CRAS, OBJETIVOS E ATIVIDADES
CRAS
|
|
|
|
O Centro
de Referência da Assistência Social é uma unidade pública que atua com famílias
e indivíduos em seu contexto comunitário, visando a orientação e
fortalecimento do convívio sócio-familiar.
Atende famílias que, em decorrência da pobreza, estão vulneráveis, privadas de renda e do acesso a serviços públicos, com vínculos afetivos frágeis, discriminadas por questões de gênero, idade, etnia, deficiência, entre outras. Cada unidade do CRAS conta com assistentes sociais, psicólogos, estagiários e pessoal de apoio. Os recursos para implantação e manutenção dos CRAS são provenientes do Governo Federal, através do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome ( MDS), da Prefeitura de Salvador e do Governo do Estado.
Os
objetivos dos CRAS são:
a Promover o acompanhamento sócio-assistencial de famílias em um determinado território; a Potencializar a família como unidade de referência, fortalecendo vínculos internos e externos de solidariedade; a Contribuir para o processo de autonomia e emancipação social das famílias, fomentando seu protagonismo; a Desenvolver ações que envolvam diversos setores, com o objetivo de romper o ciclo de reprodução da pobreza entre gerações; a Atuar de forma preventiva, evitando que as famílias tenham seus direitos violados, recaindo em situações de risco. Principais atividades: Onde entra a Educação Familiar vai ficar destacado a Atendimentos individuais; a Visitas domiciliares e institucionais; a Encaminhamentos à rede sócio-assistencial; a Reuniões e ações comunitárias; a Palestras voltadas às famílias e à comunidade; a Oficinas de convivência e de trabalho sócio-educativo; a Campanhas sócio-educativas; a Incentivo à geração de trabalho e renda, através de capacitação e intermediação de mão de obra; a Articulação e fortalecimento de grupos sociais locais.
Comentário de Reinaldo Cantanhêde Lima
Em oportunidade de eu está participando do CAIPIR - Centro de Atenção da Pessoa Idosa de Rosário, chegou uma equipe de profissionais do CRAS de Rosário: dois psicólogos e assistentes sociais, estavam em busca do que os idosos precisavam para fazer e, relacionaram Equipes da Saúde da Família. Pedi a palavra e disse que estas Equipes não estavam cumprindo suas atividades em suas respectivas áreas. E, por serem, exclusivas de uma quantidade de famílias e, portanto, o deslocamento dessas Equipes são desvios de função. Com isso, verificou-se que esses profissionais poderiam estar ociosos e sem saber o que fazer. (Observação: o CAIPIR, não se enquadra nos objetivos do CRAS) Educação Familiar sim!
1
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário