sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

MINISTÉRIO PÚBLICO


       Na área dos direitos sociais, há na estrutura do MP a Procuradoria Federal dos direitos do Cidadão (PFDC), que atua apoiando as Procuradorias Regionais dos Direitos dos Cidadãos (PRDC) na defesa  dos direitos. Na área da saúde, a atuação da PFDC se dá por meio de: instaraução de procedimento  administrativo, expedição de notificação a autoridade,requisição de informações, expedição de recomendações, celebração de Termos de Ajustamento  de Conduta (TACs), realização de audiências públicas e participação em grupos interinstitucionais , além do diálogo e interlocução direta com parlamentares, representantes da sociedade civil e demais setores interessados.  Mais informações  estão disponíveis em http://pfdc.pgr.mpf.mp.br/temas-de-atuacao/saude.
        Nos estados, o ministério público estadual (MPE)  têm entre suas principais atribuições ajuizar ação penal pública e exigir dos gestores públicos e dos serviços o cumprimento dos direitos citados pela Constituição Federal. Pode ser acionado  em caso de descumprimento,por parte dos gestores locais de saúde, da legislação relacionada ao SUS, ao financiamento da saúde ou aos conselhos de saúde.
        A representação  dos MP mais próxima dos municípios são as promotorias. Em muitos municípios, o Ministério Público tem sido o principal  parceiro do conselho de saúde para fazer valer suas atribuições previstas na lei e tam bem para garantir que os gestores locais  cumpram a legislação relacionada a saúde municipal. No endereço http://www.cnmp.mp.br/portal/comites/94institucional/ministério-público/134-confira-onde-encontrar-o-ministério-público-nos-estados é possível encontrar os endereços e sites de todos os MPE.
 ( Orientações para conselheiros de saúde Página 89- 2ª edição -  TCU TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO).


Nenhum comentário:

Postar um comentário