sábado, 17 de setembro de 2016

QUANTO PIOR, MELHOR PARA OS ADVERSÁRIOS ELEITORAIS – SOBRE O HOSPITAL SESP. 2


Já se passaram 17 anos e nenhum  dos  prefeitos: Raimundo João, Ivaldo Cavalcante, Marconi Bimba e Irlahi Moraes foram capazes  de cumprir  com as promessas eleitorais feitas em palanques  de comícios públicos.

 Ainda temos que  acreditar em mais uma proposta   de desafinados?  Vou fazer o teste logo para lhe provar.  Você sabe quanto é a receita e a despesa do Hospital Municipal- SESP ?  Você sabe quais equipamentos são necessários para o funcionamento normal de um hospital de 26 leitos? Você sabe  Quantos médicos são necessários?  Quantos  enfermeiros? Quantos  atendentes  de enfermagem? Quantos administrativos? Quantos operacionais de serviços gerais? Quantos bioquímicos? Quantos farmacêuticos? Quantos nutricionistas?  Você sabe quais medicamentos são necessários comprar?  Você sabe quais são  as dez principais doenças que acometem aos pacientes?  Você sabe que da verba transferências constitucionais vindas para  Saúde não podem ser gastas com hospital?  Você não sabe nem quem é que sabe fazer esse cálculo, não é mesmo?

Mais tem uma coisa que você sabe! É que o candidato Willame Anceles, enfermeiro  do município foi vereador e amigo do ex-candidato Marconi Bimba e que na gestão próxima passada Bimba recebeu dinheiro para reformar a UM e também na gestão de Bimba o setor de Internação foi interditada.  Eu esperava que Irlahi fosse melhor que Bimba e os outros, não foi! Estou me referindo ao hospital. Vamos fechar o assunto do Hospital e antes dizer que os deputados votados pelos rosarienses nenhum deles mandam emendas parlamentares  para comprar um leito. Na mão de Irlahi pior para ela do que para os outros em razão do tempo e da deterioração dos equipamentos.

Agora  vamos ver o que Irlahi fez  no aspecto  da responsabilidade de nível de governo. Ela iniciou a construção  de Unidades Básicas tipo IV e só inaugurou uma.  Antes haviam guaritas apelidada por PS.  A cruz dela é o hospital que os outros não resolveram  e ela também não resolveu! A esperança  agora é Willame possa fazer com recursos  vindos de onde?  De onde ele vai tirar recursos para resolver esse problema crônico??? A solução do pro hospitalar virá por meio das Unidades Básicas já iniciadas!

A dívida maior é do Estado e o Senhor Willame  foi gestor Regional de Saúde de Rosário.  Ele nunca deu uma entrevista para explicar por que os programas básicos: Rede Cegonha, Rede de Atenção às Urgências, Rede de Atenção Psicossocial e a Rede de Atenção ao Câncer de colo de Útero e de Mama não foram implantados nesta Regional de Rosário.

Novamente  informar aos desafinados, que Hospital Regional de Referência do SUS nada tem haver com prefeitura.  Novamente dizer para os desafinados que prefeitura  sua jurisdição é o próprio município.

Por fim, dizer  que  estou satisfeito pela estrutura iniciada para atender as demandas básicas de saúde. Pela estrutura física de educação básica algumas Unidades climatizadas. Pela limpeza das Ruas e Becos e pela limpeza da feira!    

Reinaldo Cantanhêde Lima, Sindicalista, Mobilizador Social e Ex-conselheiro Municipal de Saúde. Treinado para o exercício de conselheiro e entender sobre o processo municipalizado

Nenhum comentário:

Postar um comentário