sexta-feira, 13 de maio de 2011

CUMPRINDO COM O MEU DEVER

Sábado, dia 7 de maio de 2011, visitei uma amiga, estava triste, contou-me de suas decepções com à vida, falou das dificuldades em que há vários anos a sua irmã tem sofrido por ter casado com um homem alcoólatra e tem um filho dependente de álcool e outras drogas, as desavenças do filho com o pai são constantes e, que sua irmã tem o temor de que estas desavenças venham ter um fim trágico

Contou-me de a mãe e o pai serem reféns do filho, em razão de condutas equivocadas e, que o casal está de mãos atadas sem saber o que podem e devem fazer para diminuir o sofrimento. Acrescentou, de seu sobrinho estar aplicando golpes nos amigos da família, para adquiri importâncias de C$ 10 e 15,00. Inventa acidentes e dá recado do pai ou da mãe, na tentativa de tirar dinheiro das vítimas para comprar drogas

Perguntou-me sobre a Campanha Anti-drogas, o que havia resultado de uma Caminhada que havia ouvido falar, disse estar torcendo para que seja feito alguma coisa e possa melhorar essa situação sufocante que não é apenas da suar irmã, são muitas famílias vivendo esses dissabores. Infelizmente! Expliquei à amiga, que “andorinha só não faz verão”, porque é assim que avalio - me! Antes de realizar a primeira Caminhada de Sensibilização da Sociedade Rosariense, em 12 de fevereiro do ano em curso, já havia distribuído na rua Benedito Leite, onde moro e, nas ruas Estefânio Saldanha e Dr. Câmara Lima, mais de 400 impressos para coleta de assinaturas e, a mesma quantidade de cartas convidando para participarem da referida Caminhada.

No geral distribuiu-se 2.400 impresso para coleta de assinaturas. Encontram-se sob a minha guarda até o presente, 480 assinaturas válidas, ou seja, com a comprovação dos respectivos números dos documentos. Fizemos contatos com 23 instituições de ensino e, 17 instituições da sociedade civil organizada. Distribuímos impressos para 12 Escolas, apenas 05 já entregaram suas contribuições, estamos no aguardo de mais assinaturas.

Estamos tentando entender as razões do desinteresse nesta causa. Várias perguntas nos vem a cabeça: a mensagem não foi transmitida de fácil compreensão? Por outro lado, as visitas que tenho recebido solicitando-me ajuda, deixam-me desanimado! Esqueceram que sou uma vítima das drogas? Esqueceram que fui o primeiro a defender diretos da criança e do adolescente? Esqueceram que fui o mobilizador para implantação do Fórum DCA? Esqueceram que em 2004, organizei o primeiro Seminário com o tema: A Arte de Educar Filhos? Esqueceram que em 2009 organizamos dois Seminários Sobre a Arte de Educar Filhos e já aplicamos o mencionado Seminário em 2010 e em 2011.

Estamos realizando um trabalho criterioso, como sempre o fizemos. É isso mesmo! Viajamos buscando apoio em municípios circunvizinhos, por tratar-se de uma proposta Regional. Lutar por políticas de saúde regionalizada em Rosário é um dever de consciência e, de experiência. Em 1996 participei de uma oficina com a duração de 40 horas, ministrada pela equipe de descentralização da Fundação Nacional de Saúde, preparava agentes para conduzir o processo municipalizado. Na época era Conselheiro dedicado ao assunto, ajudei discutir o Plano Municipal de Saúde e acompanhei sua aplicação e o desdobramento!

Sobre as visitas realizadas nos municípios circunvizinho, fizemos contatos frutíferos com duas profissionais de Saúde: em Axixá foi com a Senhora Patrícia, enfermeira e Coordenadora de ações básicas de saúde, em Presidente Juscelino foi com a Senhora Silvia, Diretora do Hospital Municipal, ambas coletam assinaturas, em busca de viabilizar a proposta. Outro apoio importante é do Gestor da Unidade Regional de Saúde De Rosário, está empenhado na realização de um Seminário Regional Sobre Saúde Mental. Aguarda, confirmação oficial dos Secretários Municipais de Saúde de Axixá, Bacabeira, Cachoeira Grande, Morros, Presidente Juscelino e Rosário para posterior providências.

O objetivo do Seminário é discutir a viabilidade de implantação do CAPS ad.ll - Regional, para tratar dos dependentes de álcool e outras drogas, do município de Rosário e dos outros mencionados municípios. Outro assunto importante é informar aos rosarienses que, Quanto ao CAPS l que trata de transtornos mentais, se estar implantado ou não e, estando implantado, porque não funciona? As providências de minha competência já foram tomadas, junto ao Ministério Público Estadual – Promotoria de Rosário Maranhão.
Reinaldo Cantanhêde Lima, funcionário público, Estadual, Sindicalista Autodidata, Educador Alternativo e Mobilizador Social. Blog: www.reinaldocantanhede.blogspot.com Email: reinaldo.lima01@oi.com.br Rua Benedito Leite, 3796 Rosário -MA – (098) 3345 1298 9161 9826

Nenhum comentário:

Postar um comentário