quinta-feira, 24 de outubro de 2013

REPRISANDO FATOS



AÇÕES BÁSICAS DE SAÚDE PÚBLICA, CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO DE UNIDADES BÁSICAS SÃO DE RESPONSABILIDADES DO MUNICÍPIO. 

ASSESSORIA MUNICIPAL E  REGIONAL, CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO DE HOSPITAL REGIONAL DE MÉDIA COMPLEXIDADE É DE RESPONSABILIDADE DO ESTADO.

No dia 13 de julho do ano em curso por volta das 09h30min, fui envolvido em acidente quando trafegava na ponte que fica sobre o Rio Itapecuru, na cidade de Rosário MA.  Perdi o controle  e para não atropelar ciclista cair da moto que eu pilotava.

Levantei com varias escoriações e sangrando fui até ao hospital  da cidade, não havia medicamento nem para fazer curativos e médico para prescrever os medicamento necessários para que pudesse comprar.  13 de julho foi um dia de sábado, fui para a minha residência sentido muitas dores.  Tomei um analgésico e fui refletir, nessa oportunidade  eu decidi que quando  melhorasse ia fazer nova convocação a comunidade e pensei que poderia ser ouvido diante aos clamores  populares. Não fui!

Para fazer as manifestações  e com justiça, era preciso que  as cobranças acontecesse na ordem.  Planejou-se uma  Atividade  para São Luís e, o fizemos no dia 14/08/2013. Das 67 pessoas que confirmaram presença  não compareceram. Contratou-se um Ônibus com 46 cadeiras e uma Van com 19 poltronas. Só tendo comparecido 38 pessoas tive que pagar  pela Van 200,00 mais da metade de uma vez que nos aguardava desde as 12:00 .

Fomos para São Luís e lá se juntou mais 04 pessoas de Rosário. Iniciamos a fala e logo fomos recebidos por assessores especiais da Secretaria de Estado da Saúde  enquanto falávamos  Dr. Joaquim Souza advogado protocolou  um ofício de minha autoria solicitando a reabertura de um processo tramitado na SES  protocolado em dezembro de 2007 com 962 assinaturas solicitávamos hospital Regional. A cobrança para a SES:  PONTO 01 – Implantação da Rede Cegonha,  Rede de Atenção às Urgências, Rede de Atenção Psicossocial e Rede de Atenção ao Câncer de Colo de Útero e de Mama. PONTO 02 -  Construção  do Hospital Regional e manutenção para atender sete (07) municípios desta Regional de Rosário, perfaz um total de 165.169 habitantes.

Quando saímos de São Luís já ficou marcado o dia da  Manifestação  para ser realizada na porta da prefeitura  e realizou-se no dia 21/08/2013. Se em São Luís haviam participado mais de 40 pessoas,  em Rosário  esperava-se fosse mais,  não foi.  Fomos recebidos pela prefeita e ela nos disse que ia fazer uma limpeza no hospital e precisava de 60 dias.  Eu fiz a proposta sozinho, já havia protocolado na prefeitura e com antecedência  e o  principal ponto era que a Prefeita nomeasse Douglas Sena para ser Secretário Municipal de Saúde  está vice prefeito não ia onerar o Fundo Municipal de Saúde e nem demitir Mauricea.  Expliquei para a prefeita; com Douglas daremos um passo à frente e com Mauricea, serão dois passos para traz, em razão de os funcionários estarem fazendo greve silenciosa, por não ter aceitado a Senhora contratar uma empregada da sua empresa e sem a devida experiência no assunto.

O Blog de Bacabeira noticiou que compareceu 20 pessoas, não é verdade  eu já havia conferido as cabeças presentes  52 pessoas, incluindo 13 PMS e 05 Guardas de Transito. Eu já Sabia que outras pessoas estavam ouvindo as escondidas  e mais distantes. Na porta do Correio e detrás da prefeitura.  Vamos para uma nova etapa de uma vez que já foi realizada   a limpeza  no hospital é preciso comprar equipamentos  inclusive Laboratório e RX e depois realizar o controle social.

CONTROLE SOCIAL NÃO É SÓ  FISCALIZAR O DINHEIRO QUE ENTRA NO MUNICÍPIO É PRECISO VER SE OS EMPREGADOS ESTÃO TRABALHANDO.
Depois dessa fase pretendo denunciar dos empregados que estão recebendo dinheiro e não estão trabalhando, começando por Agentes Comunitários de Saúde, Dengueiros  e tantos outros.  Hospital cheio de gente é porque as ações básicas de saúde não estão funcionando.  Tivesse funcionando as Equipes Saúde da Família,  85% dos casos  não iriam parar no hospital. Ver opiniões técnicas.

 AÇÕES BÁSICAS DE SAÚDE  É DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO
 Nesta foto ao lado uma das técnicas da Secretaria de Estado da Saúde disse: o Estado não vai contribuir em quase nada Seu Reinaldo, porque o que se  pode perceber nas exposições aqui realizadas é que as ações básicas de saúde em Rosário não estão sendo feitas. Porque ações  Básica é de inteira responsabilidade do município. Perguntei para Rosirene, porque não explicou aqui para os companheiros ouvirem?  Rosirene respondeu que veio com a intenção de fazer  e que o espaço foi utilizado pelos manifestantes. Por fim, expliquei para Rosirene que em São Luís vimos cobrar a Responsabilidade do Estado. Em Rosário cobraremos a responsabilidade do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário