sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A SUA EXCELÊNCIA A SENHORA PRESIDENTA DA REPÚBLICA MD. DRª. DILMA ROUSSEFF EM BRASÍLIA –DF


ASSUNTO: PARABENIZAR

REINALDO CANTANHÊDE            LIMA brasileiro, maranhense, casado funcionário público estadual, nascido em 11 de fevereiro de l945, residente e domiciliado na Rua Benedito Leite, nº 3796, centro – Rosário MA, portador do RG nº 21422882002 -2–SSP-MA e CPF nº 062 540 203 00,  Além de parabenizar, expõe e sugere  

Parabenizo, pela sensibilidade em destinar 4 bilhões para a realização do tratamento da dependência química e combater o tráfico etc. 

Informo  a Vossa Excelência,  ser autor de uma Proposta de Educação familiar, voltada para a prevenção em que, nessa oportunidade, solicito seja avaliada, por tratar-se  de instrumento, muito mais eficaz do que  uma Lei que o  Congresso terminou de aprovar. Está em consonância com o que a Psicóloga  especialista sugeriu no Jornal Hoje, desta quita feria, 15/12/2011.

Trata-se de uma proposta popular de Educação Familiar, discutida inicialmente, nos Grupos de Casais Amigos da cidade de Rosário Maranhão, os encontros ocorriam  uma vez por semana nos domicílios dos interessados com temas variados tais como: falta de  diálogo,agressividade doméstica, indisciplina na escola, ingresso de jovens nas organizações malfeitoras, uso de drogas licitas e ilícitas e violências de toda ordem. PropomosEducação Familiar, como prevenção ao uso e abuso de drogas.

Destas discussões levou-se a organização do I Seminário Inteligência Emocional: A Arte de Educar Filhos, em 30. 07 2004. Em   dois mil e nove, realizamos o II e III Seminário,-( 05 e 19.06 2009), neste último os participantes  aprovaram duas propostas encaminhadas pela mesa:

Iº. - Propor ao Estado implantar política de Educação Familiar, ministrada por psicólogo (a)s especializado (a)s neste campo de atuação.

2º. - Propor ao Estado implantar políticas de recuperação de dependentes de álcool e outras drogas. CAPS ad. ll

Estas propostas foram encaminhadas para o PPA - Plano Plurianual – 2010 a 2013, do Município de Rosário Maranhão.  O encaminhamento os fez de ofícios para o executivo e para o legislativo.  O silêncio dos dois poderes levou - nos ao entendimento de não estarem interessados neste assunto!!! Este ano, protocolou-se a referida proposta, na Casa Civil do Estado Maranhão para constar, no PPA 2012/2015 – Processo 30317.   do dia 24 de maio  de 2011. Aguarda-se.

Hoje ao proferi leitura em matéria veiculada em internet -  Boletim semanal nº 304 – 30 de setembro a 6 de outubro de 2011   http://www.mds.gov.br/saladeimprensa/boletins/boletimmds/imagens/spacer.gifBolsa Verde casa garantia de renda com proteção ambiental http://www.mds.gov.br/saladeimprensa/boletins/boletimmds/imagens/spacer.gif  Brasil Sem Miséria cria benefício para famílias que produzem em áreas de preservação. Em
Manaus, presidenta Dilma Rousseff regulamentou o Programa de Apoio à Conservação Ambiental;
governadores e prefeitos do Norte firmaram compromissos para ações do Plano. Nos sete estados
da região há 2,65 milhões de pessoas em situação de extrema pobreza. Por Ubirajara Machado/MDS


Tive  a impressão de estar diante de uma oportunidade para apresentar a nossa proposta, considerando que além da nossa visão  já existe uma indicação de 4.700 participantes  da 13ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília em 2009, destinados  a promover a inserção social dos beneficiários do Bolsa Família e, contido na página 42 do l eixo- Desafio  para a Efetivação do Direito Humano  à Saúde no Século XXl: Estado Sociedade e Padrões de Desenvolvimento, publicado no Relatório Final. Ver quesito 146

Trata-se de uma proposta científica: (Educação Familiar), é uma inspiração dos cursos de formação de  Recursos Humanos do PROJETO VIVA CIDADÃO,  do Estado do Maranhão. E, também por entendermos ser necessário, complementar a política do Estado Brasileiro com estratégias que permita tratar de pessoas! Tratar de Famílias para produzir cidadãos. E, melhorar a qualidade da família Brasileira, como pretende a Senhora Presidente da República. Somando com   sonhos de milhares de brasileiros. Principalmente porque,  o que ora estamos propondo é a custo quase zero!!! Entenda-se que o Estado não educa filho de outrem, essa é uma tarefa específica da Família! É a família quem deve ser preparada pelo Estado!

Diante o exposto, encaminhamos o Projeto e a Proposta, para análise e providências, junto ao Ministério da Saúde e  Desenvolvimento Social – MDS, ou para quem Vossa Excelência achar conveniente encaminhar.

No aguardo do vosso atendimento, subscrevo-me.
Cordialmente.

Rosário – MA, 15 de dezembro de 2011

Reinaldo Cantanhêde Lima


Reinaldo Cantanhêde Lima, funcionário público estadual, Sindicalista, Autodidata, Educador Alternativo e Mobilizador Social – Blog www.reinaldocantanhede.blogspot.com Email: reinaldo.lima01@oi.com.br – Telefone: (098) 3345 1298 /3345 2120  9161 9826
Apoio – SINTSEP/MA – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Maranhão


   




Um comentário:

  1. Parabéns senhor Reinaldo pela matéria e por não desistir da implementação do Programa de Educação Familiar.Tenho certeza que os esforços que o amigo tem empreendido não serão em vão.Conte comigo para o que precisar.

    ResponderExcluir