domingo, 17 de abril de 2011

COMO RECONSTRUIR A CÉLULA MÁTER?

É sobre a campanha anti-drogas intitulada, quanto custa um filho? Que hoje vou falar! É da campanha anti - drogas que está dividida em duas partes: a primeira parte é a prevenção. E, como fazer a prevenção ao uso e abuso de drogas? Quando Içami Tiba, em seu livro, Juventude Anjos Caídos, diz! Quem é feliz não usa drogas!!!
Como fazer a prevenção ao uso e abuso de drogas? Quando Gottmam e De Claire, em sua pesquisa científica realizada em Illinois, com 56 casais identificaram quatro tipos de pais: Simplistas; Laissz-Faire, Desaprovadores e Preparadores Emocionais. Os Simplistas, Laissz-Faire e Desaprovadores, seus filhos eram agressivos, com os pais, na escola, na comunidade, usavam drogas e eram violentos, induzidos por equívocos de educações familiares. Eram apenas equívocos! Foram equívocos!!!
Entretanto, os filhos de pais Preparadores Emocionais eram saldáveis, relacionavam-se bem na família, na escola, na comunidade e conseguiam bons desempenhos nos estudos da leitura e da matemática
Como fazer a prevenção para debelar a agressividade, a indisciplina, a violência doméstica, o desinteresse pelo estudo, quando o preparo emocional do indivíduo é destruído pelos nossos hábitos culturais? Hábitos culturais que os fizeram versos! Quem come do meu pirão, apanha do meu cinturão!
É verdade que no passado foi assim. E, muitos acham que era uma boa época! Se o passado tivesse feito uma boa construção, a família ainda era uma célula máter, nunca uma instituição falida. Como reconstruir uma sociedade para vivermos em família célula máter? Como o pai da família pode recuperar o seu poder para baixar o Decreto familiar nos tempos pós-moderno? Foi aí, que pensou - se na possibilidade da elaboração de uma política de Educação Familiar.
E, ainda não está claro para à população, o porque e o significado da política de Educação Familiar. Quando o objetivo específico, é identificar, quantificar, famílias com desajustes a ponto de carecer intervenção do Estado para oferecer palestras e minicursos voltados para a melhoria, no relacional familiar comunitário e social, na busca da felicidade! O conteúdo proposto é: Responsabilidade Familiar; Relacionamento Conjugal; Psicologia da Infância, da Adolescência, Relacionamento de Pai e Mãe com filhos e vice versa; Cidadania e Visão Empreendedora. É um tratamento Familiar. A custo quase zero!
O que estamos propondo, já foi sugerido em evento com a participação de 4.700 participantes ver quesito 146 da 13ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília em 2009, destinados a promover a inserção social dos beneficiários do Bolsa Família e, contido na página 42 do l eixo- Desafio para a Efetivação do Direito Humano à Saúde no Século XXl: Estado Sociedade e Padrões de Desenvolvimento, publicado no Relatório Final.
Vamos finalizar com a parte – dois, que é lutar, pela implantação do CAPS ad. ll – trata exclusiva mente dos dependentes de álcool e outras drogas é um programa do governo federal. Implanta-se em municípios com 70.000 habitantes e mais, razão do requerimento e da implantação destas mencionadas políticas, sejam regional, para atender Rosário e outros municípios menores.
Drogas provocam doenças que matam os usuários, que adoecem os familiares e que ferem até de morte qualquer quer seja a pessoa! As armas sempre estiveram em nossas mãos! Somos responsáveis pelo bem e pelo mal. O governo sempre atendeu as aspirações populares. Com carnaval, com futebol, com festivais juninos, com pão e com circo!!! O poder emana do povo. Você decide. Nós decidimos, a nossa parte estamos fazendo!!!

Reinaldo Cantanhêde Lima, funcionário público estadual, Diretor do SINTSEP, Autodidata, Educador Alternativo e Mobilizador Social Blog: www.reinaldocantanhede.blogspot.com Email: reinaldo.lima01@oi.com.br.
Apoio: SINTSEP – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário