sábado, 21 de maio de 2011

PRECONCEITO, PREGUIÇA, OMISSÃO, INDELICADESA ou INVEJA?

Sexta feira, 13 de maio de 2011, fui ao Centro Social Urbano de Rosário, participar das atividades de fisioterapia, promovida pelo CAIPIR – Centro de Atenção a Pessoa Idosa de Rosário Maranhão. Como de costume, estendo a minha mão aos outros participantes que vou encontrando. Ao apertar a mão da Senhora Olegária, ela perguntou-me quando ia funcionar o CAPS ad. ll – trata de dependentes de álcool e outras drogas.
Respondi para a senhora Olegária, que, ainda não havia sequer encaminhado a documentação, ou seja, os impressos com as assinaturas. Estou aguardando os prazos que dei oficialmente aos colaboradores. Disse-me Olegária, não é preciso documento é tão necessário implantar esses serviços e não fazem porque não querem!
Expliquei a Senhora, que embasado em Leis vigentes no país, o que compete-me fazer, é mobilizar a sociedade para o pensar e o agir diante as necessidades. A nossa iniciativa é encaminhar a Proposta para ser inclusa no PPA – Plano Plurianual do Estado do Maranhão – 2012/2015. Por outro lado, a quantidade de assinaturas coletadas, traduz uma desaprovação popular da política de Educação Familiar e da Implantação do CAPS ad. ll. Dona Olegária, sendo a senhora uma vítima das drogas e, querendo que seja implantada essa política, porque não juntou-se ao grupo! Outros talvez, juntar - se - iam a nós. “Preguiça não faz casa de sobrado!”
Existem Leis que garantem a implantação de projetos de iniciativa popular, conforme percentual definido pelas referidas Leis. Era nossa pretensão conseguirmos minimamente, 5% do total de eleitores existente no município. Considerando a extrema necessidade de atendimento preventivo e curativo, isto, na nossa concepção cidadã. Entretanto, a concepção popular difere da nossa, lamentavelmente!
Devo informar a quem o assunto interessar, que ao receber os impressos devidamente preenchidos providenciaremos conferências das assinaturas, para constar em uma peça em síntese para encaminhar em apenso e, encadernadas as assinaturas à governadora do Estado do Maranhão. A referida documentação será entregue no Departamento de Protocolo. De posse do Protocolo, prestaremos conta com os signatários desta luta!
Ao encerrar esta parte, disse-me a Senhora Olegária, que pessoas alegam que quem usa drogas faz porque quer. Que dane-se. Pode ser! Uns são preconceituosos, outros omissos ou invejosos. A Senhora perguntou-me se eu ia ser Diretor do CAPS? Perguntas que podem estar passando por muitas cabeças!!! Tem respostas que só o tempo nos dará!

Reinaldo Cantanhêde Lima, funcionário público estadual, Sindicalista, Autodidata, Educador Alternativo e Mobilizador Social – Blog www.reinaldocantanhede.blogspot.com Email: reinaldo.lima01@oi.com.br – Telefone: (098) 3345 1298 /3345 2120 9161 9826
Apoio – SINTSEP/MA – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário