sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

PRECEITOS DE LUZ

Editorial Inglês Espanhol    
Ano 8 - N° 394 - 21 de Dezembro de 2014
 
 
 

Preceitos de luz
 
Estamos às vésperas de mais um Natal, uma época do ano em que é sempre bom lembrar os ensinamentos de Jesus e sua real importância em nossa vida.
No cap. XVIII d´O Evangelho segundo o Espiritismo, Kardec inseriu três desses ensinos, que reputamos como os mais expressivos dentre todos os que o Mestre de Nazaré legou à Humanidade.
Lembremos quais são eles e o que dizem: 
1 - Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem à perdição e numerosos são os que por aí entram. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram. Mateus, 7:13-14
2 - Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não pregamos nós em vosso nome, e não foi em vosso nome que expulsamos os demônios e fizemos muitos milagres? E, no entanto, eu lhes direi: Nunca vos conheci. Retirai-vos de mim, operários maus!  Mateus, 7:21-23
3 - Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha. Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é semelhante a um homem insensato, que construiu sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela caiu e grande foi a sua ruína. Mateus, 7:24-27 
No primeiro texto, a recomendação de Jesus é direta e mostra quão difícil é para a criatura humana superar as agruras da vida e encontrar o caminho certo que a levará à vitória e à consecução da meta para a qual o ser humano foi criado.
No segundo, estamos diante de uma advertência, certamente a mais séria de todas as que foram ditas por Jesus e pelos profetas. A entrada no reino celestial exige que se cumpra uma condição e apenas uma: fazer a vontade de Deus, nosso Pai. Não se trata simplesmente de crer ou aceitar, mas fazer, algo que é bem diferente do que as religiões dogmáticas vêm ensinando, o que concorreu para a falência moral que deparamos em países como Brasil e a Itália, nos quais a quase totalidade dos habitantes se diz adepta do Cristianismo.
No terceiro ensinamento, Jesus se vale de uma comparação e de novo acentua a necessidade de praticarmos o que lemos no Evangelho, e não apenas crermos nele. Quem o pratica é comparado a um homem prudente. Quem não o pratica é equiparado a um indivíduo insensato.
Preceitos de luz!
Cremos que não existe título melhor com que nomear os ensinamentos que ora analisamos.
Meditar sobre a profundidade deles e buscar assimilá-los e pô-los em execução serão a melhor homenagem que poderemos prestar ao querido amigo cujo aniversário comemoramos todos os anos no dia de Natal. 
Fonte: O Consolador uma Revista Semanal de Divulgação Espírita

Nenhum comentário:

Postar um comentário