domingo, 18 de dezembro de 2016

O SUS NÃO É DO PREFEITO, NÃO É DO GOVERNADOR E NÃO É DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA! O SUS É DO BRASIL E O BRASIL É DOS BRASILEIROS!



 

Desde o ano de 1999 quando da municipalização da saúde instalou-se o caos municipal na cidade de Rosário.  Já se passaram mais de 16 anos, e nem prefeito e nem prefeita resolveu ou minorou os problemas. E, a cada dia que passa fica pior em razão da indolência da Municipalidade e do Estado o último é o  maior devedor. O Estado do Maranhão não cumpriu com a meta PPA-2012/2015 administração Roseana Sarney. E a do atual governador só fala em crise!

Antes da já citada crise os candidatos se fortaleciam eleitoralmente prometendo solucionar tais problemas. Um cego não guia outro! Nunca teve a competência a situação e nem a oposição que só critica, difama e prometem em ano eleitoral resolver tais problemas crônicos! Esse ato brutal covarde induz aos usuários e trabalhadores acreditarem de estarem roubando o dinheiro e  por tais  razões não solucionam os problemas que se agravam dia a dia.

 Esse descompasso acredita-se  tenha sido agravado  por falta de transparência, de capacitação dos agentes públicos e dos usuários do SUS o problema perdura desde de 1999.  Diante ao sistema municipal impotente, sem dinheiro e despreparado, os trabalhadores que ainda restavam e lotados principalmente no Hospital diziam que seus chefes estavam em Brasília. Os funcionários Estaduais diziam que estavam cedidos apenas para ajudar. Os contratados pelo município eram protegidos por seus políticos vereadores etc. Dessa desordem resta o Caos!

Na perspectiva de que o Município possa ser de direito e de fato gestor do Sistema Único de Saúde no Município objetivando ofertar os mínimos assistenciais aos seus munícipes. Nós da sociedade Civil vimos propor parceria na realização da ação capacitadora, com vistas, ao fortalecimento da assistencial minimamente aceitável. Inclusive nos comprometendo custear com 50%  do valor cobrado pela capacitação continuada.

Para que esse processo possa chegar ao êxito  propomos parceria pública e privada com a SEMUS, SEMAS, SEDUC, CMS,  SINTSEP, SISMURB, STTR, LOJÃO CENTRAL, SINPROESEMMA E SINFAS. Tal decisão foi tomada em oportunidade da realização  de um Seminário com vinte participantes e, quando lamentávamos a ausência da Gestora e profissionais chefes de Departamentos da SEMUS.  Os fatos levaram-nos a criação de uma comissão mista de mobilizadores entre os quais,  integram, Douglas Sena Alves e Siló Aquino.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário