sábado, 12 de maio de 2012

Seria interessante ter o futuro revelado?

WALDENIR APARECIDO CUIN
wacuin@ig.com.br
Votuporanga, SP (Brasil)
 


O futuro pode ser revelado ao homem? “Em princípio, o futuro lhe é oculto e só em casos raros e excepcionais Deus lhe permite a sua revelação." (Questão 868, de "O Livro dos Espíritos", de Allan Kardec.)

Vivendo aqui na Terra, no atual estágio evolutivo em que nos encontramos não é nada fácil administrar o presente com toda a sua complexidade. Imaginamos ter ainda o acréscimo de revelações do que nos ocorrerá nos dias do futuro? Por certo, seria uma sobrecarga de emoções, expectativas e ansiedades que pesariam sobre os nossos ombros, com sérias e preocupantes consequências para a nossa vida mental.

Por isso, as sábias e prudentes leis divinas nos posicionam com os limites da vida presente, permitindo, somente em casos raríssimos, que o véu do futuro seja levantado.

Tendo essa consciência, será inútil ou mesmo pouco proveitosa qualquer tentativa de vislumbrarmos o que nos espera no porvir. Mais sensato e lógico é viver bem cada oportunidade que Deus nos concede hoje. Assim, desaconselhável será procurar por quem possa nos informar sobre o amanhã. Primeiro, pela inutilidade dessas possíveis informações, segundo, pelo risco que se corre de ser enganado por criaturas desprovidas de honestidade, ou mesmo por ignorância.

E temos tanto o que fazer no presente, em busca do atendimento aos nossos deveres e compromissos da reencarnação em curso, que, se realmente aproveitarmos o manancial de recursos que a Providência Divina disponibiliza em nosso favor, não restará tempo para divagações ou procura por aquilo que se realizará em outros tempos.

Sabemos, com plena clareza, mediante as abundantes informações que nos são passadas pelos Espíritos benfeitores, que colhemos hoje os frutos das sementes que plantamos ontem, e isso nos leva a concluir com certeza que ceifaremos amanhã de acordo com a semeadura de hoje. Assim, vivendo no bem e cultivando sempre o bem, não teremos qualquer dúvida de que o futuro será bom.

Melhor, então, e bem mais racional que cuidemos devidamente do presente, dando atenções e declinando responsabilidades com os nossos deveres de agora, que não são poucos.

Se conhecêssemos o futuro, por certo negligenciaríamos o presente, e, com prejuízos incalculáveis, não teríamos a mesma liberdade e iniciativa de agora, pois que seríamos dominados pelo sentimento do que iria ou não acontecer.

Nada sabendo sobre os dias do futuro, seguimos a nossa vida no presente dentro da normalidade, empreendendo esforços e laborando firmemente em busca do nosso crescimento espiritual.

Melhor será, então, que utilizemos o nosso tempo e o nosso desejo de saber o que nos está reservado, para o tempo que ainda não chegou, em atividades e realizações no momento, executando o programa de trabalho e aprimoramento que traçamos.

Estudemos mais, trabalhemos mais, sirvamos mais, amemos mais...
Ao nosso redor pululam oportunidades para ajudarmos a construir um mundo melhor, partindo da melhoria de nós mesmos.

E, se não é conveniente que tenhamos o nosso futuro revelado, será conveniente que nos ocupemos no presente com total interesse e dedicação ao próximo, e dessa forma contribuir decididamente para que o futuro de todos seja, no momento certo, uma realização plena de serenidade e paz.

A vida de hoje tem sua base no passado. E, da forma que conduzirmos a nossa existência agora, estaremos projetando o futuro. Vivamos, então, de tal maneira dentro dos preceitos evangélicos que, mesmo sem ter o nosso futuro revelado, saibamos, pela lei de causa e efeito, ação e reação, que ele será repleto de alegrias e infindáveis realizações.
Reflitamos...

Fonte:  o texto em inteiro teor - O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita

 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário