sexta-feira, 25 de maio de 2012

DEPARTAMENTO DE SAÚDE MENTAL – SES REUNIU COM GESTORES DE SAÚDE DA REGIONAL DE ROSÁRIO, EM SÃO LUÍS MARANHÃO, EM 24/05/2012


Em reunião realizada às 10:00 h, do dia 24 de maio de 2012, no Departamento de Saúde Mental na Casa do Trabalhador – Calhau, objetivando a implantação de uma Rede de Assistência aos portadores de transtornos mentais e de usuários de álcool e outras drogas, na Regional de Rosário Maranhão. Após exposições dos técnicos, especializados no assunto, os participantes, juntamente com técnicos  e gestores: regional e municipais, deliberaram sobre a criação de duas Comissões: uma  para organizar um Seminário Regional  sobre Saúde Mental, a ser realizado em Rosário e outra composta por técnicos, para elaborar o projeto de implantação da Rede de Atenção Psicossocial Regional.

Municípios que se fizeram presentes: Bacabeira, Humberto de Campos, Icatu, Morros e Rosário.  Lamentamos pela ausência de  Axixá, Cachoeira Grande e Presidente Juscelino, foram convidados e confirmaram presença na véspera do evento. Não compareceram

 PROVÉRBIO POPULAR “MATA QUE NÃO TEM ONÇA, VEADO PULA E ESCARAMUÇA”
Daí, chamamos a atenção das famílias que têm  usuários de álcool e outras drogas, querendo e podendo  de forma organizada pedir explicação  aos Secretários Municipais de Saúde, sobre   desinteresse na implantação de  políticas de proteção e recuperação  familiar.  Em Axixá, Cachoeira Grande e Presidente Juscelino, já foram convidados de ofícios, tanto  Gestores de Saúde como os Prefeitos, por várias vezes. Em favor da mencionada política, já existe manifestação popular, de 335 pessoas em Axixá e 38  de Presidente Juscelino.

Importante informarmos aos muncípios, que habitualmente funcionários indicados para participarem de eventos na capital, abandonam seus compromissos e vão  passear, fazer compras e até tomar banho de praia. Não estou afirmando de esta feita ter acontecido assim! Afirmo é que os gestores  municipais não  atendem  por muitas vezes, nem a convocação do Estado SES, quando promove capacitação  de extrema necessidade para seus funcionários, eu considero essa ação uma violência contra a população. Você acha justo sair do seu município para ser atendido como indigente em  outros municípios como é de costume? E somados a gastos desnecessários?

Conclusão:  a Comissão Organizadora do Seminário , estará reunida , no Departamento de Saúde Mental no dia 07 de  junho de 2012, às 10:00h na Casa do trabalhador. Oportunidade em que será definida   a data, horário e o local do mencionado evento.

Reinaldo Cantanhêde Lima, funcionário público estadual, Sindicalista, Autodidata, Educador Alternativo e Mobilizador Social – Blog  www.reinaldocantanhede.blogspot.com  E-mail.  Reinaldo.lima01@oi.com.br  

Um comentário:

  1. Sr. Reinaldo, eu acredito em todas as suas lutas e Deus está acompanhado e apoiando por serem justas. Abraços querido!

    ResponderExcluir