domingo, 31 de maio de 2015

EMOCIONADO? ENVERGONHADO? DESPREPARADO? OU ACOVARDADO?



 Participei do movimento Cutista na condição de Diretor Executivo do SINTSEP  MA – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Maranhão – filiado a CUT - MA. Foi no dia Nacional de Paralisação que ocorreu em 29 de maio de 2015 na Praça Deodoro,  espaço  de  Manifestações  de Classes  Trabalhadoras.  Não sei como, percebeu  a Companheira Graça  de Caxias e me perguntou  se eu estava me sentindo mal,  eu respondi  de eu  está emocionado com as cores das bandeiras, das faixas, das camisetas,  das  batas e observando os discursos.  Percebi  desconforto  na aposentada  a Senhora  Valdenize Abrahão Costa, por está ali sozinha e fui socorrê-la. Foto

Estava  próximo  dos companheiros Cutistas e diretores  do SINTSEP   todos  com batas  vermelhas da CUT aproveitando  as cadeiras que colocaram  para aposentados e idosos.  Nessa oportunidade  estava discursando  a Senhora Socorro e eu prontamente tirei  a foto dela. Nesse ínterim um Senhor  me chamou  para comentar e  disse: que a Senhora Socorro era sua colega  e ia ausentar-se  por  ela está  protestando só contra o Congresso  e não estava se referindo para  a Presidenta Dilma! Não é  ela a Dilma quem  sanciona as leis? Não é ela quem está concordando com tudo?
Eu respondi para ao Senhor  de ele não está agindo corretamente ao exigir que uma outra pessoa  usasse as palavras para dizer  o que pudesse agradá-lo.  Que ele solicitasse o espaço e o fizesse.  Ele não quis mais saber do assunto, despediu-se  e foi embora.  
Logo após a retirada do Senhor  foi chegando o Cleinaldo Lopes Presidente do SINTSEP e perguntou-me  se eu  já havia falado, eu respondi  de não está afinado  com o assunto  e por tais razões  não queria me manifestar.  Fomos para o almoço  e continuamos com o estudo de Grupo.  O assunto foi fantástico, referia-se  a dois momentos do sindicalismo:  primeira fase  iniciada em 1945/ 1979 quando o sindicato era mais parecido com um Departamento  do Estado  apelidado como “PELEGO”   e a outra fase chamou- se  de o Novo  Sindicalismo iniciada em 1979, culminou com a greve no ABC,  e demais categorias: bancários,  trabalhadores nos canaviais e outros.

Quando da apresentação  dos estudos dos grupos e eu fiz parte do terceiro  grupo  excitado  pelos  dois momentos:  o ato  público de paralisação nacional e os estudos  de grupos, eu pedi  aos companheiros a permissão para fazer o contraditório e o fiz afirmando  sobre o discurso cauteloso e temeroso  para  não atingir ao PT e a presidenta Dilma, oportunidade em  que pude desabafar sobre o silêncio  que me atormentava!  Disse: que o ato da Praça Deodoro lembrou-me das bandeiras vermelhas e brancas das lutas assistias pela televisão em épocas passadas antes dos anos 2002  que culminou com eleição do presidente Lula. 

Até ai a CUT  e o PT eram referências  de combates e das manifestações  nas Ruas das grandes metrópoles brasileiras. A eleição de Lula e isso foi o suficiente para  petistas  apoderarem-se dos cargos, ganharem dinheiro, comprarem carros novos e vestirem camisas de seda. Prezados  petistas  que diziam que a CUT  e seus Sindicatos afiliados eram organização dos trabalhadores e o PT era o partido político calaram-se. Sim! Entretanto dizer que os membros da CUT  e do PT  eram as mesmas pessoas e, portanto  não tiveram a coragem sequer  de discutir o incômodo causava ir para as ruas protestar  contra medidas  que contrariavam os interesses dos trabalhadores.

Enquanto o PT pode e fez  mudanças  que propiciaram avanços sociais, foi tudo muito bem.  A partir de quando não foi mais possível  agradar gregos e troianos e se não bastasse o PSDB  na oposição! São fatos.  Presidenta Dilma a deparar-se  com  os escândalos  das corrupções somados com crises  capitalistas internacionais...  O seu mais poderoso aliado  de base  o Partido Político do PMDB  o transformou  tanto o PT  como  a Presidenta Dilma  em refém!

E, agora?  Como vai se posicionar  a CUT  e seus  sindicatos Cutistas, que não conseguem  mobilizar   ou ainda temem  que membros partidários  e sindicais possam  cobrar não apenas do congresso mais também da presidenta Dilma,  porque  as medidas provisórias  são  editadas pelo executivo? A CUT e seus  sindicatos  vão comprovar suas independências  ou vai ficar como  diz o Pai nosso?  Assim como foi no princípio será no fim!  Porque é assim que eu estou percebendo na postura sindical Cutista, seja talvez,  a volta do pelegoismo. Eu estou enganado? 

 Portanto,  prezados leitores  para concluir,  e explicar  o momento  em que Graça  perguntou-me se estava sentindo alguma coisa, tenho a dizer:  de que estava emocionado, envergonhado pela quantidade de pessoas encontravam-se no evento, por estar  despreparado para o assunto até porque  não fui convidado com antecedência, e acovardei-me quando pelo menos  não usei  da palavra para dizer das mágoas tenho da conduta  da justiça e do Estado Brasileiro! Abraços fraternais.

Reinaldo Cantanhêde Lima é Aposentado do Serviço Público Estadual, Sindicalista, Autodidata e Mobilizador Social.  Blog www.reinaldocantanhede.blogspot.com  E-mail reinaldo.lima01@oi.com.br  - Facebook  Reinaldo Cantanhêde Lima Cantanhêde Lima




Nenhum comentário:

Postar um comentário