FOI EM BUSCA DE APOIO PARA A CAMPANHA ANTIDROGAS: LUTAMOS PELA IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO FAMILIAR COMO PREVENÇÃO AO USSO E ABUSO DAS DROGAS E IMPLANTAÇÃO DE UM CENTRO DE REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICO, USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS.
Fomos em Bacabeira no dia 06 de julho do ano em curso o primeiro contato foi na prefeitura e lá, protocolamos documento. Ver fotos:
PREFEITURA MUNICIPAL DE BACABEIRA |
SECRETÁRIA DO PREFEITO VENANCINHO |
Da prefeitura fomos para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, já havíamos feito contato por meio de telefone com a Senhora Maria José, secretária da entidade, ela antes havia dito de estar coletando assinaturas. Nesse dia nos informou de uma moça está realizando o trabalho social, fizemos apelo e nos despedimos. Ver fotos:
Do Sindicato fomos para a Secretaria Municipal de Saúde, lá fomos recebidos pela Secretária Municipal de Saúde, a Senhora Espírito Santo de Maria Torres – Tatá, como é conhecida; após apresentação em síntese da nossa proposta. Tatá perguntou, “Seu Reinaldo e Elizabete o que é para eu fazer”? Respondi para Tatá, faça o Que a sua consciência Mandar, estamos mobilizando alguns municípios desta regional para requerermos coletivamente implantação das políticas ora em comento: Educação Familiar e CAPS ad. ll Regional. Para registra tiramos fotos e nos despedimos.
REINALDO LIMA CONVERSA COM A SECRETÁRIA DE SAÚDE DE BACABEIRA |
Reinaldo Lima conversa com a secretária de saúde, Espírito Santo de Maria Torres- Tatá
Até o presente, não tivemos notícia de terem mobilizado as lideranças locais: Agentes de Saúde, Professoras, lideranças religiosas e, outros. Não entendemos os motivos da indiferença das Secretárias Municipais de Saúde de Axixá, Bacabeira e Morros. O nosso pleito está amparado por Leis vigentes. O processo de municipalização em seu primeiro degrau é dar o direito de seus munícipes, debaterem os temas, elaborar as propostas e, encaminhar para o Estado executar. O PPA – Plano Plurianual é o processo em que o Estado convoca a sociedade organizada com o objetivo de atender as aspirações populares.
Foi o que se fez em Rosário, debateu-se o tema e elaborou-se uma proposta científica, foi um exercício quase pleno da cidadania. Seguidos por 38 cidadão de Presidente Juscelino e 335 do município de Axixá. Em Juscelino o trabalho foi realizado por uma Agente Pública Municipal, a Senhora Silvia Barbosa Santos, em Axixá, no Povoado Centro Grande, a líder, foi uma vítima de acidente automobilístico, está deficiente física, usa prótese, ela é a professora Jacilene Campos Silva, liderou a coleta de assinaturas, na escola onde presta serviços e na sua própria casa. Jacilene é Secretária Geral do Núcleo do SINPROESEMMA e liderança religiosa.
Portanto, prezados leitores, o Estado, quer seja na esfera federal, estadual e municipal, já está cumprindo com a Legislação. Neste particular, a dívida é da sociedade civil, omissa com as Leis, com o dever cristão e com seus compromissos estatutários e institucionais. Não fomos aos municípios, na condição de mendigos, muito pelo contrário! Foram os ditames da liberdade, da independência, da lealdade, da solidariedade e do dever humanitário, quem os conduziu!
Reinaldo Cantanhêde Lima, funcionário público estadual, Sindicalista, Autodidata, Educador Alternativo e Mobilizador Social – Blog www.reinaldocantanhede.blogspot.com Email: reinaldo.lima01@oi.com.br – Telefone: (098) 3345 1298 /3345 2120 9161 9826
Apoio – SINTSEP/MA – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Maranhão
Nenhum comentário:
Postar um comentário