Posso garantir que desses 5.000.000 que percebem a cobrança a mais, pelo menos 4.500.000 não toma providência nenhuma, por diversas razões:
1) Ah, é só cinco reais? deixa pra lá.

2) Não vale a pena ligar para as centrais de atendimento dessas companhias e passar por aquele entediante sistema de atendimento eletrônico: “Para comprar novos serviços, digite 1; para falar sobre problema técnico, digite 2; para falar sobre a sua internet, digite 3... até digite 9”. É preciso a pessoa ter muita paciência, até chegar a um operador, ou operadora, que vai pedir o número do seu CPF e só vai faltar pedir resultado do seu último exame de fezes. Enrolará um tempão, dirá que o sistema está lento, virá aquela mensagenzinha ridícula: “Não desligue, a sua ligação para nós é muito importante”. Depois que você esperar por dez minutos: “desculpe a demora, meu senhor, mas vou estar transferindo a sua ligação”... aí você espera mais 10 minutos, o outro atendente pede desculpas novamente pela demora, diz que o sistema está lento e depois transfere novamente para outro atendente. Nestas alturas você já está a mais de meia hora na ligação. Tudo isto por causa de 5 reais.

3) A ligação cai! Ao ligar de novo, você vai ter que contar tudo novamente para outro atendente, que não sabe nada sobre o seu caso, porque eles não registraram nada no computador. Mas não registram de propósito.
Por tudo isto as pessoas terminam por desistir e nem tomam iniciativa de reclamar porque sabem muito bem a “via crucis” que vão enfrentar. Só por causa de 5 reais.
Pouquíssimas são as que deixam o seu trabalho, no horário comercial, para irem enfrentar fila no PROCON a fim de registrar queixa. Não compensa.
Mas, ainda que alguns registrem queixa, não se tem notícias de alguma penalidade aplicada pelo PROCON em alguma operadora de telefonia que alguém possa dizer que foi algo que realmente abalou as suas estruturas financeiras. Quem extorque mais de 200 milhões de reais, a custa de safadeza todos os meses, por mais que se aplique uma multazinha de vez em quando, não causa problema nenhum.
Não temos idéia do número exato de quantos brasileiros que são “chatos”, levam a reclamação até o final e exigem devolução do valor cobrado indevidamente. Os atendentes fazem de tudo para convencer que a cobrança é devida e somente depois de muita insistência do usuário, por orientação da empresa, aceitam devolver o dinheiro na próxima conta. No máximo pedem desculpas para encerrar o fato e tudo acaba ali.

Mas não é só 5 reais!!!!!!!

Os cinco reais que eu exemplifiquei denunciam apenas UM dos golpes aplicados, dentro dessa estratégia descarada, apostando na cultura de um povo besta e idiota que não reclama, por conta do valor baixo. Afinal, são só 5 reais.
Você viu o quanto esses simples 5 reais geram de faturamento para eles, pela quantidade de milhões de usuários.

Isto não é coisa de hoje

Durante muitos anos alguns bancos aplicavam esta malandragem no Brasil, com retirada de centavos de contas de todos os seus clientes, porque sabiam que ninguém perde tempo em reclamar por causa de centavos e caso alguém reclamasse, bastaria o gerente ou um funcionário pedir desculpas pelo erro, botaria a culpa no computador e estornavam o pequeno valor à conta.
As operadoras de cartões de crédito também fazem isto, repetidamente. Muitas pessoas, que também não conferem os extratos e saem pagando, sob o argumento do “Eu sou honesto, gosto de pagar as minhas contas em dia”, terminam outorgando atestado de besta para si mesmo, achando que estão sendo honestas.
Inúmeras vezes no extrato vêm compras que você nunca fez, despesas administrativas que você nem sabe o que é, taxas que você não idéia do que seja, etc...
Isto gera faturamento de milhões de reais, todos os meses, e não duvide se alcançar a casa dos bilhões.
É óbvio que parte desse dinheiro é distribuído e vocês sabem muito bem pra quem.
E o Lula ainda vem com a maior cara de pau do mundo, dizer que não existe mensalão no Brasil. É muito cinismo, é muito descaramento.
Em nosso país roubam-se muito mais do que você pode imaginar.

A minha experiência recente

Vou contar para você.
Por necessidade de contatar com pessoas de todo o Brasil, eu tenho as quatro operadoras, mas só faço ligações pelo chip certo, conforme a operadora da pessoa para a qual eu preciso ligar.
Um dos planos que tenho é da OI, que foi contratado por aproximadamente 60 reais por mês.
Veja este gráfico aí ao lado esquerdo, que é uma amostra que vem em todas as contas de operadoras, para você acompanhar os seus gastos nos últimos 6 meses.
Observe que em junho de 2013 cobraram os R$ 60,00, porque este é o meu plano, já que do OI eu só ligo para outro OI.
Foram aumentando até que em agosto veio uma cobrança sem vergonha de R$ 112,00 que já é um descaramento. Inventaram internet que eu nunca contratei deles e ligações que eu não fiz e mandaram na base do “se colar, colou”.
Não tive conversa: Fiz a reclamação pelo 1057 (o número deles), para ter um número de protocolo e imediatamente mandei correspondência pelo correio com AVISO DE RECEBIMENTO, protestando contra o abuso, exigindo que não cobrassem mais internet que eu não contratei. Não tem como eles dizerem que não recebeu.
Mandaram outra conta com valor menor e eu paguei.
Em dezembro, de novo, fizeram a mesma safadeza, desta vez cobrando-me R$ 189,99. Vejam bem: três vezes o valor que eu havia contratado.
Liguei para lá, disposto a enfrentar a “via crucis”, passei por mais 8 (oito) atendentes, todos querendo me convencer que a cobrança era devida, que era aquilo mesmo e que eu tinha que pagar, até que uma tal Supervisora me disse que reconhecia o erro e que seria enviada uma nova conta para mim, que eu desconsiderasse aquela, que a Oi pedia desculpas pelo erro e que eu poderia ficar tranqüilo.
Agora veja o quanto são cínicos:
Pelo celular, diariamente, eles continuavam a mandar mensagens de textos cobrando o valor da extorsão de 189 reais. De vez em quando o outro telefone de casa toca, tendo como origem o DDD 31 (Belo Horizonte), em cobrança eletrônica automática da OI, numa verdadeira pressão. Eles pressionam mesmo, fazem uma tortura para matar a pessoa no cansaço e a maioria, não agüentando mais, termina pagando.
Cortaram o telefone no dia 24 de dezembro.
Liguei de novo, enfrentei novamente a “via crucis”, falei que a conta não veio, reclamei pelo corte, pediram desculpas, botaram a culpa nos correios, religaram o telefone e disseram que mandariam a tal conta.
Não mandaram a conta e cortaram novamente o telefone no dia 8 de janeiro.
Não paguei e não vou pagar!
Entrei com ação no Juizado Especial do Cível, o famoso Juizado das Pequenas Causas, sem advogado, exigindo indenização de 20 salários mínimos, posto que o meu telefone é usado por razões profissionais. Se fosse com advogado, poderia pleitear 40 salários mínimos, mas há uma tendência dos advogados quererem forçar os tais acordos, que é tudo o que essas sem vergonha dessas operadoras querem. Termina você ficando com muito menos, quando o juiz aceita, porque além de tudo você tem que pagar os honorários.

Agora veja como funciona a “justiça”

Alguns juízes, mesmo sabendo que todas as operadoras fazem isto, mesmo sabendo que reclamações como estas acontecem às centenas, todos os dias, na sua cara, com os mesmos delitos, a mesma safadeza e a mesma sem vergonhice, nem perdem tempo em marcar muitas audiências de instruções, porque não tem mais nada o que discutir. Vários deles, conscientes, estão dando a sentença logo, porque sabem que o único argumento que os safados advogados contratados por essas empresas vão usar é que “o reclamante está querendo ficar rico à custa da Justiça”. Condenam logo à indenização dos 20 salários mínimos.
Aí, o que as operadoras fazem?
Recorrem! mesmo sem ter qualquer argumento que possa convencer a um juiz INTELIGENTE que elas não vivem fazendo a mesma cachorrada, repetidas vezes, todos os dias, em todo o Brasil.
Aí você tem que esperar um ano ou mais para que o “Colégio Recursal” julgue o recurso.
Eu escrevi falando sobre isto na minha matéria anterior, que é uma “Carta aos Magistrados do Brasil”, que, por sinal, tem causado um retorno enorme, inclusive de vários juízes congratulando-se comigo e concordando integralmente com o texto que escrevi, inclusive retransmitindo para outros colegas. O número de advogados que me retornou, foi impressionante também.
Agora veja o absurdo e o disparate:
O “Colégio Recursal”, que é também chamada de “Turma Recursal”, é um grupo de três juízes que julgarão o recurso impetrado pela operadora, sendo que um deles é um dos juízes que julgou o caso em primeira instância e lhe deu ganho de causa, condenando a sem vergonha da operadora a indenizar com os 20 salários mínimos.
Aí, o que vai acontecer?
A “Turma” simplesmente reduz à metade, as vezes até a menos, o valor que foi condenado pelo juiz inicial, que é um deles.
Implicitamente dois desses juízes estão dizendo que o seu colega, que está ali ao lado, é um imbecil, é um tapado, um merda que não sabe dar uma sentença, porque reduzir o valor de uma sentença à metade não quer dizer outra coisa.
Se reduzissem em dez por cento, por exemplo, talvez seria até aceitável que o colega pudesse ter se equivocado, mas reduzir à metade é mesmo chamar o colega de burro e incompetente, na cara dele.
Alguém pode querer discordar disto?
O usuário não terá mais a quem recorrer. Primeiro que ele não tem acesso a esse Colégio para dizer nada, não pode nem chegar perto de um juiz desses. Um magistrado desses fica absolutamente tranquilo e folgado para dar a sentença que quiser, porque não tem quem os incomode.

Conclusão lógica

Já que não temos números exatos para colocar numa matéria desta, temos que partir para a suposição. Eu até gostaria que a Revista VEJA, Isto É, Época ou até a Globo colocassem os seus jornalistas investigativos para apurarem os números exatos, embora eu duvide muito que esses veículos fizessem isto, porque as verbas publicitárias dessas operadoras são grande demais.
Suponhamos que somando todas as condenações de todo o Brasil, nesse tipo de ação, chegue a R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), considerando a generosidade que os Colégios Recursais tem tido para com as operadoras.
Aí eu pergunto:
O que significa um milhão de reais diante de mais de duzentos milhões ganhos sem fazer força nenhuma?
Será que parte desse gigantesco faturamento não é distribuído para algumas pessoas neste país corrupto, para que as operadoras não sejam incomodadas?
Por que não se vê um deputado, que seja, levantando questão contra isto para coibir esta safadeza no Brasil?
Bote a sua cabeça para funcionar, agite a sua inteligência e responda:
Por quais motivos esses juízes, mesmo diante de ações exatamente iguais a essas acontecendo, aos milhares, todos os dias diante dos seus olhos, ainda são capazes de reduzir as condenações lavradas por seus colegas?
Que tipo de inteligência deve ter um juiz para acreditar que é possível um cidadão brasileiro ficar rico com apenas 20 salários mínimos?

Sugestão final

Sei que inúmeros brasileiros passam pelo mesmo problema, milhões de brasileiros.
Sugiro que todos optem por, também, mandarem carta pelo correio com aviso de recebimento, porque é um documento jurídico muito forte. Não vão na onda de reclamar só por telefone, porque eles vão lhe matar no cansaço.
Quando dizem o famoso “Esta conversa está sendo gravada, para a sua segurança”, não acredite, porque não é para a sua segurança, é para a segurança deles. Se em algum momento você precisar dessa gravação para juntar a algum processo, jamais eles lhe darão, pois, o que darão é uma desculpa que o computador não funcionou nesse dia, pedirão desculpas ao juiz que, simplesmente aceitará essas mentirosas desculpas e você está lascado.
Se possível grave você mesmo a sua conversa com as atendentes. Isto é fácil demais. Quando ligar, ligue por algum telefone que tenha viva voz. Tenha sempre instalado em seu computador um programa de gravações. Eu indico um programa chamado “Audacity”, que é de graça e funciona que é uma beleza. É fácil você baixar e instalar. Depois grave com o microfone do seu computador mesmo, porque é fácil.
Quanto mais documentos você se munir, melhor ainda.
O endereço da operadora, embora elas não queiram nunca que os usuários saibam, pode ser encontrado na própria conta telefônica ou pela internet.
Vamos entupir os juizados de pequenas causas com ações contra esses safados, porque se milhões de brasileiros se manifestarem a tendência natural é a safadeza acabar.
Para finalizar, repito a citação do velho Capistrano de Abreu:

“Constituição brasileira. Artigo único: Todo brasileiro fica obrigado a ter vergonha na cara”.

Peço o seu apoio e que passe em frente.

Abração.

                 Alamar Régis Carvalho
      Analista de sistemas, escritor e ANTARES Dinastia
                        alamarregis@redevisao.net
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Alamar Régis Carvalho - Analista de Sistemas, Escritor, ANTARES Dinastia - São Paulo, SP
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