sábado, 21 de janeiro de 2012

EXPLICAREI SEMPRE QUE NECESSÁRIO

Vou explicar o significado da palavra, Sinal Verde em título de matéria publicada em Blog de Reinaldo Lima, trata - se de assunto discutido em reunião frutífera, realizada no Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde em São Luís – MA.

O assunto foi sobre a implantação de um CAPS Regional em Rosário para tratar de transtornos mentais, inclusive álcool e outras drogas. A portaria ministerial de nº 336 de 19 de fevereiro de 2002, que instituiu os CAPS, definiu critérios,  que levam em conta a quantidade de habitantes do município. Definiu a base legal que, um município  com menos de 20.000 habitantes  não pode implantar sequer o CAPS l. Tendo em vista, que o CAPS l deve ser implantado em município que tenha de 20.000 a 70.000 habitantes.

A preocupação constante com transtornos familiares e, buscando a solução do problema, levou-nos a organização do primeiro Seminário com o tema: A Arte de Educar Filhos, esse evento surgiu a luz de debates em domicílios particulares. As  reuniões aconteciam uma vez por semana em casa dos casais amigos. A ultima reunião foi realizada em minha residência, oportunidade em que, alguns casais de  católicos abandonaram em razão da proposta de levar o assunto para ser debatido em seminário.

O Projeto para solicitar patrocínio ao SINTESP - Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Maranhão, foi elaborado em horário adiantado da noite na casa da minha filha Rosário de Maria Marques Lima, cada um dos projetistas trabalhava um tópico. A equipe elaboradora do mencionado projeto e da Proposta de Educação Familiar, foi composta por Reinaldo Cantanhêde Lima autor, Rosário, orientadora e Genilson Luís Freitas marques, meu genro e organizador digitador. Somos membros de famílias com dependentes químicos.

Em 30 de julho de 2004, apresentou-se o primeiro Seminário para 36 profissionais da educação. Em junho de 2009,  apresentamos duas vezes, no auditório do Colégio Luiza de Souza Gomes. Na ultima apresentação, a mesa apresentou a proposta de encaminhar para o PPA- Plano Plurianual do município de Rosário para o período de 2010/2013. Fosse implantada a política de Educação Familiar, como prevenção ao uso e abuso de Drogas e lutar por implantação do CAPS ad. ll. A  mencionada proposta foi aprovada em Seminário, por 46 participantes. Não foi convocado o PPA!

Foi então, que decidimos coletar assinaturas para encaminhar a nossa proposta popular para a governadora do Estado do Maranhão e, ela pudesse encaminhar para constar no PPA – Plano Plurianual, 2012/2015. Enquanto lutávamos em busca de apoio  para coleta de assinaturas, pessoas ligadas ao sistema municipal de saúde de vários municípios contactados, conseguiram plantar nas cabeças de  pessoas o desânimo.

Não desistimos fizemos a mencionada  proposta anexada a 1.476 assinaturas, chegar ao Palácio dos Leões. Quem fez o contato com nosco, foi uma assessora especial da governadora, a Senhora Graça Mendes, informou de está encaminhado a proposta para a Secretaria de Estado da Saúde e a referência era a Senhora Cristina Loiola. Na SES, a proposta foi discutida em Reunião de Gestores Regionais, em oportunidade que se preparavam para encaminhar proposta para o PPA. Plano Plurianual 2012/2015. 

No dia 11/01/2012, técnicos do Departamento de Saúde Mental nos informaram de existir um projeto na  Secretaria de Estado da Saúde, desde o ano 2011, para ser implantado em Rosário um CAPS Regional lll, para tratar os transtornos mentais,  inclusive álcool e outras drogas.  Para que o CAPS  em comento seja consolidado é preciso uma série de providências administrativas, entre as quais, o pacto entre os municípios. 

É claro, que em todo processo existem as barreiras.  Quem pode afirmar de que os outros municípios circunvizinhos de Rosário tenham interesse nesse assunto? Quem pode afirmar  de que o Prefeito de Rosário queira que seja implantada essa política em sua cidade? São empecilhos, que só a população tem o poder de resolver e, sobre esse aspecto eu só tenho dúvidas. Considerando vivermos em uma província, que vive adormecida aos braços do fracasso!

Cumpro o dever de informar que, o nosso pleito é que o Estado possa implantar uma unidade gerenciada, pela Secretaria de Estado da Saúde. Fiquei eufórico quando li no Jornal o Congresso em Foco, Disse a Presidenta Dilma Rousseff, em seu programa de Rádio o Café de Manhã, determino fazer convênios com Estados, Municípios e com Organizações com experiência em tratar da dependência química. A quem este assunto interessar convido acompanhar este Blog


2 comentários:

  1. Bom dia Fabio, obrigado pela visita ao meu espaço, entretanto, solicito encaminhar, o seu Email. para que eu encaminha a proposta :Educação Familiar para vosso conhecimento e, sem compromisso. Os CAPS I, II E III, tratam de doenças a nossa proposta tem como objetivo tratar pessoas paraz constituirem famílias bem ajustadas. Trat-se de uma proposta popular em que sonhamos possa o governo conhecer e, para isso faz-se necssário que utilizemos estratégia, se mais pessoas solicitare a implanttação dessa políca barata quase zero! Abraços. Reinaldo Cantanhêde Lima

    ResponderExcluir