sábado, 18 de outubro de 2014

MINHA FAMÍLIA TODA ESTÁ NA UNIVERSIDADE E, AOS 23 ANOS, COMPREI A MINHA CASA PRÓPRIA

Minha família toda está na universidade e, aos 23 anos, comprei minha casa própria

Minha família toda está na universidade e, aos 23 anos, comprei minha casa própria "Obrigada Lula e Dilma pela oportunidade que vocês têm dado a mim, a minha família e a todos os brasileiros"Francine da Silveira Malessa - Estância Velha/Rio Grande do Sul

Depoimento enviado em 11/10/2014

Antes de contar os benefícios dos governos Lula e Dilma, quero fazer um breve resgate. Eu passei a minha infância inteira ouvindo a pior noticia das nossas vidas: o desemprego do meu pai. Mas entre as dificuldades, meus pais conseguiram comprar uma casa. Eu tinha entre 10 e 11 anos (em 2001 e 2002) e lembro da ultima vez que meu pai ficou desempregado. Foram 11 meses de amargura. 

Minha mãe, professora, tinha optado por ficar comigo em casa, pois tínhamos nos mudado para uma cidade desconhecida. Ainda lembro deles lamentando que teriam que entregar a casa ao banco para ir a leilão, pois eles não conseguiriam mais pagar. Voltaríamos para a cidade onde eu nasci e onde supostamente haveria mais oportunidade, pois estaríamos ao lado de Porto Alegre. Felizmente, uma pessoa emprestou o dinheiro que meus pais precisavam para quitar o empréstimo da casa. Em seguida, meu pai conseguiu outro emprego. E com a economia estável, ele está lá ate hoje.

Como sempre fui estudiosa, um dia perguntei ao meu pai como eu poderia fazer faculdade. Ele me respondeu que teria que entrar numa universidade federal, muito concorrida, pois era pública. Ou então, teria que dar um jeito de pagar uma instituição privada. 
Cresci com essa inquietação e lembrando da historia dele, que teve que trancar a faculdade por não ter condições de pagar.

 Me formei no ensino médio em 2008 e recordo que o ProUni ainda dava seus primeiros passos. Mas me esforcei e conquistei uma bolsa parcial. Com os acontecimentos da vida, eu acabei me mudando de estado e, por escolha própria, perdi o beneficio. Quando voltei a estudar, financiei minha faculdade e hoje estou perto de conseguir o meu diploma. No entanto, antes, a minha família vai participar de outra formatura: a do meu pai. Ele também financiou seus estudos e se forma no final deste ano. 

Minha mãe também está na faculdade, cursando Pedagogia através da plataforma Freire, tendo todos os seus gastos pagos pelo Ministério da Educação. Ela se forma em 2017.

E neste ano, conquistei outro sonho: comprar minha casa própria. Com o auxilio e as facilidades propostas pelo governo, consegui por esforço próprio, aos 23 anos, financiar um apartamento, que ficará pronto seis meses após minha formatura.

Voltando à minha infância, o que consigo lembrar é que todas estas conquistas pareciam muito distantes de mim. Afinal, naquela época, somente os mais afortunados tinham acesso aos estudos e condições de comprar uma casa ou um automóvel. E é muito difícil não me emocionar quando vejo outros exemplos, de pessoas que assim como eu, hoje estão nas salas de aula, dividindo o seu tempo entre estudo e trabalho. Eu não quero que isto acabe. Eu quero um pais para todos. Obrigada Lula e Dilma pela oportunidade que vocês têm dado a mim, a minha família e a todos os brasileiros. Este é o país da igualdade que conquistamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário