terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Esperanto em destaque

Esperanto em destaque
Ano 5 - N° 241 - 1º de Janeiro de 2012
MARINEI FERREIRA REZENDE
marineif2001@gmail.com
Londrina, Paraná (Brasil)

No dia 11 começa o Encontro de Ano Novo da Juventude Esperantista
A Organização da Juventude Esperantista Brasileira fixou local e data para o Encontro de Ano Novo. O evento ocorrerá entre os dias 11 e 15 de janeiro, em Formiga, no estado de Minas Gerais. A entidade está elaborando a programação para divulgação posterior na imprensa especializada.

47º Congresso Brasileiro de Esperanto inicia-se no dia 15 de janeiro

O 47º Congresso Brasileiro de Esperanto será realizado em Taguatinga, DF, nos dias 15 a 19 de janeiro de 2012. A organização do evento está a cargo do Clube de Esperanto de Taguatinga e da Associação Brasiliense de esperanto, que definiram como tema principal do congresso "Renovação do Movimento Esperantista: Comunicação, Divulgação e Educação". A partir de 2012, os congressos de esperanto da Liga Brasileira de Esperanto, que tradicionalmente ocorriam em julho, acontecerão em janeiro. Assim decidiu a maioria dos esperantistas consultados pela Liga. 

Encontros semanais na sede da APE em Natal-RN 

Todos os sábados, das 17h às 18h, são realizados encontros dos esperantistas na sede da Associação Potiguar de Esperanto (APE), na Av. Marechal Deodoro da Fonseca, nº 877, casa 3 – Centro, em Natal-RN. O telefone para informações é (84) 3611-2464. Estas reuniões são muito importantes para a prática do esperanto. Só assim pode-se manter a língua viva. Estão organizados ao longo das quatro semanas de cada mês, de acordo com o tipo de atividade realizada.

Os tipos de encontros estão assim divididos:
•        1º sábado - roda de conversação
•        2º sábado - palestra
•        3º sábado - roda de conversação
•        Último sábado - encontro informal. 

Roda Literária na sede da KKE 

Conheça as principais obras da literatura em Esperanto, participando da Roda Literária na sede da KKE – na Av. 13 de Maio, 47 sobreloja 208 - Centro - Rio de Janeiro-RJ. Coordenação: Jair Salles. Horário: Todas as segundas-feiras, das 18h às 20h. 

Clube de Conversação 

Você já terminou o curso básico, mas ainda não fala fluentemente o idioma? Você perdeu a habilidade de falar em Esperanto devido ao não uso do idioma?
Você fala o idioma, mas não tem com quem praticar? Então compareça às quartas-feiras das 18h às 19h30 à sede da KKE e participe do nosso Clube de Conversação! Ele foi criado exatamente para você mesmo! A KKE fica na Av. 13 de Maio, 47 sobreloja 208 – Rio de Janeiro. 

Curso de Verão em Bento Ribeiro, no Rio de Janeiro 

O Esperanto Grupo Lazaro Luiz Zamenhof dá início em janeiro ao tradicional Curso de Verão, na sede do Centro Espírita Léon Denis, na Rua Abílio dos Santos, 137 - Bento Ribeiro - Rio de Janeiro-RJ. Início: 12 de janeiro de 2012 Término: 23 de fevereiro de 2012. As aulas serão sempre às quintas-feiras, das 18h às 19h30, no endereço citado. Em março, o grupo dará início a três novos cursos: Curso Básico I, Curso Básico II e Curso Progressivo, com aulas também às quintas-feiras, das 18h às 19h30. Sua duração irá de março a novembro. 

Palestra sobre Lídia Zamenhof disponível na internet 

Está disponível na página da Cooperativa Cultural dos Esperantistas o texto completo da palestra sobre a vida de Lídia Zamenhof. De autoria de Affonso Soares, o trabalho trata da vida e obra da filha do criador do Esperanto. O material foi escrito na língua internacional neutra e se encontra no endereço www.kke.org.br.

 

Fonte: O Consolado



O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita
 
 

Um comentário:

  1. Boa tarde, Reinaldo Lima,

    Agradeço pela visita ao meu blog sobre Esperanto.
    Parabéns pelo seu blog.
    Abraços!
    Aristóphio Alves Filho.

    ResponderExcluir