terça-feira, 7 de julho de 2015

CARTA DIRIGIDA PARA DIRETORAS OU DIRETORES DE INSTITUIÇÕES DO ENSINO PÚBLICO MUNICIPAL E ESTADUAL DE ROSÁRIO MARANHÃO.




AJUDE-NOS A AJUDAR!  Todos sabemos da carência de homens e mulheres  vocacionados  e vocacionadas para servir. Todos sabemos quantos sofrimentos  passam principalmente  as  grávidas, os idosos as crianças,  as pessoas  portadores de deficiências e, os dependentes químicos  e portadores de transtornos mentais.  Por tais razões, comunico e solicito o que segue:

Existe  um projeto  pactuado  pela Comissão Intergestores da Regional de Rosário –CIR para a construção e implantação de uma Maternidade Regional com capacidade para 50 leitos indicada para funcionar na Unidade Mista de Rosário. (Rede Cegonha)

Existe  uma Programação  também pactuada  pela CIR  para ser implantada em Rosário uma Unidade Regional do   CAPS,  ad III,  especializado no tratamento de Dependentes Químicos usuários de Álcool, Crack e outras drogas e de pessoas portadoras de transtornos mentais.  O prazo para ser  implantado deveria ter  sido  em  2013, não foi. Diz a Portaria do Ministério da Saúde de (MS)    615, de 15 de abril de 2013  que deve  ser liberado para a construção da Unidade,  um milhão de reais (R$ 1000.000,00). O “agravante” é que o MS exige que seja construído dentro dos padrões e fiscalizado por via satélite. (Rede de Atenção Psicossocial)

Já está também  pactuado o projeto de implantação da Rede de Atenção às Urgências.  Sabe por que até o presente nada aconteceu? E porque os municípios pactuaram e não encaminharam os projetos? Tudo que eu estou afirmando  é por que possuo as provas.  Por tais razões é que tomamos a decisão de coletar assinaturas para ajuizar ação popular contra o Estado, entes federados, para que, por força da Lei sejam realizadas as mencionadas políticas.  Saúde é direito de todos  e dever do Estado!

Sabe por que pactuaram e não encaminharam os projetos?  É Porque  o pacto  foi  realizado por Secretários Municipais de Saúde, e quem manda nos municípios  são os prefeitos  e eles dizem que saúde, educação e assistência social não dá votos! 
 
Como os  dirigentes  das instituições podem  proceder para ajudar?  Cumprindo com o seu dever  de cidadã ou cidadão, amando ao seu próximo  e não abusando  do poder  e se aproveitando    das fragilidades sócias e econômicas  e respeitando  quem  quer que  seja se determine a fazer. E nesse caso, as mães, professoras,  imbuídas no dever humano  podem coletar assinaturas de seus colegas e pedir para seus alunos  avisarem seus pais  que devem assinar  o abaixo assinado  por tratar-se  de assuntos de interesses comuns.  Os professores  podem e devem  inclusive em reuniões  divulgar o feito e dizer  que ninguém pode se utilizar de números de documentos de outras pessoas.

A lei diz:  “que é legal o cidadão  reivindicar direitos  por meio de requerimentos coletivos, individuais, ajuizar causas etc.”.  Entretanto, quem não tem documentos não é cidadão e assim sendo,  não tem legitimidade para exigir  direitos!  Portanto, dizer que é ilegal e imoral  a tentativa de impedir a quem quer que seja  queira e possa fazer: coletar assinaturas, divulgar assuntos de interesses comuns, por ser a escola pública patrimônio da comunidade.

 Por: Reinaldo Cantanhêde Lima - Sindicalista Autodidata e Mobilizador Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário