domingo, 14 de outubro de 2012

MÍLTON E O CONCORRENTE



Mílton ainda não abriu a sua loja, mas o concorrente já abriu a dele; e já está anunciando, já está vendendo, já está liquidando a preços abaixo do custo. Mílton ainda está na cama, ao lado da amante, dessa mulher ilegítima, que nem bonita é, nem simpática; o concorrente já está de pé, alerta, atrás do balcão. A esposa _ fiel companheira de tantos anos_ está a seu lado, alerta também. Mílton ainda não fez o desjejum (desjejum? Um cigarro, um copo de vinho, isso é desjejum?) _ o concorrente já tomou suco de laranja, já comeu ovo, torrada, queijo, já sorveu uma grande xícara de café com leite. Já está nutrido.

Mílton ainda está nu, o concorrente já se apresenta elegantemente vestido. Mílton mal abriu os olhos, o concorrente já leu os jornais da manhã, já está a par das cotações da bolsa e das tendências do mercado. Mílton ainda não disse uma palavra, o concorrente já falou com clientes, com figurões da política, com o fiscal amigo, com os fornecedores. Míltom ainda está no subúrbio; o concorrente, vencendo todos os problemas do trânsito, já chegou ao centro da cidade, já está solidamente instalado no seu prédio próprio. Mílton ainda não sabe se o dia é chuvoso, ou de sol, o concorrente já está seguramente informado de que vão subir os preços dos artigos de couro. Mílton ainda não viu os filhos ( sem falar da esposa, de quem está separado);o concorrente já criou as filhas, já as formou em direito e química, já as casou, já tem netos.
Mílton ainda não começou a viver.

O concorrente já está sentindo uma dor no peito, já está caindo sobre o balcão, já estar estertorando, os olhos arregalados_ já está morrendo em fim.
 (Retirado de Moacyr Scliar, Contos reunidos - Ministério da Educação FNDE PNBEM-2008 )

3 comentários:

  1. Camarada aqui em Rosário, temos muitos "Miltons", ou seja, esperando as coisas acontecerem sem realmente partir pra luta. Este adjetivo não lhe cabe, pois, você é um excelente concorrente.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amigo Euvaldo obrigado pela participação, interressante! "As coisas acontecerem" e as vezes torcendo para as coisas não acontecerem, principalmento quando a iniciativa não vem de seus amigos, pessoas queridas. Abraços. Reinaldo Lima

    ResponderExcluir
  3. Euvaldo estou concordando com você. Estou afirmando que os "Míltons" de braços cruzados torcem para as coisas não acontecerem!!!

    ResponderExcluir