quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

COMO CONSTRUIR UMA FAMÍLIA DE FUTURO?


Estou há três meses pensando em organizar uma reunião com meus filhos, pretendo despertar neles um novo pensar e um agir preventivo. Até o presente não encontrei o momento adequado para a convocação. A  princípio pensei fosse o Natal o ideal. Não foi. Não tenho dúvida quanto a decepção, como será a reação deles, tanto é que, prejulgo seus pensares: o que papai quer nos dizer, mais um discurso chato  de todo dia, não vou nessa, isso é coisa de velho!

Surpreenderei ou não,  ao informa-los que,  as importantes decisões internacionais, foram e continuam sendo tomadas em reuniões bem organizadas conhecidas como conferências. Aqui citarei algumas já realizadas de grande importância como a originária  da criação do BM - Banco Mundial, instituído para controlar o fluxo de capital internacional e combater a pobreza dos países  do terceiro mundo em 1944.

Em 1.993, em Wasington  uma cúpula composta por 100 tecnocratas chefiada por Jhon  Wiilys, em um congresso com uma duração de  três dias finalizaram “acordo” econômico os paises ali representados aprovaram um Projeto que chamaram  CONCENSO DE WASINGTON, elaborado por imposição dos Estados Unidos  para ser aplicado na América Latina. Em cada país o pacote econômico chamou-se de:  Plano Real  no Brasil e na Argentina de o Plano Cavalo.

Este mês de dezembro de 2009, em Copenhague, trataram do  aquecimento  global. Quando o assunto é de interesse global, como é o caso do aquecimento, o evento é internacional. Quando o assunto a ser tratado é apenas de interesse nacional,  citarei a Conferência  Nacional de Saúde Ambiental, neste casso,  inicia-se pelas conferências municipais, estaduais e por fim a Nacional.

Estes eventos  são realizados  com objetivo  de elaborar  planejamento  em  busca de soluções  de problemas,  nos municípios menores as atividades iniciam-se com centenas de pessoas, chegando  a milhares de representantes.Antecipadamente são contratados especialistas e, estes preparam textos especializados e livros, para auxiliar na compreensão do assunto e na tomada de decisões que, após  as exposições, painéis e os debates e decisões, acontece por meio do voto. Os votantes  são chamados delegados.  

CHEGOU O NATAL,  fim de ano, festa em família, qual o objetivo? Só alegria? Só hipocrisia? Só Feliz Natal? Este ano eu pensei  fosse possível mostra aos meus filhos a importância de antes das comemorações termos uma reunião para avaliarmos  os nossos feitos, nossos pensares, nossos agires e  tomarmos a decisão de ali,  começarmos   organizar o nosso  planejamento familiar. Claro que eram planejamentos distintos. A princípio,  para dois ou quatro anos e todo ano fazer os ajustes necessário.

UM ERRO GROSSEIRO

Quando fiz a minha  casa não estava preparado  para as responsabilidades de um cidadão, de um pai de família,  antes não havia lido um livro que eu pudesse tirar exemplo. Sequer pensei  que a partir daquele momento estaria um pai jovem, mais tarde um pai maduro e por fim um pai idoso , filho de um casal de idosos. Tanto é que, na minha casa não construir


Um  quarto com um modesto banheiro para  abrigá-los em suas velhices!

Este ano de 2009, estou sentindo o amargo de mais uma derrota, a de ver o meu pai em seus últimos dias doente e, eu de mãos atadas sem poder fazer nada. Essa lamentável falha não deve pesar sobre os ombros dele,  em não ter tido a competência de preparar-me para assumir a real  tarefa de um cidadão, de um filho e de um  pai chefe de uma família! Esta vergonhosa falha é minha porque quem cuida da vida dos outros esquece da sua!..

“Quem vê  a barba  do seu vizinho arder bota sua de molho”. Essa é a realidade é assim com  ele e com outros ainda estamos por ver!  Eu e a minha mulher, passamos  décadas nos privando e economizando para termos uma velhice em paz com  tranquilidade e com um pouco de folga,  tudo que fizemos até agora não foi o bastante!.. Eu estou condenado a tomar comprimido pelo resto da vida, pergunte aos meus filhos se eles sabem  que eu estou doente e qual foi a causa dessa doença. Perguntem se eles sabem  o que  me faz bem ou mal.

É UMA SOCIEDADE ABSOLETA?

Quando um prédio está ameaçando a vida dos transeuntes a defesa civil é acionada para tomar as devidas providências. Quando a violência acelera pensam-se em  segurança pública. É preciso punição e construção de prisões. Constrói-se presídios. Os presídios estão superlotados, a degeneração chegou a um patamar alarmante  tanto é  que pessoas rotulam-se de “TRAÍRAS’!.. O que fazer?

No passado um homem pensou em voar, na época era um sonho absurdo, hoje é uma realidade. Não lembro  a data estou trazendo a tona os fatos, um outro homem pensou em viagem por debaixo das águas dos mares e oceanos, o sistema  de transporte está aperfeiçoado já faz um bom tempo. Em l.968 o homem pisou no solo lunar.

PODE DISCORDAR SE QUISER

O caos social é um distúrbio  de conduta, que deixemos a hipocrisia de um lado  e que se trabalhe a engenharia familiar, tudo que deu certo  até agora são frutos da engenharia. Viver os arranjos dos nativos não será possível. O Estado e a Igreja Católica são os responsáveis pelo caos social... Foram estas instituições as modeladoras  da família nuclear no Brasil. São essas instituições que mandam na sociedade brasileira.

Não será mais possível esperarmos que um fruto  que pretende-se  degustar doce colha-se azedo , a ciência  está aí já a muitos anos aperfeiçoando e os estudos continuam.  A investigação  nos cérebros  humanos avançam a cada dia. O  Estado precisa tomar a decisão de acabar com essa escola velha arcaica deturpadora mentirosa  e corrupta. E, instituir a política de educação  utilizando-se de conteúdos formulados pela engenharia de formação de cidadãos  

O médico, psiquiatra, psicoterapeuta, pós-graduado em psicologia social, Augusto Cury, autor do livro Treinando a emoção para  ser feliz,  nos convence de como o preparo emocional pode nos fazer feliz.

Isto poxto, soma-se a outras  Obras  fantásticas de autores cientistas dessa área, falam de que o emocional do individuo inicia-se ainda no ventre da mãe e outros  escreveram terem observado ser o início na primeira alimentação [Arte de educar nossos Filhos, Gottmam-1.997] Daí, o pensar leigo da necessidade de construção de um novo modelo de sociedade. Uma organização familiar diferente. 

Este pensar não envolve estrutura em concreto. Trata-se  da utilização  da engenharia  da educação familiar e deve ter naturalmente o auxilio de profissionais  da psicoterapia e da psicologia para sugerir as mudanças necessárias. E,  estas mudanças devem assemelhar as já comprovadas na arquitetura. Compare-os uma  casa desenhada por um bom  pedreiro, com uma outra casa desenhada por um modesto arquiteto.  Sem dúvida, as mudanças serão significativas.

Utilizando a lógica em comento, o Estado deve urgente, agregar conteúdo específico no ensino/aprendizagem capaz  de garantir  uma boa formação de cidadão. Aqui, trata o assunto de modelar pessoas, que possam  num futuro  planejar suas vidas para viverem bem. Como está escrito na bíblia. Vida com abundância. Só que, para isto, o Estado precisa  em caráter emergencial, utilizar o dinheiro dos impostos para pagar  a  quem realmente possui a qualificação para faze-lo. Ao contrário a família nunca será célula má ter e sim, célula mártir!..

Portanto, dizer que um individuo equilibrado ao pensar em casar-se  deve buscar auxílio para elaborar o seu planejamento. Primeiro o de ter a sua própria  casa . Uma casa tem custo para construir, mobiliar, e realizar a manutenção. Comprar um  automóvel  também deve-se  não apenas pensar no valor do  bem a ser adquirido,  além         do custo  deve-se adicionar as despesa com   combustível  e manutenção.  Após leitura deste  modesto texto, aguardo  manifestação dos interessados  e/ou destinatários.

Por Reinaldo Cantanhêde Lima
Funcionário Público  Estadual, Sindicalista, Autodidata, Educador Alternativo e Mobilizador Social- janeiro de 2010 Blog de Reinaldo Lima WWW.reinaldocantanhede.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário