quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

QUAL A RAZÃO DA INDIFERENÇA?

INSTITUIÇÕES DO GOVERNO E DA SOCIEDADE CIVIL  DA REGIONAL DE ROSÁRIO NO MARANHÃO, NÃO PARTICIPARAM DA CAMPANHA ANTIDROGAS! PORQUE? ... FORAM CONVIDADOS VERBALMENTE E OFICIALMENTE.  VER QUADRO DE CONVOCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO A SEGUIR:

N.O    CONVOCAÇÃO          QUANTIDADE                                                      PARTICIPAÇÃO
01    ESCOLAS MUNICIPAIS DE ROSÁRIO-CONVIDADAS    12                    PARTICIPARAM 06
02    ESCOLAS ESTADUAIS DE ROSÁRIO - CONVIDAS          10                   PARTICIPARAM  01
03    ESCOLAS PARTICULARES DE ROSÁRIO - CONVIDADAS    02            PARTICIPARAM  00
04    TEMPLOS  RELIGIOSOS IGREJAS  CONVIDADAS  11                            PARTICIPARAM  00
05    FEDERAÇÃO, ASSOCIAÇÕES E SINDICATOS  - CONVIDADAS  10      PARTICIPARAM 00
00        TOTAL                         DE                                       CONVIDADS     45     PARTICIPARAM 07                                            
Pediu-se para as instituições contribuírem com a coleta de assinaturas se concordassem com a campanha, entregamos os impressos dentro de envelopes. A média de visitas nas escolas foi de três vezes, para registrar tiramos fotos. O dia do convite oficial, foi datado de  31 de março de 2011. Quando da primeira Caminhada de sensibilização, a Secretária Municipal de Educação de Rosário participou juntamente com pessoas de duas comissões: Mobilização Social pela Educação e Selo UNICEF. Não participaram com assinaturas!

VER QUADRO DESCRITIVO DE VISITAS NOS MUNICÍPIOS CIRCUNVIZINHOS DE ROSÁRIO PARA SOLICITAR APOIO DAS SECRETARIAS DE SAÚDE E SINDICATOS.
N O    MUNICÍPIO    ÓRGÃO    DATA DE ENTREGA DO DOCUMENTO E VISITA
01    AXIXÁ    PREFEITURA    SECRETARIA DE SAÚDE    22/06 2011  NÃO
02    BACABEIRA    PREFEITURA    SECRETARIA DE SAÚDE    21/07/2011
03    CACHOEIRA GRANDE    PREFEITURA    SECRETARIA DE SAÚDE    21/08/2011
04    MORROS    PREFEITURA    SECRETAIA DE SAÚDE    22/06/2011
05    PRESIDENTE JUSCELINO    PREFEITURA    SECRETARIA DE SAÚDE    28/07/2011
06    ROSÁRIO    PREFEITURA    SECRETARIA DE SAÚDE    03/07/2009

Antes de encaminharmos documentação solicitando apoio de Executivos Municipais,  circunvizinhos, já havíamos encaminhado ofícios para Gestores de Saúde e ninguém respondeu. Não responderam para o cidadão Reinaldo Lima e, não Responderam a documento institucional expedido pelo gestor Regional de Saúde de Rosário, Cezar Roberto Medeiros Araujo, o referido documento tratava sobre a possibilidade de um Seminário sobre Saúde Mental Regional,  objetivando  discutir a implantação do CPAS ad. ll Regional para tratar de dependentes químicos

Tanto o poder Executivo como o Legislativo, não têm dado importância a esse assunto! Daí, a pergunta, a população nordestina é igual a população das outras regiões? Responder após leitura nos escritos a seguir:

A participação popular ajudou na elaboração dos 11 projetos de lei da Comissão Especial de Políticas 
Públicas de Combate às Drogas. Os projetos foram apresentados no relatório da comissão, aprovado neste mês. Uma das ferramentas para discussão foi uma comunidade virtual criada no portal e - Democracia.

“Os parlamentares da comissão acompanharam os debates [da comunidade virtual], o que auxiliou as decisões”, disse o presidente da comissão, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que solicitou a criação da comunidade virtual. Os cidadãos também deram sua contribuição em audiências públicas na Câmara e em seminários regionais sobre soluções locais de combate às drogas.

Várias sugestões apresentadas pelos internautas foram acolhidas pelo relator da comissão, deputado Givaldo Carimbão (PSB-AL). “A participação dos cidadãos foi fundamental para a discussão dos projetos e dos conceitos no relatório final.”

Como exemplo, o relator citou o debate sobre o fim da propaganda de bebidas com qualquer teor alcoólico, muito solicitado pelos internautas.

O relator também propôs a exigência de que os rótulos das bebidas alcoólicas alertem os consumidores sobre os malefícios do álcool. O aumento da COFINS de cigarro e bebidas alcoólicas para financiar políticas sobre drogas foi outra sugestão que virou projeto de lei.

Reinserção social

Os cidadãos também debateram a necessidade de trabalhar a intersetorialidade nas políticas sobre drogas. “A comissão acolheu essa sugestão e elaborou uma série de recomendações para o fortalecimento do sistema de políticas sobre drogas, como a criação de uma rede nacional.”

O fortalecimento do Sistema Nacional de Assistência Social para acolher usuários de drogas e familiares foi uma contribuição fundamental dada pelos internautas, na opinião do relator.

Duas propostas sugeridas pelos participantes da comunidade virtual focam a reinserção social do dependente de drogas. A primeira fomenta a inclusão do usuário em recuperação no mercado de trabalho; e a segunda fortalece a continuidade de sua escolarização, com reserva de 10% das vagas de entidades de ensino profissionalizante.

Os internautas também solicitaram punições maiores para comercialização de drogas mais nocivas, como o crack e a cocaína. “Esse tema será tratado na próxima fase do trabalho, quando serão elaboradas medidas mais severas para punir os traficantes. Essa sugestão está compatível com a opinião dos especialistas e encontra amparo nas propostas dos relatórios estaduais”, disse Carimbão.

Legalização da maconha
Segundo Carimbão, houve um intenso debate na comunidade virtual sobre as vantagens e desvantagens da liberação da venda e do uso da maconha. A matéria não entrou como proposta no relatório final, segundo o parlamentar, porque o trabalho da comissão estava direcionado às ações contra o crack. “Esse debate ficará para a próxima fase, quando serão tratadas as medidas legislativas no contexto do PL 7663/10 [que aumenta pena para o tráfico de drogas pesadas].
Reginaldo Lopes entregou o relatório para o presidente da Câmara, Marco Maia, no último dia 14. A prioridade, segundo Lopes, é criar a comissão especial que analisará o projeto que institui o Plano Nacional de Políticas sobre Drogas.
Fonte: Agência Câmara dos Deputados
O que você achou deste Post? Dê o seu voto!
Observação.: para avaliarmos os fatos em comento, primeiro temos que iniciar pelo adensamento demográfico de cada município e pelo agravamento provocado pelo uso de drogas. Coletamos 1.476 assinaturas em 04 meses: Axixá 11.420 habitantes contribuiu com 335+ Presidente Juscelino com 11.537 habitantes contribuiu com 38 e Rosário com 39.582 habitantes contribuiu com 1.103 assinaturas. Quando procurávamos pelas assinaturas diziam que tinham deixado  para alguém que sempre estava negando!!! A participação foi de pessoas,  90% de mães.

3 comentários:

  1. Prezado Sr. Reinaldo Lima tenho acompahado suas matérias e vejo seu total empenho em implantr o CAPS.III.
    Porém tenho dúvidas em relação ao motivo que impede a sua instalação na sociedade de imediato.
    Aguardo resposta.
    Thais Lima

    ResponderExcluir
  2. Boa noite prezada Thaís, primeiro explicar que toda organização em especial, as da Sociedade Civil tem em seus estatutos sociais o objetivo:promover o bem estar de seus socios. A droga só promove malefícios para toda a sociedade! Quem não tem a disposição de assinar um documento requerendo serviços de saúde para tratar os que necessitam, não tem comportamento de civilizados. A droga Tahís, distróe famílias, qualquer quer seja o nível social. Requerer serviços de saúde tem amparo legal e moral. Thaís quando da primeira caminhada a única pessoa anos parabenizar foi a Promotora Pública da Comarca de Rosário,Drª Elizabeth Mendonça, em seu ofício chamou para sua responsabilidade, dever de ser humano, de mulher, de mãe, sua ação foi uma lição de civilização. Parabens muito procedente a sua resposta. Abraços Reinaldo Lima

    ResponderExcluir
  3. Correção onde se ler reposta leia-se Pergunta. Eu quis dizer muito procendente a pergunta de Thaí. Reinaldo Limas

    ResponderExcluir