sábado, 6 de junho de 2015

"COMO COMBATER A VIOLÊNCIA"???

Como combater a violência???


A violência em nossos dias alcançou níveis assustadores. As pessoas, de um modo geral, sentem-se inseguras a ponto de transformarem seus lares em fortalezas, ou como alguns dizem, prisão domiciliar; são impedidas de usufruir o direito de ir e vir livremente.

É um fenômeno crescente inclusive nos pequenos centros urbanos. Não há lugar totalmente imune ao processo de violência humana, isso porque ela tem várias facetas. A sociedade está perplexa e não sabe como se comportar diante desta realidade incômoda. Não é uma questão de pessimismo; é um fato que precisa ser enfrentado com seriedade.

A violência não é tão somente um problema de segurança pública, da polícia, da justiça, ou da ausência de ações políticas dos nossos governantes como afirmam alguns. A sociedade tem sua parcela de responsabilidade. É uma situação ampla e complexa, que precisa ser discutida com participação de todos segmentos sociais.

É importante haver reflexões profundas sobre o tema e a história pode contribuir muito para se fazer um diagnóstico correto. Importa também,  eliminar a idéia simplista, na qual a pobreza produz violência; a pobreza é apenas uma das causas.

De fato, existem vários componentes que precisam ser identificados e uma das melhores formas seria um pacto social, onde o poder público, especialistas, pesquisadores, estudiosos e sociedade pudessem canalizar inteligência e recursos para combater um dos grandes males da humanidade.

Quando se fala em equacionar a violência como comportamento humano, parece ser simples porque não depende apenas de causas exteriores. Num primeiro momento, não se pode resolvê-la sem encontrar uma solução para a família.

A modernidade conseguiu fragmentar a célula mãe da sociedade e se não houver uma revitalização da instituição família, é praticamente impossível implementar qualquer medida saneadora.

Outro segmento a ser revitalizado é a escola porque ela pode auxiliar a família na disseminação da solidariedade, da fraternidade, da convivência e aceitação das diferenças.

Essas instituições têm a maior responsabilidade na formação comportamental do indivíduo; nelas se descobrem os limites que precisam ser respeitados, o sentido da solidariedade e o amor são experimentados. Se elas estiverem sem credibilidade, inicia-se o processo de desagregação  social.

A violência resulta da desintegração da sociedade que, por sua vez, ocorre porque não existe respeito humano. O combate à violência é muitas vezes ineficiente por causa do método utilizado. Normalmente usa-se a violência para combatê-la.

Disse um especialista em cultura da paz, que se a sociedade se mobilizasse em busca da paz do mesmo modo como se mobiliza para a guerra, seria facílimo extinguir a violência humana. Eis aí uma das sugestões: Cultura da Paz.

Como se cultiva a paz? Eliminando qualquer tipo de violência. A maneira de falar; o timbre da voz; um sorriso autêntico; atitudes pacíficas, reações faciais, tudo isso pode exprimir a cultura da paz. Um simples bom dia é  suficiente para transmitir paz. Repetir no pensamento todas as expressões e imagens que possam produzir calma, tranqüilidade, tolerância, respeito, amizade e perdão porque fazem muito bem ao corpo e à alma.

Desejar o melhor para si e para os outros. Amar sem medida, pois somente por amor pode-se alcançar vida plena. Este é o grande projeto de Cristo: “que todos tenham vida e vida em abundância”. A violência consegue contrariar tudo que Ele nos ensinou. Se o mundo pudesse amar como Ele amou, certamente a paz reinaria.

Será possível amar os inimigos da paz? Fazer o bem a quem não aprendeu amar? Como eliminar o ódio da consciência humana? Somente com muito amor pode-se responder afirmativamente estas perguntas.
AUTORA:                                                                                                                                                                 SILVANIA ALVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário