segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O QUE VOCÊ ESPERA DA VIDA, NÃO É VITÓRIA? O QUE FAZER PARA CONSEGUIR A VITÓRIA ABSOLUTA: Prudência, Coragem e Fé!



INTRODUÇÃO. A vitória nasce na MENTE. A batalha crucial acontece e deve ser vencida na mente. Uma postura mental adequada tem o extraordinário poder de sintonizar a vida à Lei Mística e produzir a vitória absoluta. Essa postura mental adequada consiste de: PRUDÊNCIA, CORAGEM e FÉ. É uma forma que funciona para qualquer situação e desafio.
      
Reunião de palestra na residência da família Sendas, em Rosário - MA
Já está fazendo mais de dois anos, que eu  freqüento as reuniões de palestras da religião Budista,  realizadas na cidade de Rosário Maranhão, na residência do Senhor Massato e a Senhora shizué, Sendas. A última palestra que  eu participei completou 25 atividades. Foi quase ininterrupta, tendo em vista ter iniciado em 21 de junho de 2009.  As razões são exatamente,  reflexões  como as que,  registra-se  a seguir:

PRUDÊNCIA. Prudência é a capacidade de perceber o que se passa ao redor e a disposição de avançar com energia, mesmo depois de alcançar a vitória. Essa “prudência” não significa ser excessivamente cuidadoso a ponto de não conseguir realizar nada. Isto é ser apenas medroso. É se colocar em movimento, sem enfraquecer a disposição interior.

Duas situações podem tirar a pessoa da rota da felicidade: 1 desanimar diante dos desafios. 2 perder-se ao conquistar uma vitória. A mente de um imprudente está desanimada com os problemas ou embriagada com as conquistas.
A prudência é o remédio para manter a vida no caminho da felicidade eterna e absoluta. Ser prudente é manter-se no foco sabendo exatamente “para que” você se dedica. Esse “para que”, no caso dos   membros da SGI, é o Kossem - rufu. Portanto, prudente é manter-se conectado com a Lei Mística.

CORAGEM. Coragem é agir destemidamente, sem perder a calma e com  sabedoria.  O corajoso age na “certeza” da vitoria e nunca recua. Ser corajoso não é ser estabanado e inflexível. Coragem também é ter a capacidade de adaptar  a própria postura quando for necessário corrigir a rota para manter-se alinhado à Lei Mística. Na prática, coragem é agir, conforme planejado e baseado em valores humanos nobres e virtuosos.

FÉ. Fé é determinação de manter-se  fiel à Lei Mística independentemente das circunstâncias. A fé é o solo de onde brotam a coragem e a prudência. É incorporar os valores do Budismo e agir com total fidelidade à eles. Para um membro da Soka Gakkai, prudência, coragem e fé são manifestadas de forma concreta no ato de recitar o Nam-Myoho-rengue-kyo e praticar o chakubuku.

CONCLUSÃO. Cultivar a vitória na mente é praticar o Budismo de corpo e alma. Prudência, coragem e fé mantém a mente imune à negatividade. Essa é a chave para vencer sempre

Transcrito em inteiro teor:
FONTE:  Suplemento  do Jornal Brasil Seikyo.
Edição nº 2.097, 27 de agosto de 2011

Reinaldo Cantanhêde Lima, funcionário público estadual, Sindicalista, Autodidata, Educador Alternativo e Mobilizador Social – Blog www.reinaldocantanhede.blogspot.com Email: reinaldo.lima01@oi.com.br – Telefone: (098) 3345 1298 /3345 2120  9161 9826
Apoio – SINTSEP/MA – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Maranhão




Nenhum comentário:

Postar um comentário