domingo, 30 de setembro de 2012

“Embora plantados com árvores diferentes, temos o dever de produzir frutos”


O confrade e pesquisador paulista fala sobre a importância do estudo e da pesquisa para compreendermos melhor o
Evangelho e a doutrina espírita
 
Gino Villa Verde (foto), natural de São Paulo-SP e atualmente radicado em Guarujá-SP, é vice-presidente da Casa Esperança Centro Espírita, localizada na cidade onde reside. Engenheiro civil e advogado, tornou-se espírita em 1970, quando contava apenas 13 anos.
 
No meio espírita, é também expositor, pesquisador e um estudioso do Evangelho e da Codificação Espírita, temas por ele examinados na seguinte entrevista. 

De onde surgiu o gosto pelo estudo e pesquisa espírita? 
Quando estava com 13 anos minhas noites/madrugadas eram eventualmente de pavor: ouvia passos, ruídos, via vultos, que interpretava como ladrões. Meus pais, no início, verificavam que tudo estava bem em casa – sem ladrões –; então julgavam que eu era medroso, tinha pesadelos e alucinações, o que não afastava os meus ladrões e vultos e ainda mais agravava meus sofrimentos angustiosos. Depois nem verificavam mais e então sofria sozinho. 
 
Tudo começou a mudar quando a vizinha, uma senhora idosa, Maria Matin Garcia, espanhola natural de Barcelona, tendo conhecido meu drama, disse: Kardec explica; veja O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec. No dia seguinte comprei a obra e, apaixonado pelo critério lógico do raciocínio e pelo amoroso sentimento que nos sugere a sublimidade, estudei, estudo e estudarei a obra completa de Allan Kardec. E os passos e vultos que antes me provocavam medo se aproximaram e hoje com enorme satisfação me auxiliam a estudar a logística espírita cristã e deixam saudades quando estão ausentes.  

O que mais o atrai nas pesquisas históricas? 
A pesquisa histórica é um notável recurso de esclarecimento que muito facilita o desafio do aprendizado. 

E na Codificação Espírita, que estendemos também à Revista Espírita? 
Existe uma relação especial para o aprendizado entre os livros da Codificação e a Revista Espírita (Jornal de Estudos Psicológicos, que era mensal na época de Kardec), difícil de exprimir por palavras. Diria que é como uma aula teórica e uma aula no laboratório, ver um filme pronto e os preparativos da filmagem, edição...; tirar a carta de motorista e ter experiência nos caminhos. Além do mais, a Revista Espírita nos mostra particularidades íntimas de Kardec, lutas, doenças, contestações, perseguições, acusações, aspectos da personalidade, rotinas da vida, viagens. Uma empolgante viagem no tempo e no processo da codificação espírita. É como a diferença entre um filme 2D e 3D (nos sentimos inseridos na codificação!).  (1) 

As visitas aos locais históricos do Cristianismo nascente trouxeram-lhe acréscimo nas reflexões em torno das pesquisas e estudos? 
Sim e muito.  

O que mais lhe chamou a atenção nessas pesquisas aliadas à presença aos locais? 
A presença nos locais facilita verificar informações que no papel, no filme, nos dão impressões superficiais. Uma circunstância é mostrar uma pessoa se molhando na chuva, outra é sair na chuva e se molhar. E o lugar é único no mundo! Mar Morto (aproximadamente 400m abaixo do nível do mar, muito salgado!); Genesaré (aproximadamente 200 m abaixo do nível do mar, água doce); rio Jordão descendo de Genesaré para o mar Morto; Jericó (oásis), deserto com muita pedra e grande declive, monte Tabor com grandiosa vista panorâmica, escavações arqueológicas presentes, ruínas, montes, algumas  tradições dos mandamentos preservados, e muito mais. 

Estudar o Evangelho no próprio local cria uma forte impressão emocional e, amparados pela codificação espírita de Allan Kardec, seu desenvolvimento na produção mediúnica de Chico Xavier e obras complementares compatíveis, é muito útil.

No contexto histórico do Cristianismo, da disseminação do Evangelho e posterior Codificação do Espiritismo, qual o aspecto mais marcante e expressivo em todo o processo? Por quê? 
A misericórdia divina. Somos Espíritos que estamos inseridos num processo evolutivo com livre-arbítrio e destinados à perfeição relativa da criatura, quando então desfrutaremos a felicidade suprema. Observamos bilhões de anos trabalhados pelo Criador e seus mais adiantados filhos na escola planetária Terra, trazendo-nos por Jesus um convite para uma festa no Seu Reino. Porém, a grande maioria da humanidade, indiferente, rebelde, violenta, recusa o amorável convite, afastando-se do Pai Celeste. Isso lembra-nos a parábola do filho pródigo desperdiçando os bens do Senhor até que o aguilhão da dor o relembre do bem-estar da Casa do Pai. E voltando, estando ainda ao longe, seu pai o avista e, movido de compaixão, corre ao seu encontro, lança-se-lhe ao pescoço, cobrindo-o de beijos. O mais marcante é a misericórdia divina!

Como você vê a velha questão das diferenças culturais, que envolvem um planeta tão diversificado, desde o idioma, o clima e as tradições históricas?   
No Evangelho de Lucas lemos que certo homem tinha uma figueira plantada em sua vinha e não podia ocupar o campo inutilmente, tendo então o dever de dar o seu fruto. Todos estamos no campo do Senhor,  plantados com árvores diferentes, todos com dever de produzir frutos. O Espírito Emmanuel através da psicografia de Chico Xavier nos livros A Caminho da Luz e O Consolador nos ensina com grande louvor o cultivo do Senhor no campo. 
 
(1)  Os 12 volumes da Revista Espírita foram estudados de forma metódica e sequencial nesta revista, nas edições 37 a 208. Eis o link que remete o leitor à lição que deu início a esse estudo - http://www.oconsolador.com.br/37/estudandoasobrasdekardec.html

 

Fonte: O Consolador uma Revista Semanal de Divulgação da Doutrina Espírita

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