Por Reinaldo Cantanhêde Lima
Estendo parabéns aos munícipes do Icatu, pelos serviços que o CAPS l vem realizando para seus habitantes e, estendendo aos habitantes de Morros e Axixá, onde tais serviços não são oferecidos as suas populações.
Na sede do CAPS Severiano Lima, no dia 18 de janeiro de 2011, em companhia do Gestor de Saúde da Regional de Rosário Maranhão, Cezar Roberto Medeiros de Araujo, fomos recebidos pela coordenadora daquela casa de saúde, a Senhora Miriam Castro, psicóloga. E, quando perguntada sobre o significado da sigla, Miriam nos informou que, CAPS, quer dizer, Centro de Atenção Psicossocial que está voltado para assistir pessoas com problemas de saúde mental, individual e coletiva.
É um lugar de referência e tratamento para pessoas gravemente comprometidas psiquicamente, incluindo pessoas portadora de psicoses, neuroses graves e todos aqueles que, por sua condição psíquica, estão impossibilitados de manter ou estabelecer laços sociais.
O objetivo - é oferecer apoio psicossocial a indivíduos portadores de transtornos mentais; oferecer apoio ás famílias dos usuários; orientar aos pacientes quanto ao uso correto da medicação; realizar atividades educativas em saúde mental; evitar que ocorra internações psiquiatras. procurando realizar um trabalho preventivo.
Público alvo – atendimento destinado a pessoas de ambos os sexos, com idade acima de 18 anos que apresentam: conduta anti-social; medo, tíquetes, pânico e fobia; depressão; psicose; deficiência mental; transtornos alimentares; demência (Mal de Alzheimer)
Atividades – consultas; psicoterapia; grupos operativos orientação familiar; artesanato; oficinas lúdicas; palestras para a comunidade e visitas domiciliares
O CAPS de Icatu, funciona desde o ano 2007 e, de 2007 a 2010, já foram realizados hum mil e noventa e oito cadastros. Acrescentou a coordenadora que, realizam até oficinas econômicas, em que os participantes vendiam parte da produção artesanal, para ajudar em seus sustentos. (Transcrito de folder, em inteiro teor)
Ao comentar deste serviço fantástico, que vimos em Icatu, Bandeira Júnior, ex-vizinho, profissional da construção civil, informou-me que, uma moça funcionária do Hospital Nina Rodrigues, havia perguntado pelo CAPS de Rosário, tendo em vista, que Bandeira encontrava-se em busca de atendimento para o seu irmão Vivinho, Bandeira respondeu que tais serviços não havia em Rosário, a conclusão da funcionária, foi de que, os serviços não estavam sendo prestados, entretanto a verba federal estava indo para o município!
*Funcionário público, Sindicalista, Autodidata, Educador alternativo e Mobilizador Social
www.reinaldocantanhede.blogspot.com
Sr. Reinaldo,
ResponderExcluirÉ verdade que pessoas do bem, como o sr, são entusiasmadas, que quer dizer cheios de Deus.
Obrigada pelos elogios ao nosso trabalho. O agradecimento é em nome de todos que fazem a Saúde de Icatu capitaneada pela Dra Luciana Albuquerque que seguindo as diretrizes do prefeito Juarez Lima, trabalhamos em equipe, entendendo que juntos cumpriremos o objetivo maior que é atender o cidadão icatuense com atenção e presteza respeitando a sua dignidade.
Continuaremos à sua disposição.
Míriam Castro