quinta-feira, 11 de outubro de 2012

TRÊS PESSOAS SOFREM COM TRANSTORNOS MENTAIS POR FALTA DE MEDICAMENTO, DUAS ESTÃO EM CRISE

Três pessoas de uma só familía moradoras de Santa Quitéria, uma extensão urbana de Bacabeira,  estão sem medicamento e, por tais razões Luzanira Vieira dos Santos está perambulando pelas ruas de Rosário, em crise. Ontem Reinaldo Lima proprietário  deste Blog e funcionário público estadual lotado na Unidade Regional de Saúde de Rosário e Agente Social Voluntário, acompanhado de um Funcionário da FUNASA, fomos até a residência das deficientes mentais e constatamos inlócum os fatos ora narrados. Encontramos no Povoado Zé Pedro Maria do Rosário estava em casa de um morador do mencionado Povoado. ver foto:
Maria josé Vieira dos Santos é deficiente mental, está sem tomar medicamento ainda não entrou em crise está a direta da Senhora Adalgisa a mãe das três Senhoras com passagem por psiquiátra. Hoje pela manhão uma moradora e idonea do Zé Pedro informou de as duas Maria do Rosário e Luzanira em noites passadas já haviam corrido pelas ruas do Povoado despidas estão sem assistencia familiar e institucional. A família de incapazes é constituída por 9 pessoas descritas no relatório a seguir foi encaminhado para  a Unidade Regional de Saúde de Rosário no dia 6 de junho de 2012. Ver a seguir: 


SANTA QUITÉRIA  -  BACABEIRA   MARANHÃO
RELATÓRIO  DE VISITA   NA RESIDÊNCIA  DA FAMÍLIA  COM VÁRIOS  MEMBROS DOENTES MENTAIS, REALIZADA EM 04/07/2012

1.       Adalgisa Vieira dos Santos é a mãe da família, nascida em 12 de maio de 1938,
2.       Maria José Vieira dos Santos, nascida em 20 de janeiro de 1976, está em crise.
3.       José dos reis Santos Sousa, nascido em 20 de janeiro de 1977 CI Nº 13807772000-5,
4.       Maria do Rosário Vieira dos Santos, nascida em 17 de 07 de 1989- doente mental e está fora de casa essa sofre violência do seu companheiro,
5.       Luzanira Vieira dos Santos, nascida em 11 de janeiro de 1981, é doente mental está tomando os medicamentos.
6.       Antonio Carlos Vieira dos Santos, nascido em 12 de setembro de 1995,
7.       Joaquim Vieira dos Santos, nascido em 10 de setembro de 1996,
8.       Bruno vieira dos santos, nascido em 02 de abril de 2005,
9.       Maria da Conceição Vieira dos Santos,  não soube informar a data do seu nascimento disse ter 13 anos de idade
No momento da visita, não foi possível ser realizado um levantamento  bem detalhado em razão de varias pessoas presentes  em uma  dependência apertada em que falavam em um só momento-  membros da Equipe saúde da família tentando explicar o inexplicável diante a olhares reprovativos e, questionados.
No meio a sugestões a Secretária de Saúde Espírito Santo Maria Santos Torres, Tatá, disse  que vai dar assistência e  observar a conduta da família por  um mês e, não  havendo a contribuição da família no acompanhamento aos seus pacientes tomará outras providências  de encaminhar para promotoria se posicionar.
Nessa oportunidade, a Enfermeira da Equipe  Saúde da Família  disse já ter providenciado as consultas em São Luís para a partir Dalí ver o que era possível fazer. 
Por determinação  do Senhor Cezar Araujo, Gestor Regional de Saúde de Rosário  ali presente, redigi este simplificado Relatório.
 Diante o exposto e,na Condição  de denunciante e membro da Equipe da Unidade Regional de Saúde de Rosário:
Ø  Sugiro seja solicitado,  A Superintendência de Ações Básicas de Saúde Mental,  profissionais pluricurricular para avaliação dos demais membros da família.
Ø  Seja solicitado, profissionais membros da Secretaria de Desenvolvimento Social, com o  objetivo de incluir a mencionada família no programa de combate a pobreza do Governo federal.
Rosário – MA, 06 de julho de 2012.

Reinaldo Cantanhêde Lima



Nenhum comentário:

Postar um comentário