quinta-feira, 19 de março de 2015

“André Fernandes, Narciso Daviz e seus amigos foram os pioneiros do movimento espírita de Loanda”

Entrevista Espanhol Inglês    
Ano 8 - N° 405 - 15 de Março de 2015
ORSON PETER CARRARA
orsonpeter92@gmail.com
Matão, SP (Brasil)
 
 
Adilson Valdir Baronceli: 
O confrade fala sobre a estrutura e as dificuldades de manter o Hospital Psiquiátrico Nosso Lar, da cidade paranaense de Loanda
 
Adilson Valdir Baronceli (foto), espírita de nascimento, natural de Loanda (PR), cidade onde também reside, é engenheiro agrônomo e empresário. No meio espírita, atua no Centro Espírita Nosso Lar, como Diretor do Departamento de Divulgação e também como presidente do Albergue Noturno Nosso Lar, que tem como depar-
tamento o Hospital Psiquiátrico Nosso Lar. 

Nesta entrevista, Baronceli nos fala sobre o movimento espírita na cidade e sobre a árdua luta para manutenção do Hospital. 
Situe, para conhecimento do leitor, a cidade de Loanda em seus aspectos demográfico, geográfico, social e econômico. 
Loanda é um município do estado do Paraná. Sua população estimada em 2014 é de 22.448 habitantes. A cidade é polo nacional na fabricação de torneiras e uma das cidades mais importantes na região do extremo noroeste paranaense. 
Quem foram os pioneiros do movimento espírita na cidade? E como surgiu o primeiro centro espírita? 
Em 1950, André Fernandes e família deixaram uma próspera propriedade de café em Rolândia, adquirindo uma gleba de terras que, na época, pertencia ao município de Paranavaí (PR). Junto a agregados, formou a Fazenda Belo Horizonte, sendo assim um dos fundadores de Loanda (PR). Foi também um dos fundadores, juntamente com Narciso Daviz, das obras "Nosso Lar" em Loanda, que compreendem: Centro Espírita Nosso Lar em 1953, Albergue Noturno Nosso Lar em 1967, e o Hospital Psiquiátrico Nosso Lar em 1970, instituições que, sem dúvida, vêm prestando relevantes atendimentos sociais.
Não podemos deixar de mencionar o Sr. Pedro Leiva Andreo, hoje com 82 anos, que teve grande importância nas obras “Nosso Lar”. André Fernandes desencarnou com 81 anos de idade, no dia 7 de junho de 1974, e teve sua existência sempre na luta, na seara do Bem. Não há na cidade outro centro espírita. 
Como e quando surgiu o Hospital Psiquiátrico?  
A ideia de formar um Hospital Psiquiátrico em Loanda surgiu de uma pessoa simpatizante da Doutrina Espírita, o médico, clínico geral, Dr. Ugo Accorsi, que foi por várias vezes prefeito da cidade. Ao participar da fundação do Albergue Noturno Nosso Lar, juntamente com representantes espíritas da região e de Curitiba, sugeriu que no futuro próximo se transformasse o Albergue em Hospital Psiquiátrico. A proposta foi levada pelo presidente Narciso Daviz à diretoria e aprovada. Vale dizer que Albergue e Hospital fazem parte do Movimento Espírita de Loanda. O Hospital é um departamento do Albergue Noturno Nosso Lar, que tem personalidade jurídica e independente do Centro. Atende dependentes de álcool, drogas e psicóticos, com idade acima de 18 anos. 
De suas experiências e lembranças do trabalho espírita na cidade há algo marcante que gostaria de relatar?  
Vários momentos nos marcaram, como a criação da Casa da Sopa André Fernandes em 1977 e outras, mas tenho que registrar a lembrança do meu bisavô André Fernandes (pioneiro) dando aula de Evangelização da qual participava. 
Quais as principais dificuldades enfrentadas atualmente pelo Hospital? 
A principal é financeira. As diárias pagas pelo SUS – Sistema Único de Saúde – não cobrem os custos da instituição. Lembro que os serviços ofertados pelo Hospital são: psiquiatria, psicologia, terapia ocupacional, farmácia, enfermeiros 24 horas, nutricionista, além do serviço de apoio: limpeza, manutenção, cozinheiras, lavanderias, vigias e 5 refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia). Os medicamentos prescritos e administrados são incluídos no serviço. O SUS tem coberto apenas 50% das despesas. Os outros 50% vêm de ajuda do Governo do Estado do Paraná, Prefeituras, campanhas e doações para a conta fechar. Já quase fechamos várias vezes por falta de recursos, pois faz mais de uma década que não há alteração das diárias pagas pelo SUS. 
Quantos internos e quantos funcionários há no Hospital?  
Atendemos atualmente com 48 leitos. Quando foi construído, o Hospital tinha convênio com a Fundação Caetano Munhoz da Rocha e contava com 36 leitos. Temos 43 funcionários.  
O Hospital paga aluguel? 
Não. Ele tem sede própria. 
Como se realiza a integração da Casa Espírita com suas atividades e o trabalho do Hospital?  
O tratamento espiritual é feito duas vezes por semana, compreendendo a explanação do Evangelho, passes, água fluidificada e encaminhamento para reunião mediúnica dos casos mais complicados. Os trabalhadores do Centro Espírita Nosso Lar estão bem vinculados ao Hospital. 
Suas palavras finais. 
É uma honra poder participar como tarefeiro de uma obra tão importante como as Instituições “Nosso Lar” de Loanda. Desejamos apenas agradecer o apoio de tantos companheiros em nossa jornada evolutiva. A todos, o nosso muito obrigado. 
Fonte: Retirado de o Consolador uma Revista Semanal de Divulgação Espírita

Nenhum comentário:

Postar um comentário