quarta-feira, 17 de setembro de 2014

" AMIGOS DO BEM"

Brasil
Ano 8 - N° 380 - 14 de Setembro de 2014
MARCEL BATAGLIA
marcelbataglia@gmail.com
Ibiporã, PR (Brasil)
 

"Amigos do Bem"
Contribuir para a erradicação da fome e da miséria no Sertão Nordestino, esse é o propósito e o objetivo da instituição

Era Natal de 1993 quando um grupo de amigos se organizou para realizar uma viagem “missionária” ao Sertão Nordestino: levar alimentos, roupas e brinquedos. Ocorria ali o início de um trabalho grandioso e que mudaria o futuro das famílias que por lá viviam.
O grupo de amigos, ao longo de 10 anos consecutivos, se organizou e se deslocou até o Sertão para promover um pouco mais de alegria nas festividades de Natal e Ano Novo. Com isso, as experiências vivenciadas durante os anos despertaram o desejo de fazer algo ainda maior, quando em 2002 se iniciou o Projeto de Transformação de Vidas por meio da educação, moradia e trabalho, fortalecendo em todos os sentimentos de esperança e fé.
Instituição não-governamental sem fins lucrativos, o “Amigos do Bem” tem como objetivo principal contribuir para a erradicação da fome e da miséria no Sertão Nordestino, por meio de ações educacionais e projetos autossustentáveis que favoreçam o desenvolvimento social da população carente.
A vontade de ajudar e a fé têm sido fundamentais nesse trabalho. De fato, aprendemos na doutrina espírita que a esperança e a caridade são corolários da fé e formam com esta uma trindade inseparável. Escreveu certa vez um Espírito amigo: “Não é a fé que faculta a esperança na realização das promessas do Senhor? Se não tiverdes fé, que esperareis? Não é a fé que dá o amor? Se não tendes fé, qual será o vosso reconhecimento e, portanto, o vosso amor?”  
Antes, muitos viviam em casas de taipa 
Com a certeza de que no futuro do Sertão Nordestino a miséria e a fome serão apenas lembranças, o "Amigos do Bem" preconiza que todo ser humano é capaz de se desenvolver plenamente, desde que lhe sejam oferecidos os recursos e as condições favoráveis para tanto, acreditando ainda na capacidade de mobilização e na força do povo do Sertão, que mesmo em condições adversas vive com determinação e esperança.
Diante disso, os seletos amigos, além de adquirirem uma vasta experiência, baseada em estudos e pesquisas realizadas, mapearam minuciosamente os locais mais necessitados, cadastraram as inúmeras famílias e coletaram informações detalhadas que seriam importantes na sequência do trabalho.
Em seguida, elaboraram projetos específicos para cada necessidade identificada, tais como: Construção de cidades e vilas do Bem; Centros Educacionais; Centros de Transformação; Plantação e Beneficiamento de Caju; Artesanato; Produção de doces; Construção de casas; Perfuração de poços e construção de cisternas; Cadastramentos de famílias; Distribuição regular de alimentos, medicamentos, roupas, além de Atendimento médico, oftalmológico e odontológico.
Existiam muitas famílias habitando em casas de taipa, sem água, energia elétrica ou qualquer outro recurso. Atualmente, vivem em endereços próprios e bem mais estruturados com casas de alvenaria, saneamento básico, eletrificação nas ruas e estradas, sede administrativa, padaria, farmácia, mercearia, horta comunitária, escola de lazer, além de um salão de cabeleireiro, gerando autossustentabilidade.  
O projeto abriga mais de 3.000 pessoas 
Arquitetadas tais medidas nos estados de Pernambuco, Alagoas e Ceará, o "Amigos do Bem" está presente nas cidades de Buíque, Inajá, São José da Tapera e Mauriti. O projeto atende quatro cidades do Sertão Nordestino: Catimbau, Inajá, Agrovila e Torrões, contemplando as famílias com mais de 350 casas, centros de atendimento, campos para cultivo, galpões, parques infantis, igreja, fábricas e entre outros. O projeto abriga mais de 3.000 pessoas, gerando cerca de 400 frentes de trabalho na plantação de caju, na fábrica de beneficiamento e na produção de doces e de artesanato.
Aprendemos em O Evangelho segundo o Espiritismo que “a fé sincera é empolgante e contagiosa, e o dever é a obrigação moral da criatura para consigo mesma e em seguida, para com os outros”. “O dever é a lei da vida, pois o homem de bem é bom, humano e benevolente para com todos, sem distinção de raças, nem crenças, porque todos os homens vê irmãos seus.”
Segundo a presidente do "Amigos do Bem", Alcione de Albanesi, o trabalho do grupo não é apenas buscar a eficiência, mas sim um compromisso de amor e o exercício constante do bem, pois se acredita que todo ser humano é capaz de desenvolver-se plenamente, desde que lhe sejam oferecidos os recursos e as condições favoráveis.
O grupo, apesar de tão bem estruturado em relação aos voluntários, projetos e parcerias firmadas, não descarta a necessidade de receber ajudas constantes. Como forma de auxílio, as contribuições podem ser feitas por meio do Doe Agora, mediante depósito bancário. Aceita-se também a incorporação de novos Voluntários na central e no sertão, pois todos os dias as equipes juntam-se para organizar as inúmeras doações que chegam. São ao todo mais de 5.000 voluntários que se mobilizam, envolvendo nesse proces-
Moradias do projeto
Alunos em sala de aula
Centro Educacional Amigos do Bem
Formação profissional
Volutários em confraternização
so a participação até de crianças e adolescentes.
 
Notas: 
(1) As fotos que ilustram esta reportagem foram feitas pelo fotógrafo Chico Audi. 
(2) Para conhecer mais sobre a instituição "Amigos do Bem" e colaborar, eis os dados para fins de contato:
Telefone: (11) 3019.0100
Rua: Dr. Gabriel de Resende, 122
V. Invernada - CEP 03350-005 - São Paulo (SP)



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário