Reinaldo Cantanhêde Lima
Desfile de vermes em sarjetas é fato na Rua Heráclito Nina, na cidade de Rosário em frente a residência do advogado Joaquim de Jesus Santos Souza, Havia água estagnada, escura e fedorenta na sarjeta, perguntei ao amigo, de onde vinha aquela água, ele responde-me, que não vinha de sua casa.
Nesse dia, l6.10 de 2010 e, ainda continua, passei pelo Bairro Malvinas e vi água escura estagnada nas sarjetas das ruas calçadas com pré - moldados, observei tratar-se de uma obra bem acabada e, nova, realizada em administração anterior. Obra que, para ser realizada gastou-se, aproximadamente R$ 400,00, foram gravadas três músicas para criticar a inoperância do Executivo Municipal.
Esse lamentável fato, remeteu-me aos anos 1966, quando em conversa com o já falecido Ferreira, funcionário municipal exemplar, comentou sobre serviços de limpeza das ruas sob sua responsabilidade, dessa feita comandava desobstrução dos canais das águas pluviais para não inundar as ruas e os quintais das casas da cidade e, o fazia todo ano sempre no mês de novembro.
Ferreira estava indignado, com os que entulhavam as bocas de “lobo” e os córregos, nessa conversa contou-me de ter comandado uma operação tapa canos de esgotos domésticos, por onde passava água de banheiros e de lavatórios colocados para ás ruas, por determinação do já falecido prefeito da época o Senhor José Aragão. Nessa época foi colocado argamassa em concreto na saída dos canos para as ruas, a noite. Eram poucos.
Lá pelos anos 1964, a tão pouco tempo, quem administra o município era os prefeitos! Homes de pulso forte. Rua era um patrimônio público! Há pouco mais de dois anos passaram-se, moradores protestavam contra o pagamento do IPTU. Os oposicionistas diziam: “o povo de Rosário é muito pobre, não pode pagar esse imposto”.
Atualmente muitos dos que eram pobres, correm pelas ruas em automóveis novos e, outros já podem comprar picaretas para cortar as ruas empoeiradas em razão do preparo para receberem asfalto. É o que parece!
Suponhamos que, as referidas ruas recebam o tratamento com asfalto ou bloquetes; a cada acidente... Uma vala, ou um quebra molas. É assim, em uma sociedade absoleta e, sem comandante. Onde existe um Prefeito apenas apara gastar o dinheiro e, lotear cargos em troca de votos. Esta matéria por mim escrita, já foi publicada no Jornal do Itapecuru, em outubro de 2010.
*Funcionário público, Sindicalista, Autodidata, Educador Alternativo e Mobilizador Social
Blog de Reinaldo Lima: WWW.reinaldocantanhede.blogspot.com E-mail: reinaldo.lima01@oi.com.
ROSARIO TEM JEITO! SÓ FALTA E PREFEITO. PARABENS SEU REINALDO, ESSE BLOG VEIO PARA ABRIR AMENTE DO POVO
ResponderExcluir