terça-feira, 13 de março de 2012

“Nós podemos realizar atividades variadas durante o sono físico”

o sono físico”
O autor do livro Sonhos - Perguntas e Respostas nos fala sobre a velha e incompreendida questão dos sonhos,
à luz do Espiritismo
 
Ademar Faria Junior (foto), natural de Vitória-ES, radicado atualmente em Linhares-ES, é palestrante, escritor e o atual vice-presidente do Núcleo Espírita Irmã Scheila e Lar da Fraternidade, um abrigo para idosos e crianças.
Espírita desde 1985, o confrade é autor de três livros, entre eles “Sonhos - Perguntas e Respostas”, em que aborda a velha e incompreendida questão dos sonhos, tema principal da presente entrevista.
Por que um livro sobre sonhos? 
Quando realizava palestras sobre o tema "Em Torno dos Milagres", tema de um dos
meus livros, e abordava a questão das ressurreições, com casos de letargia ou morte aparente, estabelecendo uma analogia com o fenômeno da emancipação da alma, estudado por Kardec nas obras básicas da codificação, as pessoas demonstravam grande interesse sobre essa questão. No final, quando as perguntas nos eram dirigidas, invariavelmente as dúvidas se relacionavam com a situação do Espírito durante o sono, sonhos e pesadelos. Resolvi então realizar pesquisas sobre esse tão palpitante tema e surgiu assim o livro “Sonhos - Perguntas e Respostas”. 
Como você efetuou suas pesquisas? 
Primeiro começamos a pesquisar obras espíritas sobre o assunto, mais precisamente as obras básicas da codificação, em seguida, começamos a analisar livros técnicos sobre o assunto e posteriormente iniciamos um processo de entrevistas com pessoas que apresentavam fortes lembranças de suas experiências oníricas. 
O livro e suas palestras sobre o assunto despertam muitos contatos dos ouvintes e leitores diretamente a você? Qual o principal questionamento sobre o tema? 
Sim! Muitos contatos, muitas dúvidas, o desejo de narrar os sonhos ou pesadelos, como uma necessidade de expor toda a gama de imagens que as pessoas vivenciam nessas experiências.  Geralmente, o principal interesse das pessoas é interpretar os sonhos. Mas sempre explicamos que não temos como interpretá-los com precisão, pelo fato de que são mensagens subjetivas, carregadas de diversos componentes psicológicos, fisiológicos e espirituais.  
A abordagem do tema em O Livro dos Espíritos tem desdobrado outras pesquisas sobre a temática? 
Com certeza! A propósito, temos sempre analisado que não existe uma última palavra sobre esse assunto. Temos atualmente grandes investimentos em tecnologia na estruturação dos laboratórios do sono, que são centros de pesquisas desse tema. A proposta apresentada pelos Espíritos em O Livro dos Espíritos nos possibilitou ampliar o leque de informações e analisar a questão dos sonhos por um prisma que até então era desconsiderado, ou seja, imagens que o Espírito percebe no mundo espiritual podem constituir sonhos e pesadelos, fugindo, portanto, de uma visão meramente fisiológica e psicológica. 
Você tem recebido muitos casos de ouvintes e leitores que lhe trazem experiências vividas com os sonhos?  
Normalmente, em nossas palestras, isso ocorre com frequência. As pessoas nos procuram para narrar os sonhos pessoalmente, outras buscam o nosso endereço eletrônico para posteriormente nos informarem sobre suas atividades oníricas. Aliás, no livro “Sonhos - Perguntas e Respostas” temos um capítulo com as perguntas mais comuns que as pessoas nos fazem sobre o assunto, com as respectivas respostas. 
Quais suas reflexões sobre esse retorno de quem lhe escreve? 
Percebo que apesar de ser um fenômeno que acontece com todos os seres humanos, ou melhor dizendo, com todos os mamíferos, as pessoas não entendem bem como ele se processa, não sabem em que momento o nosso organismo está mais predisposto a sonhar; enfim, não há um conhecimento básico sobre o assunto. 
Em suas palestras e seminários sobre o assunto, que dinâmica você utiliza para prender a atenção do público e principalmente despertá-lo para o estudo espírita em geral? 
Nas minhas palestras gosto de interagir com o público utilizando um modelo mais didático de exposição. Prefiro ficar mais próximo das pessoas, usar uma linguagem mais acessível, explicar com bastante detalhe cada parte da exposição. Em algumas situações faço uso também do projetor de multimídia. 
Algo mais que queira acrescentar? 
O objetivo principal do nosso livro “Sonhos - Perguntas e Respostas”, além de informar os mecanismos dos sonhos e explicar suas características, é apresentar a possibilidade que todos nós temos de realizar atividades variadas, no que se refere ao processo do nosso crescimento intelectual e moral, durante o estado do sono físico, aproveitando essa oportunidade em que a matéria exerce uma influência bem menor sobre o nosso Espírito, e com isso podemos ter mais liberdade no mundo espiritual para nos dirigirmos a locais de trabalho e aprendizado. 
Suas palavras finais. 
Agradeço efusivamente aos leitores da revista O Consolador a oportunidade de apresentar as nossas considerações sobre esse tema tão empolgante.  
 
Nota: 
Ademar Faria Junior abordou o tema desta entrevista em palestra realizada na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas, no dia 9 de janeiro de 2011. Para assistir à palestra, basta clicar em http://amigoespirita.ning.com/video/sonhos-realidade-ou-fantasia?xg_source=activity




 




O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário