A morte e os seus mistérios
Ernesto
Bozzano
Parte
2
Damos sequência ao estudo do clássico A
morte e os seus mistérios, de Ernesto Bozzano, conforme tradução de
Francisco Klörs Werneck. O estudo será aqui apresentado em 24 partes.
Nossa expectativa é que ele sirva para o leitor como uma forma de iniciação aos
chamados Clássicos do Espiritismo.
Cada parte do estudo compõe-se de:
a) questões preliminares;
b) texto para leitura.
As respostas às questões propostas encontram-se no
final do texto abaixo.
Questões preliminares
A. A transfiguração pode levar à transformação da
tonalidade vocal?
B. O fenômeno de transfiguração pode estar
associado a um fenômeno de efeitos intelectuais?
C. Em relação ao médium Daniel Dunglas Home,
Bozzano cita dois fenômenos pouco conhecidos. Quais são esses fenômenos?
Texto para leitura
15. O Caso 2 foi extraído do seguinte
episódio do livro The wisdom of the gods (A sabedoria dos
deuses), de H. Dennis Bradley, que teve ocasião de observar duas vezes, com a
médium Sra. Scales, o fenômeno de "transfiguração" por contração e
adaptação dos músculos do rosto, fenômeno que, nos limites indicados, se mostra
sobretudo frequente nos médiuns de "possessão ou incorporação".
16. Eis o seu relato: "Ela (Cloé, o
Espírito-guia, uma jovem índia) disse que ‘Annie’ hesitava em manifestar-se de
uma forma em que não se manifestara antes. Não ousava ocupar o corpo do médium
e não sabia se seria capaz de controlar e utilizar-se do seu organismo.
Eventualmente, foi levada a tentar a experiência. O médium caiu sentado na
cadeira e nós esperamos dois minutos. A Sra. Scales é uma mulher baixa e gorda.
O tom de sua pronúncia, para ser delicado, é o vulgar. Seu rosto é o que se
pode dizer agradável e comum. Gradualmente, a expressão do rosto do médium se
foi mudando completamente. Era uma ‘transfiguração’. Ao passo que o semblante
permanecia, os olhos e a expressão se tornavam belos. Não era uma alucinação.
Minhas faculdades de observação são tão argutas ou mesmo mais argutas do que
nunca, e eu devo lembrar que essa maravilhosa mudança foi vista não só por mim,
mas pela Sra. Sargeant e em plena luz. A princípio foi com grande dificuldade
que as primeiras poucas palavras foram articuladas, mas gradativamente a força
aumentou consideravelmente e o Espírito de minha irmã tornou-se capaz de
assumir completo controle dos órgãos do médium. Era minha irmã. Era seu
Espírito usando o organismo de outro corpo físico e falando a mim em sua
própria voz. Não me importo que os cépticos se riam disto, mas os que hão
estudado os fenômenos espíritas sabem e compreenderão. Eu já lhe falara em voz
independente, na presença de testemunhas célebres, em centenas de vezes.
Conheço sua personalidade, conheço seu espírito. A voz de ‘Annie’ possuía sua
antiga beleza, sua tonalidade era perfeitamente enunciada da forma que lhe era
peculiar quando neste planeta.”
17. Prosseguindo, o relato diz: “Nenhuma atriz viva
poderia simular essa maravilhosa personalidade. Ela conversou comigo acerca de
fatos íntimos de sua vida terrena... Durante a nossa maravilhosa palestra,
enquanto usava o organismo de outra pessoa, deu-me a mais íntima e excepcional
prova da sobrevivência. Nome após nome, fato após fato foram mencionados: minha
esposa, Pat, Dennis, tudo. Havia uma grande tragédia em sua vida, citada de
forma velada em Towards the stars. Essa tragédia, cujos detalhes
nunca foram publicados e que são apenas conhecidos de duas ou três pessoas
vivas, foi por ela referida... Na manhã seguinte, telefonei à Sra. Sargeant a
fim de fazer-lhe uma pergunta que esquecera. Pedi-lhe para descrever a voz que
ela passara a ouvir desde que minha irmã se incorporara no médium. Isto fiz
para afastar qualquer possível dúvida quanto ao tom ter sido produzido pela
minha imaginação. A Sra. Sargeant disse, descrevendo a voz da minha irmã, que o
seu falar era lento e a enunciação das palavras excepcionalmente suave e clara.
Essa era a voz característica de ‘Annie’, quando na Terra."
18. No episódio exposto, a
"transfiguração" do rosto se mostra menos desenvolvida que no Caso 1,
limitando-se a uma transformação da expressão animada de um semblante, mas em
compensação há a transformação da tonalidade vocal, com perfeita reprodução da
voz de uma defunta, transformação que representa um notabilíssimo fenômeno em
demonstração da realidade da incorporação mediúnica ocorrida. E, como uma
laringe não pode mudar de tom sem ter experimentado uma correspondente
contração muscular de adaptação, dever-se-á reconhecer que, no caso em apreço,
a "transfiguração" se verificou de modo especial sobre a laringe do
médium.
19. Observa-se a tal respeito que, na hipótese de
um real fenômeno de possessão mediúnica, dever-se-ia presumir que tais
processos de transformação temporária dos órgãos dos médiuns nos órgãos
homólogos do defunto comunicante são obra de um despertar automático daquela
misteriosa "força organizadora" que plasma os seres vivos,
"força organizadora" que, sendo uma faculdade do Espírito,
sobreviveria à morte do corpo e, em consequência, operaria nos casos análogos
aos expostos, determinando os fenômenos de transfiguração dos órgãos e dos
membros dos médiuns, sem que necessário fosse pressupor uma ação direta,
intencional, dos defuntos comunicantes. Ao mesmo tempo, os automatismos de tal
natureza, reprodutores da voz ou do rosto de um defunto, implicariam e
demonstrariam a realidade do fenômeno da possessão ou incorporação temporária,
no médium, do Espírito que se diz presente.
20. O Caso 3 foi colhido à Light e
quem o narra é o Dr. Ellis Powell, personalidade bastante conhecida no campo
das investigações metapsíquicas.
21. Eis o relato: "Há algumas semanas
achava-me em Preston, e tive ocasião de entrar em relação com a personalidade
mediúnica do ‘doutor Bancroft’, a qual se manifesta por intermédio do médium H.
B. Tyler, de Preston, e a forma por que se manifesta é o ‘transe’ do médium,
com transfiguração completa do rosto. O doutor Bancroft informou ter sido
médico de grande clientela e falecido no ano de 1837. Forneceu detalhes sobre
sua própria carreira terrena, os quais foram reconhecidos verdadeiros,
compulsando-se publicações médicas do período indicado. Havia quatro pessoas
presentes além do médium: minha mulher, minha irmã, minha mãe e eu. Não se
fizeram preparativos especiais. Sentamo-nos em semicírculo em torno do médium,
sem abaixar as persianas, de modo que o sol dardejava no quarto. Depois de
cerca de dez minutos de uma conversação de ordem geral, o médium deu sinais de
passar ao estado de ‘transe’ e com isto assistimos a um fenômeno
estupefaciente: no espaço de três ou quatro minutos seu rosto se transformou a
tal ponto que, se não houvesse assistido por inteiro ao processo de
transfiguração, observando-a de perto e em plena luz, não o teria mais
reconhecido pelo mesmo indivíduo. Ocorrido isto, o doutor Bancroft beijou as
mãos das três senhoras com estudada cortesia do século décimo oitavo, e logo
depois iniciou o seu trabalho de médico consultado.”
22. Na sequência do relato, diz o Dr. Powell: “Tive
o cuidado de nada dizer acerca dos sintomas de minha moléstia e da sua
presumida natureza, pois que ele próprio descreveria tudo, e com isso me poria
em situação de poder julgar se estava ou não plenamente informado a respeito.
Tomou-me uma das mãos por alguns instantes, e logo começou a descrever, de modo
exatíssimo, estupefaciente, os sintomas do meu mal, que me mantinham sob viva
preocupação. Depois me dirigiu perguntas, as quais subentendiam conhecimento a
meu respeito que ninguém no mundo podia saber. Em seguida, assegurou-me que em
mim não existiam moléstias orgânicas, mas que se tratava de uma desordem
funcional acentuada, que descreveu em termos de fisiologia. Depois ditou as
prescrições. Tal consulta de além-túmulo não foi só grandemente benéfica a
minha saúde, mas revelou-se extremamente interessante como exemplo magnífico da
capacidade de um ‘Espírito-curador’ para diagnosticar e descrever não só o
significado preciso dos sintomas de um mal, mas as causas originárias dos
próprios sintomas, sem a mínima indicação da parte do consulente..."
23. Na narrativa acima não se encontram indicações
que autorizem a presumir que a transfiguração ocorrida fosse algo mais que uma
simples transformação do rosto do médium, por contração e adaptação dos
músculos faciais. Não obstante deve-se admitir que, se não houve manipulação
ectoplásmica do rosto, o fenômeno de contração e adaptação muscular atinge, no
caso em apreço, a máxima eficiência realizável com meios de tal natureza, visto
que o narrador declara que, se não tivesse assistido por inteiro ao processo de
transformação, não teria mais reconhecido o médium no personagem que se achava
diante de si.
24. Nota-se que também neste caso sobressaem
particularidades de identificação pessoal da entidade comunicante, embora não
se possa considerá-las suficientes, pois se compreende que, à distância de um
século, não é possível identificar de maneira adequada a personalidade de um
defunto que viveu modesta e obscuramente. Não é este, porém, o tema do presente
trabalho, pelo que me limitarei a repetir que o caso em apreço é um bom exemplo
de transfiguração, em que se pode supor atingidos os limites extremos da
deformabilidade realizável mediante o muito simples auxílio da contração e adaptação
dos músculos faciais.
25. O Caso 4 refere-se a Daniel Dunglas Home e os
famosos alongamentos de seu corpo, os quais constituem já um princípio de
manipulação ectoplásmica do corpo do médium. Os dois episódios relatados foram
extraídos de um longo estudo publicado no vol. IV do Journal of the
Society of Psychical Research, de julho de 1889.
26. Eis o primeiro relato, de autoria do General
Boldero: "Em poucos minutos Daniel Dunglas Home caiu em profundo ‘transe’.
Levantou-se e passeou em volta durante breves instantes; depois veio a mim,
tomando-me pela mão, e, aludindo a si próprio na terceira pessoa, disse:
‘Deverás observar os pés de Dan (Home) e verificar que ele não se move do chão,
e dirás aos outros que observem atentamente sua cabeça.’ Assim fiz, enquanto ao
mesmo tempo se assistia ao espetáculo do seu corpo alongar-se até atingir a um
comprimento maior de nove polegadas ou um pé. Quis abaixar-me e controlar-lhe
os calcanhares, que pousavam regularmente no soalho. A luz de um bico de gás
iluminava em cheio a sua pessoa. Era um espetáculo extraordinário. O médium
murmurou: ‘Agora aproxima-te mais.’ Ele permanecia sempre com a estatura
aumentada de um pé. Tomou minhas mãos, levou-as aos dois lados do próprio
corpo, um pouco acima dos quadris, onde encontrei um vácuo correspondente entre
o cós das calças e a barriga. Assim continuou: ‘Palpa Dan, a fim de que fiques
plenamente satisfeito.’ Pousei as mãos sobre seus flancos e senti que as suas
carnes se contraíam. Fitei Home: voltara à estatura normal! Mas logo renovou a
prova: novamente seu corpo se alongou, e senti suas carnes se distenderem sob
minhas mãos, para depois se contraírem novamente, apenas retomada por ele a
estatura normal. Vê-lo alongar-se e diminuir-se daquela forma, com os pés
sempre imóveis no chão, era um espetáculo estupefaciente...".
27. O relato seguinte, de autoria do Sr. Hawking
Simpson, refere também o fenômeno de alongamento do corpo com transfiguração
ectoplásmica do rosto.
28. Ei-lo: “No ano de 1868 eu quis investigar os
fenômenos que se produziam com a mediunidade de Daniel Dunglas Home... Em uma
sessão realizada sob boa luz, tive oportunidade de controlar o fenômeno do
alongamento e contração do seu corpo; e isto repetidas vezes e em rápida
sucessão, no centro do quarto. Daniel Dunglas Home estava em ‘transe’, mas
falava sem interrupção. Pus-me diante dele, introduzindo os meus pés sob a
ponta de seus pés; vale dizer que ele estava com os calcanhares no soalho e os
próprios pés sobre o peito dos meus. Depois coloquei sobre as nossas cabeças um
grande caderno de música e entreguei-me à observação do seu rosto; ao mesmo
tempo Lorde Crawford (depois Lorde Lindsay) apalpava-lhe os músculos e as
pernas, vigiando atentamente a barriga do médium, que se elevava lentamente
duas três polegadas acima da cintura para, após, voltar ao primitivo tamanho.
Depois trocamos de incumbência e eu encarreguei-me de vigiar os músculos, as
pernas e as vestes do médium, porém mais estupefacientes ainda se mostraram as
transformações do rosto, o qual alternadamente se fazia mais largo e longo e em
seguida muito menor; enfim, voltava às dimensões normais. No primeiro caso seu
rosto parecia aumentar e adquirir gradativamente volume em cada uma de suas
partes; depois também gradativamente se reduzia, tornando-se cada vez menor, e
os seus traços diminuíam, caso em que a pele do rosto ficava profundamente
contraída e flácida. Depois disso foi levitado e vimo-lo oscilar no ar como um
pêndulo, assim se transportando até o divã. Ninguém se lhe achava próximo. Quando
desceu sobre o divã, despertou bruscamente e correu ao jardim onde foi
acometido de vômitos. Enquanto se produziam os fenômenos falou sempre na
terceira pessoa, como se tivessem estado presentes diversas entidades
espirituais que o dirigissem. Com efeito, elas assim se exprimiam: "Agora
faremos isto e aquilo outro com Dan... etc., etc...".
29. Tendo em vista este último episódio, não padece
dúvida de que, no caso de Daniel Dunglas Home, não se tratava de transfiguração
por contração e adaptação dos músculos faciais, mas de um verdadeiro e adequado
processo de concentração ou manipulação ou materialização ectoplásmica, o que é
sobretudo demonstrado pela importante particularidade da pele do rosto do
médium, nos processos de diminuição do mesmo rosto, se mostrar profundamente
contraída e flácida, indício certo de subtração de substância ectoplásmica, em
quantidade considerável, das tecidos do rosto do médium.
30. Do ponto de vista do significado teórico do
fenômeno de transfiguração, nota-se uma radical diferença entre as modalidades
com que ele se produzia com Daniel Dunglas Home e as com que se produz quase
sempre com os outros médiuns, isto é, ao passo que, com estes últimos, se
observa quase constantemente que a transfiguração implica uma tentativa mais ou
menos bem sucedida de representar o rosto de um defunto que se diz presente, no
caso de Home, ao contrário, é claro que as personalidades mediúnicas operantes
se propunham exclusivamente transformar o rosto do médium, variando-lhe as
dimensões, ora aumentando-as, ora reduzindo-as notavelmente, e isto em
correspondência com o outro fenômeno simultaneamente operado do alongamento e
redução do seu corpo.
Respostas às questões preliminares
A. A transfiguração pode levar à transformação da
tonalidade vocal?
Sim. É o que se vê no Caso 2, em que a
transfiguração do rosto se mostrou menos desenvolvida que a mencionada no Caso
1, mas em compensação houve a transformação da tonalidade vocal, com perfeita
reprodução da voz de uma defunta, transformação que representa ademais uma
clara demonstração da realidade da incorporação mediúnica ocorrida. Como uma
laringe não pode mudar de tom sem ter experimentado uma correspondente
contração muscular de adaptação, conclui-se que, no caso em apreço, a
transfiguração se verificou de modo especial sobre a laringe do médium. (A
morte e os seus mistérios, Caso 2.)
B. O fenômeno de transfiguração pode estar
associado a um fenômeno de efeitos intelectuais?
Pode. O Caso 3 comprova isso, porque o Espírito –
que fora médico no século 19 – examinou uma das pessoas presentes e fez-lhe
importantes revelações na condição de médico que fora no passado. (Obra citada,
Caso 3.)
C. Em relação ao médium Daniel Dunglas Home,
Bozzano cita dois fenômenos pouco conhecidos. Quais são esses fenômenos?
São dois os relatos a respeito do médium Daniel
Dunglas Home, os quais se referem ao fenômeno de alongamento de seu corpo com a
simultânea transfiguração ectoplásmica do rosto. (Obra citada, Caso 4.)
Observação:
Para acessar a Parte 1 deste estudo,
publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2019/10/a-morte-e-osseus-misterios-ernesto.html
Como
consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog,
clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.
|
Postado
por Astolfo Olegário de Oliveira
Filho às 07:14 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Estudo dos clássicos espíritas
Nenhum comentário:
Postar um comentário