terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

UMA PEREGRINAÇÃO

Por Reinaldo Cantanhêde Lima

No dia 31 de janeiro de 1999, eu estava deitado, por volta de umas seis horas da manhã, ouvi a voz do meu filho, Carmélio Marques Lima, Técnico Agropecuário, formado pela Escola Técnica Federal Agropecuária do Maranhão. Ele chamou a mãe dele, Maria Madalena Marques Lima, professora de nível médio aposentada pela União e pela Prefeitura Municipal de Rosário, no Maranhão. Carmélio, já estava ha alguns dias  usando drogas lícita e  ilícitas, era um toxicomaníaco, suas crises duravam de 5 a 7 dias, até que o seu corpo ficasse abastecido. O intervalo entre uma crise e outra era de 4 a 6 dias e, ele fazia esforço para não ingerir  a substância assassina, corria de Rosário a Bacabeira e de Bacabeira a Rosário, foi o que ele disse para um colega de escola,  “estou fazendo esforço para ver se não uso a maldita” para quem  ele disse contou-me, o rapaz  ex-colega de escola, era filho de Antonio Valentim de Ruivaz, Povoado do município de Axixá. Palavra do ex - colega:  “ tenho pena dele era um bom rapaz!”
Quando ouvi a voz de Carmélio pensei, já está com o corpo abastecido, enganei-me, ele pediu um remédio para a mãe dele, disse estar com o nariz entupido, depois desistiu, pediu água gelada para beber, lavou a cabeça e, saiu dizendo ir dar um vôo. Mais tarde, das nove ás dez horas chegou a notícia por dois rapazes; Carmélio havia se jogado da ponte que fica sobre o Rio Itapecuru, e não havia voltado.  Eu fui até ao local do acidente e, o Senhor Sebastião Serejo me disse ter presenciado o fato. O Carmélio havia cheirado cola e tentado dar um pulo como era de costume fazer. Pulava da referida ponte e, por baixo da água ia “saltar” na rampa do Povoado Itamirim,  ia lá, comprar maconha, na casa de quem não nos foi informado, Itamirim está a mais ou menos três quilômetros a baixo da cidade de Rosário e a ponte está na direção do centro da cidade.
Quando Carmélio foi encontrado, já havia se passado as trinta e seis horas. Levou-se para a porta da delegacia da cidade e, o delegado Cardoso, autorizou  fosse levado ao cemitério e enterrado. Nenhum inquérito foi instaurado, foi um acidente, a família é convencida disso! O enterro de Carmélio, foi acompanhado  por poucas pessoas. As pessoas que o acompanhavam quando ele desfrutava de um cargo de nobre, Gerente Regional da Cibrazem, nenhuma se fez presente ao ato fúnebre, fúnebre, fedorento e doloroso, eu e a mãe dele estávamos lá!
Estou convencido de que foram e são estas as razões de está promovendo esta peregrinação, recebendo o apoio diretamente de um estimado amigo e mais do que um amigo, um admirador, desde quando era músico do conjunto “Os favoritos” e mais tarde estivemos juntos quando da implantação do Pagode “O Talismã. Antes eu caminhava nas ruas da cidade acompanhado apenas pelo meu sonho, agora somos três, eu meu sonho e o amigo Bimba do Pagode, o Senhor José de Ribamar Santos.  Já se somam  com esta luta  outros, cada um contribuindo como podem,  uns já vem contribuindo a mais tempo, sendo o sustentáculo financeiro e  de equipamentos desse nosso Projeto o SINTSEP – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Maranhão, seguido pelo Lojão Central, Sismur, Comercial Santos , Unidade Regional de Saúde de Rosário, Sindsep e Colônia de Pescadores Z-21, até o Presente.Quanto as contribuições de participantes em Seminários, já foram citadas em mais de dois mil impressos distribuídos em busca de assinaturas, e no Projeto de Educação Familiar.
Há mais ou menos uns três anos ouvi entrevista concedida ao Canal (2) de Televisão, Rede Brasil, pela mãe de Cazuza, ela disse: “agora entendo que todas as pessoas que defendem determinadas causas tem motivos de sobra para fazê-la”. No dia 28 de janeiro deste ano de 2011, apliquei um Seminário para Agentes Comunitárias de Saúde na “marra”, uma agente ali, presente queria que eu interrompesse a minha apresentação para deixar a Secretária de Saúde cumprir  com o seu dever remunerado. Eu não estava no espaço da Secretaria de Saúde, estava em reunião mensal, do Sindicato dos ACS, autorizado pelo Presidente da Classe, e cheguei primeiro, para fazer o que talvez fosse dever de quem se propõe fazer e não faz!    
 ACS (Agentes Comunitários de Saude)

         
                                                        Reinaldo Cantanhede Lima e ACS

Por intermédio de Bimba, Conselheiro de Segurança, no dia 28 de janeiro do ano em curso, fui recebido pelo Major Passos, Comandante do Destacamento de Rosário, conversamos e este, solicitou-me parceria para as atividades sociais, aceitei de imediato e, ali, combinamos aplicar um Seminário sobre Inteligência Emocional A Arte de Educar Filhos para o Conselho de Segurança, fiz convite para o Presidente do referido  CCS, acertamos a data para aplicar o seminário, tendo em vista estarmos mobilizando para uma caminhada e, divulgar o Projeto de minha autoria. O conteúdo do seminário, é a síntese de uma pesquisa sobre educação familiar! Foi o que convenceu - me, a elaborar a referida Proposta.
 Sendo os problemas vivenciados, equívocos  das educações familiares, como escrevem os cientistas, para mim não há outra alternativa  a fazer, a propor, a lutar por subsidiar os equivocados com informações seguras e,  com bases científicas. Não há mais dúvida da extrema necessidade de educar pessoas para assumir responsabilidades e ter noção do ridículo. O referido seminário,  estava marcado para o dia 05 de fevereiro, ás oito horas, no Colégio Joaquim Santos, o documento que solicitou o colégio foi assinado por mim e o Major.
 O Presidente do Conselho, chegou as nove horas dizendo ter convidado seus pares para um outro local, que não foi o combinado. Mesmo assim, apliquei o Seminário, ao termino o Presidente disse que aquele assunto deveria ser apresentado para 200 pessoas e, convidou-me para participar de suas reuniões, aceitei. Antes, quero propor a realização de uma palestra para detalhar o pré-requisito de um conselheiro!  Conselheiro deve ser a flor fina da sociedade, pessoas imparciais, o Conselho deve elaborar pauta e cumpri-las. Se   são 27 membros, porque comparecem em reuniões até do Próprio Conselho, conforme ouvi deles, quantidade tão insignificante!!!     Quantos Conselheiros participaram do Seminário?  



    
*Funcionário público estadual, Sindicalista, Autodidata, Educador Alternativa e Mobilizador Social – Blog  www.reinaldocantanhêde.blogspot.com  E-mail.  Reinaldo.lima01@oi.com.br    

Nenhum comentário:

Postar um comentário