sábado, 18 de junho de 2011

DIRETORA NOTA 10

CONVOCOU SEUS ALUNOS, CHAMOU O PALESTRANTE E PERGUNTOU: ENTENDERAM? ENTÃO EU ASSINO EM CIMA E VOCÊS ASSINÃO EM BAIXO, CONCORDAM ? Sim professora!!!

Em 15 de junho do ano em curso, fui palestrar sobre o que fazer para combater as drogas, no Colégio Kleper Aquino, no bairro Vila Ivar Saldanha, em Rosário Maranhão. A convite da professora Maria de Lourdes Santos Serra. estar Diretora da Instituição Municipal. A fala, iniciou pontualmente às 19 horas e trinta minutos, com a presença de 32 alunos, jovens, adultos e idosos.
Como de costume e, a partir do ano 2004, sempre que possível, utilizo o tema: “A Arte de Educar Filhos”, resultado de uma pesquisa científica, realizada em 1986, com 56 casais, em Champaingn, Illinois. Cada casal, tinha um filho de 04 ou 05 anos de idade, na época. Ao encerrar a primeira parte da exposição, perguntei aos presentes sobre a altura da minha voz, está alta ou baixa? Apenas uma Senhora respondeu-me, estou achando ótima. Que bom!
Com este incentivo iniciei a segunda parte da exposição, utilizei assunto dos escritos de Içami Tiba, da publicação: Quem Ama Educa – 2002. Falou-se sobre os vários tipos de felicidades: egoísta, familiar, comunitária e social. Antes já havia falado dos comportamentos: estilos vegeta, animal e humano.
Ao comentar sobre os equívocos e acertos das educações familiares e, concluir a exposição. Expliquei com detalhes os motivos que levaram - nos a elaboração da Proposta de Educação Familiar, como instrumento essencial na prevenção do uso e abuso de drogas e também da implantação do CAPS ad. ll, para tratar dos dependentes químicos. Acrescentei sobre as estratégias e o porque da coleta das assinaturas e da indiferença em especial dos agentes públicos.
Pediu-me a palavra a professora Lourdes e disse: “seu Reinaldo foi o Senhor quem iniciou o seu trabalho errado, ao entregar o seu material de coleta das assinaturas em mãos de professoras, sem explicar como aqui fez. Tenho certeza que após a sua explicação muitos assinarão! Vamos ver o que acontece! Perguntou aos presentes quem quer assinar o documento levante a mão”? Ela estava certa, levantaram a mão e de imediato assinaram os impressos.
Satisfeita disse Lourdes: “estar vendo seu Reinaldo”! Expliquei a Lourdes, que ela foi a primeira pessoa que convidou-me para palestra para seus alunos. Algumas pessoas convidaram-me para participar de reuniões onde iam tratar de outros assuntos. E, quando concedem-me a palavra, pedem-me brevidade. Lourdes, um assunto novo e, mal explicado, complica ainda mais! Nessa oportunidade uma idosa participante do CAIPIR, disse: “as professoras são desinteressadas e não merecem crédito, talvez seja essa razão da nossa indiferença, como ele falou!”
Enquanto os alunos saboreavam, bis couto com refrigerante, as palavras de agradecimentos recheados com palmas emocionaram-me. Eu, Reinaldo, estendi abraços e aperto de mãos aos presentes e, prestei homenagem a uma Senhora , Raimunda Santos Castro, uma estudante de 83 anos, moradora da Vila Ivar Saldanha, iluminou a sala, com a sua boa educação, atenta para não perder um detalhe da fala, emocionou-me com a lição de civilização que a idosa nos passou! Talvez, não saiba ler e escrever, entretanto goza de uma boa e exemplar saúde social. Portanto, prezadas e prezados leitoras e leitores, cumpro com o dever de incentivar e parabenizar a exemplar conduta cidadã da professora Lourdes e de seus alunos jovens adultos e idosos.

Reinaldo Cantanhêde Lima, funcionário público estadual, Sindicalista, Autodidata, Educador Alternativo e Mobilizador Social – Blog www.reinaldocantanhede.blogspot.com Email: reinaldo.lima01@oi.com.br – Telefone: (098) 3345 1298 /3345 2120 9161 9826
Apoio – SINTSEP/MA – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário