terça-feira, 27 de setembro de 2016

PERGUNTARAM-ME SOBRE PRESTAÇÃO DE CONTAS QUE A PREFEITA IRLAHI NÃO FEZ. NÃO SEI!


Já faz alguns anos que eu  fiz curso  para ser conselheiro Municipal de Saúde. E, quando no exercício  de dois em dois meses  eu requeria  a disponibilidade dos comprovantes  das despesas realizadas: pagamento de médicos, de enfermeiros e demais funcionários  da saúde. Despesas  notas fiscais de aquisição de medicamentos compras em geral. 
 
Isso não é fácil fazer eu fiz  com muito sucesso e muita dificuldade, no início. E a maior dificuldade foi compreender a linguagem contábil. Nessa época a prestação de contas era realizada  com o conselho Municipal de Saúde.  Verifica-se  entre os conselheiro  os mais entendidos e honestos . o CMS baixa uma resolução  criando uma comissão para essa finalidade. 

Quando chegava ao final do Ano o Colegiado aprovava a gestão.   Para ser conselheiro autêntico tem que fazer cursos até para saber quais são as suas prerrogativas. Os conselheiros devem ser muito mais preparados do que o ou a secretária de saúde. Conhecer as leis, as portarias e ler  as várias literaturas pertinentes. Seria ótimo se tivesse um conselheiro formado  ou com experiência em contabilidade.

Um detalhe importante é o conselheiro saber  onde e como empregar o dinheiro. Exemplo dinheiro de ações básicas não pode ser gasto em hospital. Dinheiro de hospital não pode adquirir equipamentos administrativos, como  condicionador de ar. Outro aspecto importante é saber quais as responsabilidades de cada profissional. Exemplo: quem tem que receber paciente em urgência é o médico. Os demais são auxiliares. 

O conselheiro  que não foi treinado para tanto será transformado em mero chancela dor de gestor.  Conselheiro,  tem que ter autoridade,  conhecimento específico, coragem para fazer e, independência financeira.   Por fim, quem pode auxiliar no conhecimento; Departamento de Auditoria do Ministério da Saúde, Tribunal de Contas do Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário