quarta-feira, 13 de novembro de 2013

VEJA NO BOLETIM ELETRÔNICO DO SINTSEP DESTA SEMANA (12/11/2013):

  Dia 30 de novembro - Festa do Servidor Público!!!!
Nossa festa vem aí e os convites já estão à disposição dos associados na sede do SINTSEP (Casa do Trabalhador/Calhau), no horário comercial: segunda à sexta, de 8:30 às 18:00 h.
Vá buscar o seu convite e divirta-se. A festa é sua!


DIA 20 DE NOVEMBRO - QUARTA-FEIRA - MANIFESTAÇÃO DOS SERVIDORES DA SAÚDE. VEM PRA RUA!
O SINTSEP CONVOCA OS SERVIDORES DA SAÚDE PARA PROTESTAR MAIS UMA VEZ CONTRA A RETIRADA DA GRATIFICAÇÃO DO SUS.
VAMOS PARA A RUA, DENUNCIAR A INJUS-TIÇA E O DESCASO COM QUEM FAZ A SAÚDE! TODOS EM MARCHA PELA MANUTENÇÃO DA GRATIFICAÇÃO DO SUS. POR JUSTIÇA E DIGNI-DADE! DIA 20 DE NOVEMBRO (QUARTA). CON-CENTRAÇÃO ÀS 8 HORAS, NA BIBLIOTECA PÚBLICA/PRAÇA DEODORO.

Reunião dos Servidores da Saúde decide por nova manifestação:
pela manutenção da gratificação do SUS
No dia 06 de novembro, o SINTSEP/MA convocou mais uma reunião dos servidores da saúde para discutir a retirada da gratificação do SUS pelo Governo do Estado e a ação da categoria contra esse desmando.
O presidente do Sindicato, Cleinaldo Lopes, iniciou fazendo um resgate das ações já desenvolvidas: a reunião anterior dos servidores, a manifestação de 24 de outubro, a reunião com o secretário adjunto Dr. Márcio Leite (já como resultado da manifestação), dentre outros pontos. Os informes foram complementados por Jucelina Vale, diretora financeira do SINTSEP/MA, que também frisou a importância de continuar a mobilização dos servidores, tornando-a cada dia mais forte, uma vez que ninguém tem dúvida que a decisão é política mesmo.
Os dirigentes sindicais compartilharam com os presentes os argumentos da secretaria, que primeiro tentou justificar a retirada da gratificação, a partir de uma ação do Ministério Público, provocada pelo então deputado Julião Amim a partir de denúncias de que haviam irregularidades no pagamento da gratificação. Depois, apresentou um parecer do Ministério da Saúde, que só diz respeito a servidores federais. E, por fim, alegou que os ganhos salariais obtidos com a implantação do Plano Geral de Cargos e Salários compensavam a retirada da gratificação. Os representantes sindicais (SINTSEP-MA; SINTSPREV-MA e CUT-MA) contra argumentaram, refutando todos os pontos, e solicitaram que a gratificação continuasse sendo paga pelo menos até que se esgotassem todas as negociações. O secretário adjunto, então, comprometeu-se a levar as argumentações para o secretário Ricardo Murad e a pautar o assunto no Conselho Estadual de Saúde.
No entanto, o assunto não foi pautado no Conselho, uma vez que o secretário adjunto nem compareceu a reunião. E até agora, a secretária de saúde não agendou com os dirigentes sindicais para dar continuidade às negociações, conforme tinha sido indicado na reunião com Dr. Márcio Leite.
Por tudo isso, fica muito claro que só vamos reverter esse quadro com mobilização de verdade e crescente, lutando em várias frentes. Então,  ficou deliberado na reunião:
-  Organizar nova manifestação, dia 20 de novembro (quarta-feira), com concentração a partir de 8 horas, na Biblioteca Pública, Praça Deodoro, com grande mobilização e busca de todos os parceiros possíveis para reforçar nossa luta;
 -  Paralelo a isso, o Sindicato irá: tentar agendar nova reunião com os gestores estaduais; investigar situação real do pagamento da gratificação do SUS hoje (quem ainda está recebendo, quem não está, etc.); levantar irregularidades na saúde (com provas) para fazer as denúncias cabíveis; buscar todos os caminhos possíveis (ações na justiça, pauta nos conselhos estadual e nacional de saúde, dentre outros).
O Sindicato já está fazendo sua parte. Cada companheiro e companheira precisa fazer a sua. Participe da Manifestação e mobilize outros colegas. Repasse informações ao Sindicato. Fique atento(a), mobilizado(a) e forte!

SINTSEP RESPONDE À NOTA DA SECRETARIA DE SAÚDE
Restabelecendo a verdade, reivindicando justiça!
O Governo do Estado do Maranhão insiste em retirar a gratificação de produtividade do SUS dos servidores do quadro da Secretaria de Estado da Saúde, lotados nas unidades e redes de saúde em todo Maranhão.
Assim, toma uma medida injusta e arbitrária, comprovando, mais uma vez, o descaso que nutre por quem faz a saúde pública, serviço penoso e essencial que por si só explica e justifica a gratificação que os servidores recebiam.
Não bastasse, o Governo ainda tenta justificar sua decisão, alegando o ganho real no vencimento obtido pelos servidores do Estado após a implantação do Plano Geral de Carreiras e Cargos – PGCE.
Acontece que o PGCE é um Plano geral para os servidores públicos do Estado, conquistado duramente pela categoria, que há muitos anos luta por uma política de valorização do servidor e por um plano que minimizasse as defasagens e garantisse, de fato, uma carreira decente para quem faz o serviço público. Todo e qualquer incremento relativo ao PGCE é oriundo do tesouro estadual.
Enquanto isso, a Gratificação de Desempenho ou Gratificação do SUS é custeada com recurso oriundo do governo federal, via Ministério da Saúde, vinculado ao SUS. E existe especificamente para valorizar o servidor da saúde, que garante atendimento à população e se dedica a um serviço penoso e essencial.
Em síntese, uma coisa não tem nada a ver com a outra. O Governo, depois que explorou bastante na mídia a implantação do PGCE, quer agora tirar com a outra mão parte do seu investimento.
Em recente nota, o Secretário de Saúde do Estado tentou explicar (sem sequer admitir) seu ato, alegando que ‘‘não existe uma gratificação SUS compulsória...o que existe é uma política de gratificações reguladas pelo gestor, paga pelos recursos que compõem o orçamento total da secretaria...’’, portanto o ‘‘gestor’’ tira quando quiser (queria dizer o secretário em outras palavras). Mas esqueceu de contar ou precisar fatos essenciais. Vejamos:
1. A Gratificação de Incentivo ao Desempenho ou SUS, é paga com recursos de origem federal, é dinheiro do SUS;
2. A Gratificação vem sendo paga sem critérios legais, ou seja, como o Governo bem entende porque o ‘‘gestor’’ nunca criou a Comissão de Elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários específico para servidores da saúde, no âmbito do serviço público estadual, conforme exigência do Art.4, Inc.VI, da Lei 8.142/1990, que deveria estabelecer normas regulamentando a política de remuneração e gratificação dos servidores da saúde;
3. A Gratificação não está claramente regulamentada, garantindo transparência e justiça na sua aplicação, porque os gestores, deliberadamente, só cumprem as leis quando estas lhes interessam. Na prática, todos sabemos, que os recursos do SUS são tratados como uma caixa preta.
Nós, servidores da saúde pública do Maranhão, queremos justiça, respeito, dignidade e valorização. Queremos a permanência do pagamento da Gratificação do SUS e que ela seja regulada por Lei Estadual.
Por tudo isso, vamos novamente para a rua, denunciar, protestar e reivindicar o que é nosso direito.
Marcha por Justiça e Dignidade para quem faz a saúde pública no Maranhão - Dia 20 de novembro (quarta-feira), a partir das 8 horas, com concentração na Biblioteca Pública - Praça Deodoro.

Nós fizemos bonito no dia 24 de outubro, na Manifestação pela Manutenção da Gratificação do SUS. No dia 20 de novembro, vamos fazer muito mais. Juntos e Fortes!

E não esqueça: dia 30 de novembro - Festa do Servidor Público!!!!

Abraço.

Anteciosamente,

CLEINALDO LOPES
Presidente Sintsep - MA
Av. Prof. Carlos Cunha, s/n - Sala 14 - Anexo II - Térreo - Santa Eulalia - Casa do Trabalhador
Cep: 65 074 220 São Luis - MA
((98) 3236-5873
((98) 8883-0075 / 8135-8232

logo email       bil email





--
Anteciosamente,

CLEINALDO LOPES
Presidente
Sintsep - MA
Av. Prof. Carlos Cunha, s/n - Sala 14 - Anexo II - Térreo - Santa Eulalia - Casa do Trabalhador
Cep: 65 074 220 São Luis - MA
((98) 3236-5873
((98) 8883-0075 / 8135-8232

Nenhum comentário:

Postar um comentário