Sexta feira, 13 de maio de 2011, fui ao Centro Social Urbano de Rosário, participar das atividades de fisioterapia, promovida pelo CAIPIR – Centro de Atenção a Pessoa Idosa de Rosário Maranhão. Como de costume, estendo a minha mão aos outros participantes que vou encontrando. Ao apertar a mão da Senhora Olegária, ela perguntou-me quando ia funcionar o CAPS ad. ll – trata de dependentes de álcool e outras drogas.
Respondi para a senhora Olegária, que, ainda não havia sequer encaminhado a documentação, ou seja, os impressos com as assinaturas. Estou aguardando os prazos que dei oficialmente aos colaboradores. Disse-me Olegária, não é preciso documento é tão necessário implantar esses serviços e não fazem porque não querem!
Expliquei a Senhora, que embasado em Leis vigentes no país, o que compete-me fazer, é mobilizar a sociedade para o pensar e o agir diante as necessidades. A nossa iniciativa é encaminhar a Proposta para ser inclusa no PPA – Plano Plurianual do Estado do Maranhão – 2012/2015. Por outro lado, a quantidade de assinaturas coletadas, traduz uma desaprovação popular da política de Educação Familiar e da Implantação do CAPS ad. ll. Dona Olegária, sendo a senhora uma vítima das drogas e, querendo que seja implantada essa política, porque não juntou-se ao grupo! Outros talvez, juntar - se - iam a nós. “Preguiça não faz casa de sobrado!”
Existem Leis que garantem a implantação de projetos de iniciativa popular, conforme percentual definido pelas referidas Leis. Era nossa pretensão conseguirmos minimamente, 5% do total de eleitores existente no município. Considerando a extrema necessidade de atendimento preventivo e curativo, isto, na nossa concepção cidadã. Entretanto, a concepção popular difere da nossa, lamentavelmente!
Devo informar a quem o assunto interessar, que ao receber os impressos devidamente preenchidos providenciaremos conferências das assinaturas, para constar em uma peça em síntese para encaminhar em apenso e, encadernadas as assinaturas à governadora do Estado do Maranhão. A referida documentação será entregue no Departamento de Protocolo. De posse do Protocolo, prestaremos conta com os signatários desta luta!
Ao encerrar esta parte, disse-me a Senhora Olegária, que pessoas alegam que quem usa drogas faz porque quer. Que dane-se. Pode ser! Uns são preconceituosos, outros omissos ou invejosos. A Senhora perguntou-me se eu ia ser Diretor do CAPS? Perguntas que podem estar passando por muitas cabeças!!! Tem respostas que só o tempo nos dará!
Reinaldo Cantanhêde Lima, funcionário público estadual, Sindicalista, Autodidata, Educador Alternativo e Mobilizador Social – Blog www.reinaldocantanhede.blogspot.com Email: reinaldo.lima01@oi.com.br – Telefone: (098) 3345 1298 /3345 2120 9161 9826
Apoio – SINTSEP/MA – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Maranhão
Nenhum comentário:
Postar um comentário