segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

" EVANGELIZAR BEBÊS É EDUCAR O ESPÍRITO DESDE A MAIS TENRA IDADE"

ORSON PETER CARRARA
orsonpeter92@gmail.com
Matão, SP (Brasil)
 
 
Cíntia Vieira Soares: 
A educadora goiana fala sobre a origem e o objetivo de sua proposta de evangelização de bebês
 
 
Cíntia Vieira Soares (foto), diretora da Escola Música e Bebê em Goiânia-GO, onde reside, possui graduação em Música pela Universidade Federal de Goiás e é mestre em Educação pela mesma instituição e conhecida nacionalmente por seu livro de conteúdo exclusivo na área: Evangelizando Bebês, publicado pela Lefee.

Atuante no Movimento Espírita Goiano desde muito jovem, sua dedicação sempre foi na área da evangelização da infância. Atualmente é Diretora Pedagógico-Doutrinária do Lar Espírita Francisca de Lima, evangelizadora da Infância no Posto de Auxílio Espírita e coordenadora do Setor de Infância da Federação Espírita do Estado de Goiás.

Por que a proposta Evangelizando Bebês?
 
Considerando que evangelizar é alcançar os corações com o conhecimento espírita e com a moral do Cristo, evangelizar bebês é educar o Espírito desde a mais tenra idade, levando-o a sentir as vibrações amorosas de Jesus e a proteção de Deus. Além de vivenciar atividades doutrinárias e cristãs de estimulação, visando ao seu desenvolvimento harmônico, o bebê é também incentivado a perceber os laços de carinho e amor que o unem à mamãe, ao papai e seus familiares, em ambiente espiritualmente saturado de boas vibrações.    
Como surgiu a ideia? 
A ideia de evangelizar bebês surgiu a partir da necessidade de se atender crianças menores de 2 anos, que até então não tinham a oportunidade de participar das atividades de evangelização em nossa casa espírita. Os pais queriam que os bebês ficassem nas salas com os irmãozinhos, mas não tínhamos nenhuma condição de receber crianças com faixa etária tão específica... Como eu já trabalhava com musicalização de bebês, a inspiração que me veio foi utilizar a mesma metodologia que eu dominava profissionalmente, a partir de um programa estruturado com conteúdos sobre Deus e os ensinamentos de Jesus.   
Como tem sido a experiência das oficinas? 
Maravilhosa. A proposta é compartilhar ideias e práticas sobre o tema “Evangelização de Bebês”. Como o trabalho é em algumas regiões desconhecido, realizamos a rotina de uma aula com algumas atividades fundamentais, com os próprios bebês da região e seus pais. A oficina é estruturada em dois momentos: o primeiro, com a demonstração de uma aula de evangelização para bebês, e o segundo, com a fundamentação pedagógica e doutrinária, a partir das dúvidas e perguntas dos evangelizadores participantes. 
Conte-nos algo marcante. 
O aspecto mais distinto desse trabalho é a possibilidade de participação dos pais junto aos bebês. A presença ativa da mamãe e do papai nas atividades de evangelização do bebê é fonte básica de segurança e bem-estar, facilitando desde a sua adaptação até a sua completa integração ao ambiente educativo espiritual. Não podemos esquecer que os pais são acima de tudo corresponsáveis pelo processo de evangelização de seu filho. Assim, a evangelização propicia conteúdo evangélico-doutrinário tanto para o bebê quanto para os pais, além de criar e fortalecer os vínculos da família com a Casa Espírita.    
Como é apresentado o trabalho? 
Fazemos uma palestra sobre o tema “A Arte de Servir e Educar” e, também, uma oficina para evangelizadores, com os bebês da região e seus pais. Os evangelizadores terão a noção de como a evangelização de bebês se processa na prática. Assim, além de incentivar ao estudo mais aprofundado do assunto, esperamos estimular a estruturação de atividades para essa faixa etária em mais casas espíritas e também contribuir com os trabalhos de evangelização já existentes.  

Nota do entrevistador: 
Cíntia apresentou a oficina Evangelizando Bebês na 3ª edição do Encontro Cairbar Schutel, realizado em Araraquara-SP no mês de setembro de 2013.
A oficina está disponível no site do Instituto Cairbar Schutel no seguinte endereço:
fonte: o Consolador uma Revista Semanal de Divulgação Espíria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário