terça-feira, 1 de março de 2011

LM CONSULTORIA E PROJETOS APOIO SINTSEP – MA

LM CONSULTORIA E PROJETOS
APOIO SINTSEP – MA







Equipe Técnica Genilson Luis Freitas Marques - Turismólogo
Reinaldo Cantanhêde Lima – Mobilizador Social
Rosário de Maria Marques Lima – Pedagoga







PROJETO “Educação Familiar: Uma proposta de Políticas Públicas, no Bairro Vila Ivar Saldanha Rosário/MA.”










ROSÁRIO – MA
2010





SUMÁRIO






1. INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA .............................................................................3
2. OBJETIVOS ................................................................................................................6
2.1 Objetivo Geral ...........................................................................................................6
2.2 Objetivos Específicos ............................................................................................. 6
3. REFERENCIAL TEORICO ......................................................................................7
4 METODOLOGIA DO TRABALHO ...................................................................9
5 EQUIPE IDEALIZADORA 10
6 CRONOGRAMA 10
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
8 ANEXOS 13
8.1 Questionário..................................................................................................13
8.2 Recortes de Jornais......................................................................................14









1. INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA

Educar filhos, utilizando os conceitos revolucionários da inteligência emocional, atendendo a critérios propostos pelos cientistas desta área, exige dos pais esforços e conhecimentos necessários para a mudança de atitude. Considerando estarmos passando por momentos difíceis, para Pais e para Filhos, diante dos desafios de uma sociedade em litígio com pulverização de informações distorcidas inseridas na globalização. É que foi pensado este projeto para que seja discutido e implementado primeiramente numa realidade atual e restrita e após ser avaliado e repensado possa dar continuidade a uma proposta de Educação Familiar para o alcance do status quo da relação pais e filhos.
Educação familiar, proposta por uma visão leiga, alimenta a expectativa de ainda ser possível, construirmos uma sociedade, com atitudes saudáveis. Isto posto, só será possível com a recuperação das famílias que vivem em condições de risco pessoal e social para iniciar o processo de recuperação da auto- estima e capacitação para serem inseridas no processo produtivo.
Tendo este norte como visão alicerçadora da proposta é que foi colocado como referencial para a pesquisa o Bairro da Vila Ivar Saldanha, principalmente pelo seu histórico de surgimento que se dá, com o desdobramento do movimento migratório em Rosário, acelerado em 1982, a partir da implantação do Lastro o “Grande Carajás”.
Com o término da Obra, os trabalhadores desempregados imigrantes dos municípios circunvizinhos, perambulavam pelas ruas da cidade em busca de donativos dos políticos locais. Foi nesse período que surgiram invasões que já são bairros urbanizados. Vila Ivar Saldanha é o mais populoso com um adensamento demográfico de 2.571 habitantes¹. (Fonte: ACSs – Agentes Comunitários de Saude do bairro).
Os moradores da Vila Ivar Saldanha, sofrem com a violência promovida por uma parcela significativa da população infanto – juvenil constituída de vítimas, filhos “sem mães e sem pais”, criados pelos avós, outra parcela, são os filhos de mães solteiras, empregadas domésticas que supomos ganhar meio salário mínimo por mês, sendo estas, filhas de lavradores da zona rural, que padecem e carecem de amparo social e tratamento especializado, em especial, para seus filhos delinqüentes juvenis. CAPS AD. II, Portaria Ministerial, nº. 336[19.02.02.] Lei nº. 11.343[23.08.06]
Em 1991, fundou-se a Associação de Proteção à Infância e à Adolescência de Rosário – ASPROCAR, entidade inspirada após o inicio de duas ações propostas pelo Projeto de Integração Social Artístico e Cultural de Rosário. Comprometido com a causa e, orientado pela Comissão Estadual de Articulação para implantação de conselhos municipais desta Regional de Rosário. Em 1994, implantou-se o Fórum de Entidades não governamentais em defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O FDCA – Fórum em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, é uma Instância de Entidades Civis de Articulação, Discussão e Mobilização, sobre os direitos da criança e do adolescente. A referida instância foi a principal condutora do processo de municipalização, do qual, o autor participou como assessor das Secretarias: Assistência Social e Saúde e, exerceu o cargo de Conselheiro Municipal de Saúde entre os anos de 1995 a 2001.
Sobre a Arte de Educar Filhos, foram realizados três seminários:
• O primeiro foi no Colégio Fernando Cardoso, em 30.07.04, com a participação de 36 profissionais da educação, facilitado pela professora Rosário de Maria Marques Lima:
• Em junho de 2009 realizou-se dois Seminários sendo o segundo e o terceiro estes últimos, auxiliados pela Srª. Rosângela Coelho Pereira, Funcionária Pública Federal, Pedagoga e Educadora em Saúde da Unidade Regional de Saúde de Rosário e pelo Dr. Joaquim de Jesus Santos Souza, advogado OAB-5586.
Uma série de fatores negativos são determinantes de violências. Um dos quais e, talvez, o básico já está identificado por cientistas sociais, como equívocos das educações familiares. E as conseqüências são desastrosas, os usuários de álcool e outras drogas acabam dependentes químicos, os violentos quando são adolescentes, acabam infratores condenados a viverem em Unidades pedagógicas quando adultos, em presídios superlotados.
Por iniciativa do Sr. Jackson Gomes, Presidente da Associação dos Moradores do Bairro Vila Ivar Saldanha, já foram realizadas duas audiências públicas, na tentativa de conter a violência . Das autoridades convidadas, para ouvir os clamores dos que lá habitam e tomarem as providências, se fizeram presentes o comandante da 7ª CI. Major QOPM Paulo Alfredo Donjie de Oliveira, a juíza de direito da Comarca de Rosário, Drª. Rosângela Santos Prazeres Macieira, e dois delegados da policia civil, Drº. Rubem e Drº Ricardo.
Os motivos da realização das audiências públicas, foram as brigas constantes entre os grupos rivais e cobrança de pedágios aos transeuntes. Após a realização da primeira audiência pública, foram presas, 16 pessoas entre traficantes e delinqüentes juvenis². (Ver Anexo 02)
Outro aspecto preocupante é a agressividade doméstica; a indisciplina na escola; a passividade das mães, dos pais; das lideranças religiosas; comunitárias; sindicais; dos gestores de políticas públicas municipais. Levando-nos ao entendimento de não acreditarem na possibilidade de restabelecimento do caos social.
Inspirados nos ideais libertários, contextualizados pelas leituras sistemáticas, nas discussões sobre políticas públicas, nos seminários, nas conferências, nos vários cursos que participamos com temas variados, ministrados pela Escola de Governo do Maranhão. Em especial nos cursos promovidos pelo Projeto Viva Cidadão, ministrados por psicólogas. Ensinamentos que humanizam e o capacitam para o excelente atendimento ao público e o bom convívio social. É que reafirmamos a questão emergencial e urgente de aprovação de tal proposta.
Esta proposta, ao ser reconhecida viável, instituída, e regulamentada pelo Estado e suas ações implantadas. Constitui-se em um instrumento de justiça social, promotora de valores humanos, morais e éticos. Valores estes, que a nossa sociedade vem perdendo ao longo dos anos.
Portanto, para os que estão acreditando e apoiando esta proposta e para as famílias com membros dependentes de álcool e outras drogas, resta-nos aguardar a compreensão e a determinação dos gestores de saúde, em implantarem o CAPS – Centro de Assistência Psicossocial. Devidamente regulamentado por Leis e Portarias. Quanto a prevenção estamos solicitando ao Estado tomar as devidas providências em caráter de urgência.


2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral


• Propor Políticas Públicas na área da Educação Familiar no bairro Vila Ivar Saldanha localizado no município de Rosário.

2.2 Objetivos Específicos

• Identificar condição social das famílias do bairro Vila Ivar Saldanha localizado no município de Rosário
• Elaborar uma proposta de Política de Educação Familiar no bairro Vila Ivar Saldanha localizado no município de Rosário, por meio de cursos rápidos e atendimentos individuais, ministrados por psicólogo[a]s;
• Elaborar uma proposta de políticas de recuperação de dependentes químicos [álcool e outras drogas].CAPS AD. e outras já devidamente regulamentadas, pelo Ministério da Saúde.






3 REFERENCIAL TEÓRICO

Levando em conta os escritos de Gottman, Ph.D., e de De Claire, psicólogo do desenvolvimento da criança, sobre o resultado da pesquisa científica, por eles realizada em Illinois, em 1.986, com 56 casais e seus filhos de quatro e cinco anos, acompanhados até à adolescência. Levando em conta constatação de educações familiares equivocadas pelos pais identificados como: Simplistas, Laissez-Faire e Desaprovadores, independentes de suas vontades, provocavam efeitos negativos nos filhos, tais como: dificuldades de se concentrar, de fazer amizades, de se relacionar com outras crianças, o rendimento escolar era baixo e na adolescência, usavam drogas, Eram violentos e desinteressados pela vida acadêmica.
A pesquisa de Gottman, está em consonância com os escritos de Içami, ao afirmar em Anjos Caídos:
“Quem é feliz não usa drogas. Felicidade é saber superar frustrações, pois não há como satisfazer todos os desejos. E o desejo pelo prazer é muito grande. Ele pode até ser saciado, mas a saciedade aos poucos vai passando, e nós continuamos a desejar mais”. (TIBA, Içami Anjos Caídos – 1999)
“A chance de um jovem entrar em contato com drogas é muito grande. A melhor prevenção é dar formação ao filho para que tenha a força de enfrentar as mais diversas situações ao longo da vida. Os pais deixam os filhos fazer tudo na infância. Na adolescência, as vontades e os desejos aumentam e a falta de limites se agrava. Educação requer limites, e a criança deve entender por que são necessários.
É difícil, mas possível educar bem um filho, sintetizando falem a mesma língua. Quando o pai diz “vinho” e a mãe diz “água” o “filho disanda”. Troquem idéia em família antes de tomar decisões importantes, para contar com o compromisso e apoio de todos. Cuidados adequados a idade, carinhos, respeito e afeto ao lidar com o bebê, alimenta sua auto - estima essencial.
Reconhecer e festejar as realizações e conquistas, reforça-las alegremente e estimular, sem pressionar, a mais uma descoberta, alimentam a auto - estima fundamental.
A criança sente satisfação em fazer a lição de casa. A satisfação da realização alimenta a auto-estima. Portanto, os pais que fazem a lição pelos filhos estão ceifando sua auto - estima.
Os pais podem dar alegria, conforto, satisfação e roupas da moda para os filhos, mas não podem lhes dar felicidade”.
“[Os pais devem “ensinar aos filhos que os direitos são iguais para todos; ensinar que existem outras pessoas no mundo; dizer “sim” sempre que possível e dizer “não” sempre que necessário; ensinar que a cada direito corresponde a um dever; e por fim dar o exemplo quem quer ter filhos que respeite a Lei e os homens tem de viver seu dia-a-dia dentro desses mesmos princípios ainda que a sociedade não tenha apenas indivíduos que agem dessa forma!!! [Tânya-2001, p.. 24]
Diante o exposto, propomos a implantação da política de Educação Familiar, para ser instrumento de promoção pessoal, social, profissional e de controle ao uso de drogas e combate a violência. Para implantar a Educação Familiar, deve-se atender a critérios, preferencialmente aos propostos pelos cientistas desta área e, ministradas por psicólogo[a]s especializado[a]s neste campo de atuação.
É possível fazer Educação Familiar, em curto prazo, mobilizando pessoas para participar do processo, possibilitando aplicação de estratégias que modifiquem e capacitem indivíduos para pensar e agir diante as diversidades do cotidiano. Além da possibilidade de multiplicidade de agentes pedagógicos involuntários.






4 METODOLOGIA DO TRABALHO

O trabalho será efetuado na cidade de Rosário mais especificamente no Bairro Vila Ivar Saldanha mediante aplicação de questionário para a análise de casos de desajustes familiares.
Os dados serão coletados por amostragem extraídas das fichas domiciliares dos ACS’s. (Agentes Comunitários de Saúde) do bairro Vila Ivar Saldanha, aplicando-se em todas as ruas de dez em dez unidades habitacionais, no período estabelecido pelo cronograma de execução .
A respeito do questionário o mesmo será de forma fechada com perguntas e respostas objetivas.
Para a participação no referido estudo, serão considerados como critérios de inclusão:

• Faixa etária acima de 18 anos;
• Qualquer raça e gênero;
• Famílias em qualquer instância
• Condições psicológicas para cumprir a orientação dialética que a questão trata.

Para os procedimentos de análise dos dados coletados será utilizada tabelas e logo após a interpretação destes dados os mesmos serão apresentados dentro de uma proposta que seguirá juntamente com o projeto de mesmo teor.
Os resultados do estudo serão expostos através de gráficos e tabelas que fornecerão informações rápidas e de melhor entendimento.


5 EQUIPE IDEALIZADORA
Autor
Reinaldo Cantanhêde Lima (Mobilizador Social
Orientadora
Rosário de Maria Marques Lima (Professora
Digitador
Genilson Luis Freitas Marques (Turismólogo



6 CRONOGRAMA


6.1 Principais Atividades do Projeto e Responsáveis


I. Levantamento bibliográfico Todos
II. Desenvolvimento do modelo conceitual Autor
III. Implementação do modelo Todos
IV. Avaliação e Tabulação dos dados Autor
V. Apresentação de resultados Autor
VI. Apresentação da Proposta Todos






6.2 Cronograma de Execução do Projeto

Atividades Meses
Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro
I X X
II X X
III X
IV X X
V X X
VI X


















7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GOTTMAN, John e De Claire, Joan. Inteligência Emociona e a arte de educar nossos filhos. Rio de Janeiro, 10ª ed., Editora Objetiva, 1.997.
RAPPAPORT, Clara. Encarando a Adolescência, São Paulo, 8ª ed., Editora Ática, 2003.
SZYMANSKI, Heloisa. Trabalhando com Famílias.São Paulo.Instituto de Estudos Especiais,PUC, Centro Brasileiro para a Infância e Adolescência, Ministério da Ação Social. Editora Cortez, Caderno de Ação, março de 1.992.
Tiba, Içami. Quem Ama Educa! São Paulo, 83ª ed., Editora Gente, 2002.
ZAGURY, Tânia. Limites sem Traumas, Rio de Janeiro:23ª ed. Recorde _ 2001.
KALOUSTIAN, Silvio Mannoug, [organizador] Família Brasileira, a base de tudo, São Paulo:5ª ed. Cortez, Brasília, DF; UNICEFE, 2002
Tiba, Içai. Juventude & Drogas: Anjos Caídos. São Paulo:Integrare Editora,2007.
Tiba, Içami. Conversas com Içami Tiba: volume 4 São Paulo. Integrare Editora, 2009.
Pease, Alan. e Bárbara Pease; Por que os Homens fazem sexo e a Mulheres fazem Amor: Sextante, 2000
Projeto Mais Saúde. Ministério de Saúde, fevereiro -2001
Sucesso Pessoal e Profissional: uma Questão de Atitude. Organização, Rosimar Andrade Vasconcelos, Psicóloga, CRP: 908, Outubro de 2002- Gerenciando a Comunicação para Trabalho em Equipe, EGMA, facilitadora: Rose mar Andrade
Vasconcelos, Psicóloga, CRP, 9081.
Fascículo, primeiro – Cidadania. ENEM Intensivo, UNIVIMA SEDUC MARANHÃO




8 ANEXOS

8.1 Questionário
Modelo de questionário utilizado para realização da pesquisa no bairro Vila Ivar Saldanha município de Rosário
1 Qual o sexo do responsável da Unidade Habitacional?
( ) Masculino ( ) Feminino

2 Qual o grau de instrução do responsável pela Unidade Habitacional?
( ) Ens. Fund. Inc ( ) Ens. Fund. Com ( ) Ens. Med. Inc ( ) Ens. Med. Com
( ) Ens. Sup. Inc ( ) Ens. Sup. Com

3 Qual a renda per capta total das pessoas que trabalham na Unidade Habitacional?
( ) menor que 1 salário ( ) 1 salário ( ) de 1 salário a 2 salários
( ) de 2 salários a 3 salários ( ) mais de 3 salários

4 Quantas pessoas vivem na casa?
( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) mais de 6

5 A família está composta por quais pessoas?
( ) Pai e Mãe ( ) só Pai ( ) só Mãe ( ) Avô e Avó ( ) Outros

6 É assistida por algum programa social do governo?
( ) SIM ( ) NÃO


7 Em caso de resposta afirmativa a questão anterior, Assinale qual programa inscrito podendo marcar mais de um.
( ) BOLSA FAMÍLIA ( ) PROJOVEM ( ) LEITE E VIDA ( )

8 Supondo que a criança ou adolescente da residência teve algum problema no colégio. Já chegou ao seu conhecimento alguma reclamação do colégio sobre a sua criança ou adolescente?
( ) SIM ( ) NÃO

9 Existe alguém na casa que utiliza de algum vício?
( ) SIM ( ) NÃO

10 Sendo a resposta afirmativa a questão anterior. Assinale qual vício, podendo marcar mais de um..
( ) Cigarro ( ) Bebidas Alcoólicas ( ) Farmacológicos ( ) Drogas ilícitas

11 Alguém do núcleo familiar já teve algum problema com a justiça?
( ) Sim ( ) Não


































LM CONSULTORIA E PROJETOS
APOIO SINTSEP – MA






Equipe Técnica Genilson Luis Freitas Marques - Turismologo
Reinaldo Cantanhede Lima – Mobilizador Social
Rosário de Maria Marques Lima – Pedagoga








PROPOSTA “Educação Familiar: Uma proposta de Políticas Públicas, no Bairro Vila Ivar Saldanha Rosário/MA.”










ROSÁRIO – MA
2010

FICHA TÉCNICA

Genilson Luis Freitas Marques

Investigador de Polícia Civil; formado em bacharelado do curso de Turismo; membro da Equipe de Organização do VIII ENNETUR [Encontro Norte e Nordeste de Estudantes de Turismo - 1998]; Presidente Eleito CATUR [Centro Acadêmico dos Estudantes de Turismo] UFMA gestão 2000; Pós graduando em Gestão e Educação Ambiental pela IMDIC ano 2009.

Reinaldo Cantanhêde Lima

Funcionário Público Estadual; formação 2º Grau; Idealizador de Projetos Sociais; fundador da Associação de Proteção á Criança e á Adolescência de Rosário – MA; Auto - Didata; militante dos Direitos da Infância e Adolescência 1992 a 1998; Organizador e Orientador de Entidades Comunitárias; implantou Conselhos Municipais: CMS, CMDCA, CMAS, Orientou na Implantação do Conselho Tutelar; Mobilizador Social; Assessor da Secretaria Municipal da Assistência Social, 1997 – 1998; Assessor da Secretaria Municipal de Saúde 1999 – 2000; Mobilizador do Seminário Regional de Sensibilização dos Diretos da Criança e do Adolescente Setembro de 1993; Implantou o Fórum DCA DEZEMBRO DE 1994; Organizador do Seminário Desenvolvimento Trabalho e Meio Ambiente – Agosto de l994; Organizador do Seminário Segurança Pública e Assistência Jurídica, junho 2001; Organizador do Seminário O Brasil que Queremos Começa em Rosário – 2003; Organizador de Conferências Municipais da Saúde, Assistência Social e Direitos da Infância e adolescência 1995 – 2000; Iniciou palestras sobre: Municipalização da Saúde e organização comunitárias l995 – 2001. Outros Cursos: Excelência no Atendimento ao Usuário do Viva Cidadão 26.l0.01; Sucesso Pessoal e Profissional uma Questão de Atitude 25.01.03; Alta performance e Alto Desempenho do Serviço Público 29.10.03; Informática Básica 20.ll.01; Digitação 07.02.02; Português e Redação Oficial 02.12.05; Cerimonial e Etiqueta 30.08.06; Motivação e Desenvolvimento de Equipe de Trabalho 21.07.06; Estratégia de Apresentação em Público 20.l0.06; Gerenciamento de Programas e Projetos 23.09.05; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável 03.09.05.

Rosário de Maria Marques Lima

Professora de Filosofia e Sociologia; Pedagoga; l7 anos de docência no Ensino Infantil, Fundamental e Médio; Supervisora Escolar; Assessora de Projetos Educativos no Município de Rosário; Conselheira do CMDCA l997 a l999; Membro Eleita para o Conselho Escolar durante dois pleitos; Capacitação em vários Seminários Educacionais de promoção dos seguintes órgãos: [UEMA,UFMA, SBPC, PREFEITURA MUNICIPAL, FUNDAÇÃO SOUSANDRADE].


1. JUSTIFICATIVA

Educação Familiar, talvez, possa dar a resposta a uma série de problemas vivenciados em nosso cotidiano. Não tenho dúvida do crédito e da viabilidade desta proposta. ainda que, políticas tradicionais, como a educação e saúde, faltem recursos financeiros para implementá-las. Há que se compreender a extrema necessidade realmente, de políticas que eduque para o bem.
Eu costumo dizer em palestra, que no hospital, o médico trata da doença. Na escola o professor transmite o conhecimento. E quem realmente, cuida da saúde é o nutrólogo ou similar, quando orienta corretamente o individuo, a comer alimentos que lhe propicie uma vida saudável.
O psicoterapeuta e o psicólogo tratam do emocional. Quando o indivíduo sofre de transtornos emocionais, as vezes, têm insônia e perde o apetite. Nessa lógica e, buscando solucionar problemas, na família e na comunidade. Passo a passo, item por item, etapa por etapa. Coloco ás idéias de como fazer á política de Educação Familiar. Do início da organização até a operacionalização.



2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

• Elaborar uma proposta de Política de Educação Familiar no bairro Vila Ivar Saldanha localizado no município de Rosário, por meio de cursos rápidos e atendimentos individuais, ministrados por psicólogo[a]s

2.2 Objetivos Específicos

• Quantificar as famílias com problemas de desajustes familiares
• Identificar as famílias com problemas de desajustes familiares
• Oferecer minicursos sobre Educação Familiar para as famílias com desajustes familiares
• Proferir palestras educativas quanto a Política Pública na área da Educação Familiar

3. ANALISE DOS DADOS COLETADOS NA PESQUISA REALIZADA NO MÊS DE SETEMBRO DE 2009, NO BAIRRO VILA IVAR SALDANHA.

3.1 Tabulação dos dados do Questionário.

1 Qual o sexo do responsável da Unidade Habitacional?

Masculino – 70%. Feminino – 30%;

2 Qual o grau de instrução do responsável pela Unidade Habitacional?



Ensino fundamental incompleto – 56%; Ensino fundamental completo – 7%;
Ensino médio incompleto – 10%; Ensino médio completo – 13%;
Ensino superior incompleto – 3%; Ensino superior completo – 0%;
Analfabeto – 11%.
3 Qual a renda per capta total das pessoas que trabalham na Unidade Habitacional?


Menor que um salário mínimo – 24%; Um salário mínimo – 55%;
Um a dois salários mínimos – 18%; De dois até três salários mínimos – 3%;
Acima de três salários mínimos – 0%.

4 Quantas pessoas vivem na casa?



Com uma pessoa – 5%; Com duas pessoas – 2%; Com três pessoas – 19%; Com quatro pessoas – 22%; Com cinco pessoas – 22%; Com seis pessoas – 17%; Com mais de seis pessoas – 13%.





5 A família está composta por quais pessoas?



Com pai e mãe – 72%; Só com mãe – 20%;
Só com pai – 1%; Com Avô e Avó – 0%;
Com outros – 6%.



6 É assistida por algum programa social do governo?




Responderam sim – 54%; Responderam não – 46%.






7 Em caso de resposta afirmativa a questão anterior, Assinale qual programa inscrito podendo marcar mais de um.


São inscritos em bolsa família – 97%;
São inscritos em pro – jovem – 3%.



8 Supondo que a criança ou adolescente da residência teve algum problema no colégio. Já chegou ao seu conhecimento alguma reclamação do colégio sobre a sua criança ou adolescente?




Responderam Sim – 8%; Responderam não – 85%;
Abstiveram-se – 7%.





9 Existe alguém na casa que utiliza de algum vício?


Responderam sim – 49%; Responderam não – 49%;
Abstiveram-se – 2%.



10 Sendo a resposta afirmativa a questão anterior. Assinale qual vício, podendo marcar mais de um.




Usam cigarros – 14%; Usam bebidas alcoólicas – 14%;
Usam cigarros e bebidas alcoólicas – 22%; Usam farmacológicos – 0%;
Usam drogas ilícitas – 0%; Nenhum vício – 50%.



11 Alguém do núcleo familiar já teve algum problema com a justiça?




Responderam sim – 6%; Responderam não – 94%.

Após a realização da referida pesquisa no bairro Vila Ivar Saldanha, foi obtido o seguinte perfil de família no estudo. As famílias na sua maioria são compostas de maneira tradicional, ou seja, com pai, mãe e filhos, sendo que o pai exerce o principal papel como chefe da família, recebendo em torno de um salário mínimo ou menos disso.
Em virtude da baixa escolarização do chefe da família e também de sua companheira ambos acabam exercendo profissões que exigem da força braçal ou até profissões de baixa remuneração, como fora constatado acima, fazendo com que eles busquem na complementação de renda a ajuda do governo. Essa ajuda chega através dos programas sociais tendo como principal fonte de complementação o Bolsa Família.
Devido este quadro que se segue foi realizada questões que se tornam indispensáveis ao trabalho sugerido, uma delas e sobre o rendimento escolar da criança dessa família, com isso quer saber qual a probabilidade de se ter uma criança com problemas de rendimento escolar vivendo nessas condições acima descrita, obteve-se como resposta que na maioria dos casos os pais nunca foram chamados na escola para resolver algum problema de seus filhos ou escutar reclamações sobre o comportamento. Mas nessa questão o que chama atenção e que existem casos isolados e são estes casos que o projeto pretende contemplar com ajuda psicossocial através de palestras e cursos.
Quanto aos adultos da casa não se pode dizer a mesma coisa, pois 50% das famílias pesquisadas tem problemas com algum tipo de vício seja ele tabagismo, ou bebidas alcoólicas e até mesmo os dois casos juntos. Este item abre espaço para a seguinte premissa: “Para se ter uma família equilibrada e que preencha de bons exemplos os filhos é necessário que se trate primeiramente os pais dessas famílias já que na sua maioria os problemas não estão nos filhos, onde apenas uma pequena parcela apresenta algum tipo de desajuste social devido os exemplos que lhe são dados durante a infância e adolescência. “
Com a compilação desses dados e com essas informações que foram acima discorridas, é que se apresenta o referido projeto, e que este não seja encarado como principal meio de solução de um problema social que já vem ocorrendo de muitos anos, mas que seja levado em consideração e que sirva de divisor de águas entre o estado de infelicidade e abandono que algumas famílias sofrem e o estado de satisfação que se deseja alcançar.



4. REFERENCIAL TEORICO

Conteúdos aplicados nos referidos cursos, são voltados para a QUALIDADE PESSOAL E A AUTO-ESTIMA, conforme a hierarquia das nossas necessidades segundo MASLOW
As necessidades fisiológicas, de segurança e de higiene – são necessidades primárias.
As necessidades sociais de auto-estima e realização são consideradas necessidades secundárias e motivacionais. [Apostilas do Curso: Sucesso Pessoal e Profissional uma Questão de Atitudes] . Organização Rosimar Andrade, outubro de 2002 CRP 19081 e Apostila de Curso Gerenciando a Comunicação para o Trabalho em Equipe, EGMA - Facilitadora: Rosimar Andrade Vasconcelos. Psicóloga.

4.1 BASES LEGAIS DA SAÚDE MENTAL

Portarias Ministeriais: 224-1992, Portarias, nº., 106, Portaria, nº. 1220-2000, Portaria, nº. 189-2002, Portaria, nº., 336-2002, Portaria, nº. 251-2002, Portaria, nº. 052-200, Portaria, nº. 2391-2002, Portaria, nº. 245-2005, Portaria, nº. 1876, Lei, nº., 10.216-2001, Lei, nº., 10.708 - 2003, Lei, nº., 11.343-2006, Decreto, nº.t, 5912






1 – AUTO-REALIZAÇÃO (Satisfação pode ser derivada de sucesso, profissão e prazer no trabalho);

2 – ESTIMAS [EGO] (Prestígios na profissão interação,facilidade e arranjo físico);

3 – SOCIAIS (Elevado interação e relacionamento com os colegas);

4 – SEGURANÇA (Políticas estáveis previsíveis no trabalho);

5 – NECESSIDADES (Alimento, repouso, abrigo e sexo)

4.2 POLÍTICA DE RECUPERAÇÃO DE USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS.

Para que o município possa implantar o CAPS AD. É preciso que sua população seja de 70.000 a 200.000 habitantes Entretanto, o município de Rosário, está configurado como município sede de Módulo Assistencial, conforme o Plano Diretor de Regionalização - SES. Em 2008 referenciava para Rosário, Axixá com 14.743 habitantes, Bacabeira, com 15.115 habitantes, Cachoeira Grande, com 9.116 habitantes, Morros, com 17.620 habitantes e Rosário, com 39.103 habitantes, perfaz um total de 95.670 habitantes. Fonte: Folder – SES.
Somados com a perspectiva de uma super população, com a implantação do pólo industrial em Bacabeira, conforme Decreto nº. 24.680-2008.

5 METODOLOGIA DO TRABALHO
5.1 ESTRATÉGIAS E CONTEÚDOS

Na Educação Familiar, a diferença é de estratégia e de conteúdo, Proponho alternância na realização dos cursos e atendimentos individuais ou grupais, sendo adotado a metodologia de formação de Recursos Humanos do PROJETO VIVA CIDADÃO, utilizada por meio de cursos rápidos, ministrados por psicóloga na capacitação das famílias do bairro Vila Ivar Saldanha, e Oficinas de Aprendizagem para crianças e adolescentes.

TÓPICOS PARA ESTUDO DA EDUCAÇÃO FAMILIAR
Família como Instituição 2 hs 2 hs Sáb 1 h
Responsabilidade familiar 2 hs 2 hs Sex 2 hs
Relacionamento conjugal 2 hs 2 hs Sex 2 hs
Psicologia da infância 2 hs 3 hs Qui 3 hs
Adolescência busca da identidade 2 hs 3 hs Qui 3 hs
Relacionamento pais e filhos 2 hs 3 hs Qua 3 hs
Cidadania e Cidadão 2 hs 3 hs Qua 3 hs
Qualidade pessoal Auto - estima 2 hs 3 hs Ter 2 hs
Visão empreendedora 2 hs 3 hs Ter 3 hs

6 RECURSOS NECESSÁRIOS

6.1 HUMANOS

Proponho contratar um profissional da área da psicologia ou similar, com experiência para estudar a viabilidade da proposta e elaborar questionários para a realização do diagnóstico da área selecionada, ou como preferir o gestor.
Coletadas as informações e consolidados os dados, o profissional elabora o plano de ação que, definirá quantidades de técnicos, auxiliares e administrativos, Além de materias de expediente e outros se necessário..

6.2 MATERIAIS

O responsável pela implantação do Projeto, juntamente com técnicos e outros, deverão propor a construção ou adequação de espaço físico e equipamentos etc.
Inicialmente os custos da referida proposta estão em torno do que o quadro a seguir demonstra:

MATERIAIS CUSTOS
CD ROM R$ 5,00
ENCADERNAÇÃO R$ 5,00
PAPEL RIPAX® R$ 15,00
RECARGA DE TINTA R$ 60,00
TOTAL DE DESPESAS R$ 85,00
OBS:. Os custos acima descritos se refere somente à confecção do projeto.

6.3 FINANCEIROS

Para quem está disposto correr risco e enfrentar desafios. Iniciará o Projeto com recursos próprios ou com parcerias públicas ou privadas para prover as necessidades. Podendo até fazer arranjos;
Por tratar-se de política de saúde pública, em caráter emergencial[SOS-VILA IVAR SALDANHA],O Projeto poderá ser custeado com recursos financeiros do tesouro municipal, da contra partida: 15 %, destinados a custear ações de saúde.
Neste caso, compete ao Conselho Municipal de Saúde, por meio de Resolução publicada, determinar transferência de recursos financeiros, humanos e materiais do- SUS Para implantação e manutenção do PROJETO.
Outra alternativa, é utilizar recursos financeiro: 2% do tesouro municipal, destinados por Lei............., para custear despesas com a política de assistência social.
Ou aguardar decisões do governo federal ou estadual, instituir regulamentar e prover recurso financeiro para custear despesas..
Dia desses ouvi discurso de um líder do PT Nilson Moura, na Câmara Federal, “dizia: perdemos para à violência, perdemos para o traficante, perdemos para a degradação humana, perdemos para as drogas, ninguém tem sugestão a dar e nem o governo!!!. As idéias estão postas é o que me compete fazer!!!.




7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GOTTMAN, John e De Claire, Joan. Inteligência Emocional e a arte de educar nossos filhos. Rio de Janeiro. 10ª ed., Editora Objetiva,1997
Tiba, Içami. Quem Ama Educa! São Paulo, 83ª ed. Editora Gente,2002
ZAGURY, Tânia. Limites sem Traumas, Rio de Janeiro: 23 ed., Recorde, 2001
KALOUSTIAN, Silvio Monnoug, [organizador] Família Brasileira a base de tudo, São Paulo: 5ª ed., Cortez, DF; UNICEF, 2002
Fascículo, Primeiro – Cidadania. ENEM. Intensivo, UNIVIMA SEDUC – MA

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