terça-feira, 30 de setembro de 2014

" A ASSOCIAÇÃO CHICO XAVIER ESTÁ VOLTADA PRIMORDIALMENTE À DIFUSÃO DO ESPIRITISMO"

Entrevista Espanhol Inglês
Ano 8 - N° 382 - 28 de Setembro de 2014
ORSON PETER CARRARA
orsonpeter92@gmail.com
Matão, SP (Brasil)

 
César Moron: 
O confrade paulista fala-nos sobre a proposta e os objetivos
da Associação Chico Xavier, que ele preside na
cidade paulista de Bauru  

 

Bancário aposentado e residente em Bauru, no interior de São Paulo, César Moron (foto) vincula-se ao Centro Espírita Vicente de Paulo, situado na mesma cidade, e é também presidente da Associação Chico Xavier, fundada há nove anos. Nesta entrevista, Moron fala-nos sobre a origem e os objetivos da entidade que preside. 

Por que o nome de Chico Xavier?

Por reconhecer o papel fundamental do médium Chico Xavier na popularização dos princípios doutrinários e seu atributo de grande comunicador espírita, um grupo bauruense resolveu dar seu nome a um empreendimento voltado primordialmente à difusão do Espiritismo, como uma maneira de homenageá-lo.  
Quando a Associação foi fundada? E por quê?
Ela foi fundada em 8 de junho de 2005, com o nome de ASSOCIAÇÃO CHICO XAVIER PARA DIVULGAÇÃO ESPÍRITA, tendo como meta a utilização dos meios de comunicação social (rádio, TV, internet) para a propagação dos princípios espíritas e de outros valores morais, como forma de colaborar na formação ética, cultural e religiosa da coletividade. Superada a fase inicial de constituição da associação perante os órgãos competentes e de implantação de uma estrutura mínima de funcionamento, a Associação vem-se preparando para produzir programas para a televisão e internet. 
Fale-nos da parceria entre a Associação e Instituto Cairbar Schutel. Como surgiu?
Para a concretização dos seus planos de ação na área da divulgação espírita, a Associação Chico Xavier firmou parceria com o Instituto Cairbar Schutel editando em conjunto o jornal Tribuna do Espiritismo, cujos objetivos são os mesmos. Foi uma forma de fortalecer ambas as instituições. 
O que é a Banca do Chico?
É uma banca de livros espíritas dentro da Feira Livre de Bauru, com média de venda de 80 livros por domingo, a um público leigo, com pleno êxito na disseminação dos ensinos espíritas junto ao grande público. 
A Associação tem sede própria?
Sim, mas ela está em fase de acabamento. No momento estamos construindo um espaço para as gravações de programas espíritas na própria sede. 
Nesses anos de existência da Associação, qual a maior experiência acumulada?
Nestes nove anos de existência da Associação Chico Xavier, passamos por diversas fases e notamos que houve uma evolução muito grande nos meios de comunicação. Eu diria que estamos vivendo uma época de revolução e a internet está-nos obrigando a rever formas e conceitos de divulgação, porque vem ela cada vez mais ganhando espaço. Aproveitando as experiências com nossos erros e acertos na gravação de programas e palestras, estamos trabalhando na criação de um Polo de produção de programas espíritas em várias cidades e para isto estamos convidando pessoas das mais variadas cidades que queiram se engajar neste trabalho. Assim trocaremos experiências e desenvolveremos em conjunto projetos de criação na área da Televisão, Internet e Jornal. 
Quais as repercussões sentidas da parceria com o Instituto Cairbar Schutel na edição e distribuição do jornal Tribuna do Espiritismo?
Está sendo muito gratificante somar forças com o Instituto no fortalecimento da divulgação espírita. Estamos contentes com o trabalho e principalmente com as manifestações de apoio e incentivo na continuidade deste trabalho. A parceria ainda vai produzir muitos frutos. 
Como última pergunta, quanto aos projetos de sede própria e programação de futuras atividades, qual a maior necessidade e como possíveis parceiros podem auxiliar?
Temos os seguintes projetos em andamento: construção do estúdio (produção de programas), Banca do Chico (livros espíritas usados), Curso de Espiritismo a Distância (a ser brevemente lançado no site), E a vida continua... (Finados no Cemitério), Feira do Livro Espírita, Jornal Tribuna do Espiritismo. O que precisamos: apoio financeiro para aquisição de livros, confeccionar mensagens e apostilas dos cursos, gravação de programas. Quanto ao material: equipamentos de filmagens e estúdio. 
Há uma conta bancária em que os colaboradores possam depositar sua contribuição?
Sim. Eis a conta da Associação em que os depósitos podem ser feitos: Banco: 104 – Caixa Econômica Federal, agência 4210 conta 003.359-7.

Para contato e mais informações sobre nossos projetos, eis nossos endereços:
tel. (14) 3241-1857 - e-mail: contato@associacaochicoxavier.com.br 

Fonte: Retirado de O Consolador uma Revista de Divulgação da Doutrina Espírita


Nenhum comentário:

Postar um comentário