segunda-feira, 1 de junho de 2015

" É FUNDAMENTAL ESTUDAR ANTES DE PARTICIPAR DE QUALQUER PRÁTICA MEDIÚNICA"

Entrevista Espanhol Inglês    
Ano 9 - N° 416 - 31 de Maio de 2015
ORSON PETER CARRARA
orsonpeter92@gmail.com
Matão, SP (Brasil)
 
 
Diógenes Dassan Feijó: 
O jovem dirigente espírita paulista fala sobre sua iniciação no Espiritismo e a importância do estudo na vida do espírita
que pretende ser útil ao próximo
 
 
Diógenes Dassan Feijó (foto), natural de São José do Rio Pardo (SP), onde reside, é o atual vice-presidente da Associação Espírita Bezerra de Menezes, de sua cidade. Espírita há apenas dois anos, atua profissionalmente na área de software. Na presente entrevista ele nos fala sobre sua iniciação no Espiritismo e diz, entre outros assun-
tos, como se desenvolve o movimento espírita em sua cidade. 

Como o amigo se tornou espírita e quando?
 
Desde a minha adolescência tive contatos com a doutrina indiretamente através de familiares e especialmente do meu pai, através de livros e comentários. Minha irmã também é médium ostensiva e desde pequena relatava as coisas que via e ouvia. Isso também despertava meu interesse. Cresci na cultura católica, fui batizado, fiz o catecismo, o sacramento da Crisma, mas não encontrava respostas, especialmente para os assuntos pertinentes à morte quando a mesma visitava pessoas próximas. Entre idas e vindas em várias instituições da minha cidade e lendo a esmo obras espíritas aleatórias durante muito tempo foi que decidi estudar a sério a doutrina e comecei um curso na atual instituição, à qual me vinculei há mais ou menos um ano e meio. 
Como ocorreu sua vinculação com a Associação Espírita Bezerra de Menezes? 
Já a havia visitado esporadicamente com a minha mãe em dias de palestras, e foi em uma dessas palestras que o dirigente anunciou que começariam os cursos de iniciação ao Espiritismo. Isso se uniu à minha ânsia de aprender no momento e foi então que comecei a estudar. Desde então fiquei a par das atividades da casa e fui muito bem recebido e incentivado a participar, sempre recebendo auxílio dos mais experientes e criando novos laços de amizade dentro da casa. 
Quando foi fundada a instituição? E qual o principal perfil de suas atividades? 
Foi fundada em 11 de julho de 1988 pelo amigo Ismael Batista da Silva, que agora atua em outra casa em Guaxupé (MG). Nossa instituição preza fundamentalmente o estudo da doutrina espírita, o auxílio fraterno e atividades sociais assistencialistas a crianças, jovens e adultos carentes tanto de apoio material como espiritual. 
A cidade conta com quantas instituições espíritas? Qual a pioneira?
A cidade conta atualmente com 10 instituições espíritas e alguns grupos de estudos familiares. A pioneira é o Centro Espírita André Luiz, fundado em 28/4/1931. Inicialmente criada como Sociedade Espírita São Paulo, depois passando a ser Sociedade Beneficente Paulo de Tarso e por fim Centro Espírita André Luiz, funcionava no porão do atual Asilo Lar de Jesus. 
Como é o movimento espírita na cidade? 
O movimento espírita na cidade foca principalmente no auxílio espiritual com atendimentos, estudos e palestras. À parte dos eventos de cada instituição, temos um evento municipal, o Dia Municipal Espírita, no qual as instituições se reúnem para celebrar. Ainda urgimos nos unir e trabalhar em conjunto, sanando as necessidades mútuas em prol da expansão e abrangência do movimento, alcançando cada vez mais pessoas e lhes mostrando esta doutrina libertadora. Como disse nosso benfeitor Bezerra de Menezes: "Solidários, seremos união. Separados uns dos outros, seremos pontos de vista". 
Qual o caráter da Doutrina Espírita que mais lhe chama a atenção?  
Para mim é o seu caráter consolador e sua sensatez na abordagem dos mais diversos assuntos. Diferente de outras doutrinas e religiões com que tive contato, e até mesmo na ciência, não havia encontrado nada que fizesse mais sentido às minhas dúvidas. E quanto mais estudo, mais tudo vai fazendo sentido. 
Qual é sua percepção do movimento espírita nacional atual? 
Com a eclosão dos meios de comunicação, principalmente a internet, o movimento espírita tem finalmente a chance de se fortalecer. Mesmo com muito material e informações disponíveis das mais variadas formas, sinto falta de uma maior atenção e apoio dos grandes núcleos aos pequenos núcleos, seja fornecendo sugestões, experiências, trabalhos e programas de apoio de que necessitem para suas atividades. Seria fundamental criarmos uma união fraterna entre os mais diversos grupos para o fortalecimento, aprimoramento e crescimento das instituições. 
Quanto ao seu entusiasmo pela divulgação espírita, que é que mais o estimula? 
A Doutrina Espírita chegou até mim, desde o seu primórdio, pelo esforço de muitas pessoas que a enxergam como essencial à nossa evolução, levantando o véu do antes sobrenatural e trazendo luz ao caminho de muitos. Creio ser também meu dever divulgá-la, fazer minha parte, estudando cada vez mais para poder retribuir, mesmo que muito pouco, o muito que recebi através dela. 
Algo marcante que gostaria de destacar? 
Um fato marcante que me ocorreu ainda jovem (10 anos) foi quando minha mãe me levou a uma reunião mediúnica na casa de uma tia minha. Até então não tinha conhecimento algum sobre Espiritismo. Foram muitos gritos, pancadas e lamentos durante a reunião e lembro que morri de medo e fiquei um pouco traumatizado por algum tempo, até resolver encarar e estudar o que havia acontecido. Por isso é sempre recomendado muito estudo antes de qualquer prática mediúnica nas casas espíritas, pois temos que entender o que se passa e como podemos auxiliar ou ser auxiliados. 
Suas palavras finais. 
Agradeço a oportunidade desta entrevista, em que pude compartilhar um pouco da minha experiência com a Doutrina Espírita e espero que possa ser útil aos amigos leitores. Que Deus, Jesus e os bons Espíritos nos iluminem sempre.
Fonte: O Consolador Revista Semanal de Divulgação Espírita

Nenhum comentário:

Postar um comentário