sábado, 26 de março de 2011

RESUMO HISTÓRICO DO POVOADO SÃO MIGUEL DESDE SUA FUNDADÇÃO ATÉ O ANO DE 2007

RESUMO HISTÓRICO DO POVOADO SÃO MIGUEL DESDE SUA FUNDADÇÃO ATÉ O ANO DE 2007
TO POVOADO SÃO MIGUEL, está situado a margem direita do Rio Itapecuru e, é o segundo povoado mais importante do município de Rosário no Maranhão. Está a distância de 13 quilômetros da sede do município. O acesso faz-se pela MA – 402, até o Povoado São Simão, seguindo por estrada carroçável.
SÃO MIGUEL, foi fundado em 1624, por mãos do Pe. Lopo do Couto, aí levantaram uma primeira residência, sob a invocação de São Miguel, entraria a cedo se povoar e desenvolver, graças as sesmarias que começaram a ser concedidas.
A POPULAÇÃO DE SÃO MIGUEL, sobrevive de cultura de subsistência, ainda de costumes indígenas, conforme suas origens. Tiram os sustentos da cultura de roças no toco e nelas plantam: mandioca, arroz, milho, em maior proporção, seguido por pescarias artesanais e extração vegetal.
O POVOADO é servido por água potável, luz elétrica, um Posto de Saúde, atendido pelo Programa Saúde da Família em condições deficitária. O transporte rodoviário é feito por caminhão toco(pau-de-arara). A educação é oferecida também de forma precária, por Unidade Municipal e Estadual, que além de deficiências outras, no inverno os professores são impedidos de virem de Rosário por faltar estradas conservadas.
SÃO MIGUEL, foi fundado por jesuítas e, que os mesmos aldearam os guanarés, que numa cilada armada, haviam já abatido, a golpes de tacape, o próprio Padre Avelar, em 27 de setembro de 1710 SÃO MIGUEL, extensa freguesia cujos moradores, na maioria. Eram gente de cor, entre eles cerca de 300 índios. Diz então referido historiador que sua população era então de 16.126 almas, inclusive 3.516 escravos, distribuída pela sede do município, a freguesia de N.S. da Lapa e Pias de São Miguel. Em resultado de censo, realizado em 1.805, todos somavam 2.427 pessoas livres, a que somavam 11.175 escravos, dos quais 6.600 homens e 5.175 mulheres.
Ainda em 1722, através de uma portaria de 22 de agosto, o governador e Capitão-General João da Maia Gama, logo após ter assumido (19/7/1722), recomendava ao Capitão-Mor do Maranhão, Francisco Xavier de Aragão que, em face do comportamento sempre belicoso dos índios barbados, e não obstantes já tivesse eles vivendo na Aldeia Pequena, junto à ermida de N. S. do Rosário do Itapecuru, os mandasse aprisionar a todos e matar no furor da guerra os que resistissem a perseguir os que escapassem até se renderem, para que se servisse de exemplo e terror às mas nações ( Mario Martins Meireles – (Itapecuru Grande – Sioge, 1994)
Diante os registros desse renomado historiador maranhense, quer me parecer que, até os índios a partir de 1722 também tiveram que viver na condição de escravos, até a data oficial de libertação da escravidão no Brasil ( em 1988). Somando com depoimento da professora Nildes Mendes Pereira, em reunião anterior com mais de 100 participantes disse: lembrar de sua avó que era escrava moradora de São Miguel e casada com um índio. Nessa oportunidade, os presentes se auto – definiram como população quilombola a partir de esclarecimentos contidos nesta peça. Exposição realizada por Reinaldo Cantanhêde Lima
O POVOADO SÃO MIGUEL, está localizado em uma área de 20.258,81 hectares, com 330 residências e 1.100 habitantes, sede própria da Associação dos Moradores da Gleba de São Miguel. Área extensiva a outros povoados com menores densidades demográficas:

ANDIROBAL CENTRINHO FONTE GRANDE
BORGES CENTRO GRANDE FLEXEIRA
BOM JARDIM CURIMATÁ DE CIMA FLORESTA
BACABEIRA CORAPAU I GRAJAU
JUREMA CORAPAU II HUMAITÁ
NOVA VISTA SÃO RAIMUNDO
MANGUEIRA OLHOS D’ÁGUA SÃO BENEDITO
MILINDRA PONTE GRANDE SAPUCAIA
MATINHA PIQUIZEIRO SÃO MIGUEL
MONTE NICA PEDRA PRETA SÍTIO VELHO
MATO GROSSO RIO DE JANEIRO
MIRINZAL RIACHÃO

Portanto, na mencionada área conhecida por Gleba de São Miguel, com 20.528,81 hectares residem aproximadamente 13.300 habitantes distribuídos em 1.021 residências. Fonte pesquisada – Sistema Único de Saúde – 09/10/2006 Regional de Rosário Maranhão


PESQUISADOR, ORGANIZADOR E EXPOSITOR:
REINALDO CANTANHÊDE LIMA, funcionário público estadual, Sindicalista, Autodidata, Educador Alternativo e Mobilizador Social - Blog www.reinaldocantanhede.blogspot.com Email : reinaldo.lima01@oi.com.br – Telefone (098) 3345 1298 Móvel 9161 9826

Um comentário: