quinta-feira, 7 de julho de 2016

SEM RODEIO, DIRETAMENTE AO QUE INTERESSA!


Na condição de Ex-conselheiro Municipal de Saúde e, na tentativa  de ver minorado  os  sofrimentos de pessoas desprovidas dos mínimos sociais desta Regional de Rosário. E, conhecedor  da legislação do SUS e de Portarias do Ministério da Saúde.  Redigir um abaixo assinado com o objetivo de sensibilizar e/ou agilizar a construção  de uma Unidade Regional de Saúde para funcionar como Referência do Sistema Único de Saúde – SUS em Rosário por ser sede de Regional com maior adensamento demográfico e centralizado num raio que fica a cidade de Icatu e a cidade de Santa Rita 

Coletamos  962  assinaturas,   anexamos  a justificativa e protocolamos  na Secretaria de Estado da Saúde  sob o nº 21063/13/12/2007. Em resposta  um parecer  da Controladoria da SES,  produzido por Silvia Leite dizia: que Rosário não precisava  de um hospital. Em razão da existência de um contrato  entre a SES  e a Clínica Nossa Senhora do Rosário com  96 leitos cadastrados no SUS. Contestei  e de nada adiantou!

Em 2011 novamente coletamos  em três municípios desta Regional de Rosário 1.476 assinaturas. Sendo 335, de Axixá, 38  de Presidente Juscelino e 1.103 de Rosário. O objetivo era  que  a SES atendesse ao nosso pleito com a implantação do CAPS ad II  e um  Hospital Regional para atender os oito municípios. Protocolamos na SES  em 1º de setembro de 2011 sob o nº  14.791. Esse requerimento  fez com que participássemos  de várias reuniões  no Departamento Básico de Saúde Mental.

Quando nós  fizemos  a justificação verbal,  uma  técnica  presente  nos informou  que  a experiência  mostrou  que implantar só CAPS de nada ia adiantar.  Foi nessa oportunidade   que ficamos sabendo  que já haviam outras providências e, surgia com a publicação  do Decreto Ministerial  7.508 de 28 de junho de 2011. Trata o decreta da Regulamentação  da Lei orgânica de saúde de nº 8.080 de 19 de setembro de 1990.
 
 A novidade do decreto foi a instituição da CIR- Comissão Intergestora Regional e a determinação para que os programas  básicos de saúde  deveriam ser implantados Regionalizados  e por meio de Redes. Sendo  a Rede Cegonha, Rede de Atenção às Urgências, Rede de Atenção Psicossocial e Rede de Atenção ao Câncer de colo de Útero e de Mama, constou do PPA – Plano Plurianual 2012/2015. E de nada adiantou!

Mudamos a estratégia, no dia 14 de agosto de 2013 com a participação de 46 pessoas fizemos manifestação na porta da SES e, nesse dia fomos recebidos por assessores da SES. Dois dias depois, eu fui avisado pelo Gestor Regional de Saúde Cezar Araújo que havia participado de uma Reunião em São Luís e, ficou decidido que deveria  o Estado construir um Hospital ou reformar a Unidade Mista de Rosário para funcionar como referência Regional.  Daí surgiu o hospital 50 leitos!.. Esse é um assunto já de conhecimento público!

Por fim, em 2015 coletamos novamente 1.393 assinaturas anexamos a uma representação protocolada nas comarcas de Icatu, Morros, Santa Rita e Rosário. Ao percebermos que o MPE desconhece a Legislação do SUS. É que, pretendemos encaminhar documento para o Departamento dos Direitos Humanos da OAB, no sentido de que possam acionar o Estado na justiça considerando que o caos não é só na Regional de Rosário e sim em todo Estado do Maranhão.

Reinaldo Cantanhêde Lima- Aposentado, Sindicalista, Autodidata, , Ex-conselheiro Municipal de Saúde(1995/ 2001), Educador Alternativo e Mobilizador Social. E-mail: reinaldo.lima01@oi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário