quinta-feira, 23 de junho de 2011

AGENTE DE SAÚDE DE CENTRO GRANDE AXIXÁ CONCLAMOU AOS CONTERRÂNEOS: Vamos à luta!

Em reunião realizada no dia 18 de junho do ano em curso, no Povoado Centro Grande município de Axixá, com a presença de moradores da Comunidade, Luzanira Borralho, Agende Comunitária de Saúde local, levantou-se e, sobre aplauso disse: aqui, Reinaldo, estão professores que trabalham em vários municípios, sindicalistas, lideranças religiosas da Legião de Maria, mães avós e pretensos candidatos ao cargo de vereador. Portanto, temos que fazer o possível para termos uma equipe de profissionais capazes de tratar da doença e realizar a prevenção das famílias.
Após as palavras incentivadoras de Luzanira, distribuiu - se impressos para coleta de assinaturas. Nessa oportunidade foi perguntado o prazo para a realização do trabalho. Explicou-se que, trata-se de um requerimento coletivo solicitando a governadora do Estado do Maranhão incluir no PPA - Plano plurianual 2012/2015 a nossa proposta popular de Educação Familiar e implantação do             CAPS ad. ll e, que o prazo para esse processo chegar na Assembléia Legislativa para ser aprovado pelos deputado, inspira em 31 de agosto deste ano.
Perguntado o que é PPA, explicou-se que, por determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal, deve todo o governante no seu primeiro ano de mandato, convocar a sociedade civil organizada para ouvir as aspirações da sociedade, no tocante as políticas públicas: Saúde, educação, cultura, esporte, lazer, infra estrutura e o que mais for indicado e necessário.
 Sabe-se que no dia 15 do mês em curso, o Estado realizou um seminário regional, ou seja, com duas regionais: Barra do Corda   e Presidente Dutra, sediado em Presidente Dutra, com a presença de 500 participantes: prefeitos, secretários municipais, vereadores e sindicalistas, com o objetivo de organizar o Planejamento, que vai chamar-se Lei de Diretrizes Orçamentária.
Explicou-se também, que todo projeto de iniciativa popular que receba apoio de 5% dos eleitores, deve o governo sancionar, portanto é necessário que trabalhemos com a perspectiva de um  percentual de manifestação igual ou superior para o êxito das propostas. Acrescentou-se que deve o município de Axixá, tenha qualquer quantidade de assinaturas, deve remeter para a Casa Civil, pedindo sejam anexado ao processo nº 99 controle: 30317 de 24 de maio de 2011.
Explicou-se, que toda luta deve ter líder e, este líder deve ser qualificado na peça (oficio) encaminhando as assinaturas devidamente limpas e encadernadas. Tanto as primeiras vias, quanto as segundas vias, devem ser bem cuidadas. Mesmo não tendo completado o percentual, digo dos 5%, deverão  continuar coletando assinaturas e buscando apoio junto aos Secretário de Saúde, de Educação, vereadores e tantas outras lideranças ou pessoas voluntárias.
Explicou-se que, devem estudar o Projeto e dividir as tarefas, entre elas a de buscar apoio nos demais povoados. Explicou-se também, que cada município deve cumprir com a sua meta, sabendo-se que o nosso papel é de mobilizar a regional, levando-se em conta não tratar-se de política municipal. Política Regional não é política local ou municipal. Nós estamos requerendo ao Estado a implantação das respectivas políticas.
Quanto as despesas devem correr por conta da comissão mobilizadora. Aqui em Rosário, como sou sindicalista, solicito ao meu sindicato por meio de uma previsão orçamentária. Para que possamos organizar um orçamento, é preciso que a comissão elabore, pense nas atividades e nos materiais: panfletos, faixas, combustível barbante, serviços de sonorização, para atos públicos. É preciso  dizer para a classe política, que já acordamos! Eu acredito no corpo a corpo!  Estou à  disposição.

Reinaldo Cantanhêde Lima, funcionário público estadual, Sindicalista, Autodidata, Educador Alternativo e Mobilizador Social – Blog www.reinaldocantanhede.blogspot.com Email: reinaldo.lima01@oi.com.br – Telefone: (098) 3345 1298 /3345 2120  9161 9826
Apoio – SINTSEP/MA – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário