sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A SUA EXCELÊNCIA A SENHORA GOVERNADORA DO ESTADO DO MARANHÃO MD. Dra. ROSEANA SARNEY EM SÃO LUÍS - MA


ASSUNTO: Processo CC controle 30317 de 24 de maio de 2011 – Projeto “Educação Familiar” e Implantação do CAPS ad II – Regional

REINALDDO LOPES, professor, coordenador do SINPROESEMMA, núcleo de Axixá, situado na Av. Magalhães de Almeida S/N – Centro, Axixá- MA, residente no povoado Centro Grande- Axixá, portador do RG Nº 29488294-4 SSP/MA, representando interesse de 194 pessoas adultas e  141 alunos de escolas de 08 a 16 anos, perfazendo um total de 335 assinantes moradores do MUNICÍPIO DE AXIXÁ,  aparentemente capazes e manifestadas em abaixo assinado em anexo, vimos expor e requerer:
Trata-se de uma Proposta de “Educação Familiar,” em que a partir do nosso conhecimento, decidimos abraçar a causa. Em razão de os objetivos:
1º identificar e quantificar famílias com desajustes para oferecer palestras sobre a importância da Educação Familiar; ministrar cursos rápidos para orientação sobre: responsabilidade familiar, relacionamento conjugal, psicologia da infância e da adolescência, relacionamento entre pais e filhos; cidadania e visão empreendedora. Assunto que despertou o nosso interesse.
2º trata da importância do CAPS ad II Regional. Esta política tem como função única, tratar dos portadores de dependência química.
            Não temos conhecimento da existência ou não de indicadores estatísticos na nossa localidade, mas é verídico o apelo emergencial feito por este projeto, pois como dado real a esse respeito, conhecemos a realidade vivida por uma família axixaense; pais trabalhadores, com um bom convívio social, de repente, vêem um dos seus filhos preso por roubos e furtos, ao investigarem a fundo, tiveram a triste notícia ser ele um dependente do uso das drogas. Preso por várias vezes pediu aos prantos que a mãe o tirasse do mundo das drogas. Como poderia essa mãe fazer isto, sem um apoio sério neste sentido? Tentou uma vez, mas não deu resultado, ele caiu novamente no mundo das drogas. Agora está tentando pela segunda vez, pagando preço muito alto, um salário mínimo mensal à instituição, além de tudo o que usa lá, como colchão e outros objetos de usos pessoais. Em nome desta mãe e, de muitos outros pais que precisam apoiar a seus filhos nesta luta contra as drogas, em nossos nomes que não desejamos o mesmo fim para nossos filhos e netos, em nome dos muitos jovens que hoje estão abertamente envolvidos no mundo das drogas, destruindo suas vidas este sindicato em união a tantos suplica a este governo um trabalho não só de repressão a estes usuários, mas sim de tratamento e apoio familiar no combate ao consumo das drogas lícitas e ilícitas; há um grande temor de estarmos diante de uma epidemia de usuários de drogas. “Então, que fazer para proteger nossas famílias desse grande mal?” Essa causa é tão urgente que Leva-nos a concordar com a extrema necessidade dessa política. Mesmo que Regional.
É nessa lógica que a nossa comunidade do povoado Centro Grande- Axixá, após conhecer em inteiro teor o conteúdo do projeto “Educação Familiar” despertou o interesse e vislumbra, seja este aglomerado humano, um anexo da Vila Ivar Saldanha, obedecendo às sugestões do autor da referida Proposta. Levando em conta a nossa posição geográfica, populacional, acesso e, outros condicionamentos.
DA LOCALIZAÇÃO:
O Povoado Centro Grande está localizado à margem esquerda da MA- 402, de quem vêm de São Luis passando pela cidade de Bacabeira, sede da Refinaria da Petrobrás, passando pela cidade de Rosário em direção a cidade de Barreirinhas. A nossa comunidade está em uma distância de 22 quilômetros da cidade de Rosário, 06 quilômetros da cidade de Axixá e 08 quilômetros da cidade de morros.
DA INFRA-ESTRUTURA:
O povoado é interligado por uma estrada vicinal totalmente asfaltada, tem um formato de “U” que liga por duas extremidades a MA- 402. É servido por telefone fixo; energia elétrica, água potável e encanada e água de igarapé perene. Tem duas escolas ministrando o ensino infantil e fundamental; tem um centro de saúde realizando as ações básicas.
A população é de 1023 habitantes distribuídos em casas dispersas construídas a maioria de alvenaria e cobertas com telhas de cerâmica. Os sítios ainda continuam sendo compostos por árvores nativas e outras plantações.
O ESPORTE E O LAZER
O esporte e o lazer são realizados em campos de futebol, festejos religiosos, dança do tambor de criola, dança do lelê, dança do tambor de mina, dança do nagô, dança do Bumba meu Boi, dança do reggae, Serestas, bebedeiras em bares etc.
ECONOMIA LOCAL
A economia é de subsistência, seus moradores sobrevivem dos plantios de arroz, milho, mandioca em roças de toco. Pescam peixes, camarões, caranguejos. São extrativistas vegetais das matas nativas e dos sítios. A parcela de idosos recebe amparo social do Governo Federal (aposentadoria). Uma parcela significativa das famílias é contemplada por programas compensatórios do Governo Federal (bolsa família e outros). Já existem alguns funcionários públicos e alguns pequenos comércios chamados “Quitandas”.
A outra parcela dos habitantes é composta pelas crianças, adolescentes e jovens que perambulam e, desde cedo são induzidos pela ociosidade e equívocos das educações familiares à adrentarem a vícios e violências de toda ordem!
Portanto, conclui-se serem transtornos de uma comunidade em que seus antecessores sobrevivem de uma vocação agrícola de hábitos primitivos. Atualmente e, sem alternativas, oganizam aos acúleos que ferem e sangram suas almas! Sufocados por uma fase transitória em que o Governo Municipal, até o presente não foi capaz de criar as condições estruturais adequadas para as mudanças necessárias de um país industrializado com suas tecnologias de ponta.
Diante o exposto, vimos requerer a intervenção do Governo do Estado.
Seja implantada a política de “Educação Familiar,” como prevenção ao uso e abuso de droga em nosso povoado Centro Grande- Axixá;
Seja realizado estudo de proximidade das comunidades ao Centro de Assistência Psicossocial – CAPS ad. II Regional.
No aguardo do vosso atendimento, aguardamos resposta e subscrevemo-nos.

Atenciosamente,
                                                                           Axixá, 30 de julho de 2011




Reinaldo Lopes
Coordenador do SINPROESEMMA
                                                     Núcleo de Axixá- MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário